• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 13 de Novembro de 2018
Pesquisar...
Sex.
 20° / 10°
Períodos nublados com chuva fraca
Qui.
 21° / 11°
Períodos nublados
Qua.
 21° / 10°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  20° / 9°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Distrital de futebol: Torres Novas bate SL Cartaxo (2-0)

Sociedade  »  2018-03-04 

Campeonato Distrital da 1ª Divisão da AFS
Torres Novas, estádio dr. António Alves Vieira, 4 de Março 2018

CDTN: Rui Galrinho; Dani, Paz Miguel, Iuri, Tiago Vieira (Zé Brites), Ivan, Dias, Joel (M. Carvalho), Ricardo Major (Rafa), Micael (Soma) e Sudesh. Treinador: Nando Costa.
SL CARTAXO: Baldé; Tiago Almeida, Bruno (Sandro), Clésio, Nuno Afonso (Nelson Horta), Rui Marchão, Luís Filipe, Gonçalo (Cheno), Marquinho, Igor (Midana), Ulisses. Treinador: Abel Ferreira.
Arbitragem de André Gralha, Pedro Sousa e Carolina Vieira.

A chuva, que caiu durante o início da tarde, deu tréguas para um jogo que se esperava positivo e interessante, já que ambas as equipas, sem horizontes de maior no que resta desta época, podiam explanar o seu futebol. Apesar, registe-se, de uma assistência mais que reduzida, factor nem sempre motivante para os próprios atletas.

O jogo começou entretido, com ambas as equipas a tentarem trocar bem a bola e, logo aos 13 minutos, na sequência de um livre de Ivan na meia esquerda, o esférico sobrou para Sudesh, que atirou fraco mas perto do poste. Mas antes já os cartaxenses tinha chegado com muito perigo à pequena área amarela.

Os visitantes continuaram a trocar bem a bola, e o Torres Novas parecia um pouco mais esclarecido que nos jogos anteriores a sair do seu meio campo, mas o domínio claro dos forasteiros, na posse de bola, foi-se acentuando cada vez mais.

Aos 28 Igor cabeceou à vontade, mas mal, a livre vindo da sua esquerda, e o ataque amarelo, com Major sempre muito cercado, dependia das correrias de Micael, descaindo ora para a esquerda ora para a direita à procura de diagonais de ruptura, algumas delas de bonito desenho com autoria de Ivan.
À passagem da meia hora, começou a história do resultado: depois de falta sobre Dani, no lado direito, Tiago Vieira bateu um livre quase junto à bandeirola, o remate saiu mal mas tenso, entre o guarda-redes e a linha de defesas, raspou num atleta cartaxeiro e entrou junto ao poste contrário. Era o 1-0 para os amarelos. Depois do golo, o CDTN empertigou-se mais um pouco, quebrando a supremacia dos forasteiros, um pouco afectados pelo golo sofrido.

Ainda houve tempo, perto dos 43 minutos, para uma situação de perigo na área cartaxeira: numa insistência, Ivan desfere um belo remate com selo de golo, à entrada da área, mas Baldé chegou lá com a luva e com a classe que demonstrou durante a partida.

Na segunda parte o SL Cartaxo voltou de novo mais assertivo e logo aos 6 minutos Clésio, na cobrança de um livre a 40m, rematou forte para defesa difícil de Galrinho. Regressou o padrão de jogo da primeira parte, com mais domínio de posse de bola dos homens da “capital do vinho”, mas sem consequências de maior: em toda a primeira meia hora, apenas por duas vezes a bola rondou com mais perigo a baliza da Galrinho, que esteve sempre seguro, enquanto os amarelos pareciam agora mais perdidos no sector atacante.

Cerca dos 36 minutos de jogo, o placard voltou a funcionar e de novo para os da casa: lançamento de ruptura à saía do meio campo torrejano, Rafa foi rasteirado já dentro da área na saída de Baldé e André Gralha apontou para a marca do castigo máximo. Ivan bateu rasteiro e um pouco fraco, mas bem chegado ao poste direito de Baldé, que não teve hipóteses. Estava feito o 2-0 e parecia escrita a história do jogo. Ao fechar o pano, registe-se ainda um remate à barra de Rafa, numa das últimas descidas do Torres Novas ao último reduto cartaxense.

A vitória torrejana afigura-se justa, já que o SL Cartaxo não foi capaz de concretizar em qualquer golo os períodos do jogo em que foi superior, enquanto os torrejanos foram mais uma vez esforçados, tapando com brio e vontade as insuficiências da equipa.

Num jogo marcado por um facto curioso (não há memória, em Torres Novas, de um desafio oficial aberto ao público sem bilheteira), André Gralha realizou uma arbitragem sem qualquer reparo, num desempenho de qualidade superior, e foi bem acolitado por Carolina Vieira e Pedro Sousa.

JCL com fotografias de Hélder Duque

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Alcanena: cachola e morcela para alegrar o Outono »  2018-11-13 

O Município de Alcanena promove, entre 22 e 25 de Novembro, a sétima edição do Festival Gastronómico da Cachola e da Morcela, que decorrerá nos 11 restantes do concelho “que participam neste desafio de recuperar e divulgar alguns dos sabores mais peculiares desta região, associados à cozinha tradicional e popular das gentes das serras, de Aire e Candeeiros, e do bairro, terras prenúncio do Tejo”, diz a autarquia em nota de imprensa.
(ler mais...)


Morreu Adelino Bairrão Pinho »  2018-11-13 

Adelino Bairrão Pinho, residente na Zibreira mas pessoa muito conhecida e prestigiada na comunidade torrejana, faleceu ontem com 81 anos após um período de doença.

Foi colaborador de várias colectividades e grande entusiasta e animador das actividades da Associação de Dadores de Sangue do Hospital de Torres Novas.
(ler mais...)


Vêm aí as couves com feijões de Torres Novas »  2018-11-12 

Toda a gente pensa que é uma especialidade regional fácil de fazer, mas confeccionar couves com feijões bem feitas não é para todos e trata-se de um verdadeiro desafio, mesmo para os restaurantes que aderiram a este festival gastronómico.
(ler mais...)


Bloco pisca o olho ao PS e abstem-se no orçamento para Torres Novas »  2018-11-11 

 

É a primeira vez que acontece: o Bloco de Esquerda vai abster-se no orçamento da maioria de Torres Novas, num claro sinal político de aproximação política ao PS. O aumento dos subsídios às bandas e a compra de edifícios no centro para reabilitar, duas das bandeiras eleitorais do BE aceites agora pelo PS, são algumas das razões que levam os bloquistas a esta posição de esperar para ver num namoro improvável.
(ler mais...)


Chamusca representada na Carta Gastronómica do Ribatejo »  2018-11-09 

A Carta Gastronómica do Ribatejo foi apresentada no dia 1 de novembro, pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo, e inclui diversas receitas tradicionais da Chamusca, disponibilidades por utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia, Universidade Sénior da União de Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande e da Casulme – Centro de Apoio Social de Ulme.
(ler mais...)


Barquinha: à mesa com azeite 2018 »  2018-11-09 

 

 Com número recorde de participantes - 11 restaurantes, a mostra gastronómica “À mesa com azeite” está de volta ao concelho de Vila Nova da Barquinha, entre 10 de novembro e 9 de dezembro de 2018.
(ler mais...)


Alcanena: ampliado cemitério do Espinheiro »  2018-11-09 

Teve lugar, no dia 1 de Novembro, a inauguração da ampliação do cemitério de Espinheiro, em cerimónia que se iniciou com uma missa solene, na Igreja Paroquial de Espinheiro, pelo padre Ricardo Gonçalves, seguida de procissão, até ao cemitério, onde o pároco procedeu à bênção do novo espaço.
(ler mais...)


Torres Novas também é “familiarmente responsável” »  2018-11-08 

Abrantes, Águeda, Alcoutim, Alenquer, Almodôvar, Amadora, Angra do Heroísmo, Boticas, Braga, Cantanhede, Cascais, Castro Marim, Coimbra, Coruche, Estarreja, Funchal, Fundão, Góis, Gouveia, Guarda, Ílhavo, Lousã, Loures, Mação, Madalena, Mealhada, Mértola, Miranda do Corvo, Montijo, Odivelas, Oeiras, Oliveira do Hospital, Ovar, Penafiel, Pinhel , Pombal, Ponta Delgada, Póvoa de Lanhoso, Praia da Vitória, Santarém, Sardoal, Seia, Sever do Vouga, Sintra, Soure, Tábua, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Vieira do Minho, Vila de Rei, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Foz Côa, Vila Real, Vila Real de Santo António, Viseu, Amares, Arganil, Arruda dos Vinhos, Cabeceiras de Basto, Figueira da Foz, Leiria, Lisboa, Loulé, Lousada , Oliveira de Azeméis, Palmela, Póvoa de Varzim e Santo Tirso foram os municípios galardoados por preencherem os requisitos que dão direito a este prémio simbólico.
(ler mais...)


Município da Chamusca entrega 100 t-shirts técnicas à União Desportiva local »  2018-11-08 

No âmbito dos apoios previstos pelo regulamento municipal de apoio ao associativismo no Município da Chamusca (RACH), a Câmara Municipal aprovou um apoio à União Desportiva da Chamusca através da oferta de 100 t-shirts técnicas destinadas aos atletas das escolas de futebol do clube, que integram crianças dos 4 aos 12 anos.
(ler mais...)


Morreu Hugo Santos »  2018-11-06 

Hugo Santos, antigo professor e escritor, hospitalizado há meses, morreu na madrugada de hoje, 6 de Novembro.

O autor, recorde-se, era natural de Campo Maior, e foi dessa vila do norte-alentejano que veio uma pequena comitiva que integrou o presidente da câmara local e familiares do escritor, entre eles a sua filha mais velha para estarem presentes na homenagem que lhe foi promovida no dia 22 de Setembro, no auditório municipal, em Torres Novas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-11-06  Morreu Hugo Santos
»  2018-11-04  Futebol: “clássico” do distrito acabou empatado, com Sudesh em grande destaque
»  2018-11-12  Vêm aí as couves com feijões de Torres Novas