• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 18 de Julho de 2018
Pesquisar...
Sáb.
 30° / 16°
Céu limpo
Sex.
 27° / 17°
Períodos nublados
Qui.
 26° / 16°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  26° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Diabetes uma doença em plena expansão - I

Sociedade  »  2017-11-11 

Cerca de 40% das pessoas não sabe que tem diabetes

A diabetes é uma doença em plena expansão e, de acordo com o relatório global da Organização Mundial de saúde divulgado em 7/4/2016, desde 1980, o número de pessoas com diabetes quadruplicou e atingiu os 422 milhões de pessoas em 2014.

As principais implicações relacionadas com a diabetes são a cegueira, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, amputação dos membros inferiores e outras consequências que a longo prazo afetam significativamente a qualidade de vida.

Existem 3 tipos de diabetes, o tipo I, o tipo II e o gestacional. A diabetes tipo I, a causa é ainda desconhecida e, quem vive com essa doença, precisa de administrar insulina diariamente para sobreviver. A diabetes tipo II atinge uma parte considerável da população mundial e está diretamente associada aos excessos e desequilíbrios alimentares, excesso de peso e inatividade física. O mesmo relatório divulga que 1,5 milhões de pessoas morrem por ano com diabetes.

Em Portugal e de acordo com a publicação “Factos e números da Diabetes do Observatório Nacional 2014, de 3 Novembro 2015, o número de diabéticos já superou 1 milhão de pessoas, a que se devem juntar ainda cerca de 2 milhões de pré-diabéticos. Acrescenta a mesma publicação que cerca de 40% das pessoas não sabe que tem diabetes, o que provoca uma expansão silenciosa da doença e consequentes complicações.

Distinção entre diabetes tipo I
e diabetes tipo II
A diabetes tipo I é insulina-dependente, porque o pâncreas não produz insulina suficiente. Este problema ocorre relativamente cedo na vida e não está necessariamente ligado a maus hábitos alimentares. Este tipo de diabetes também é chamado de “diabetes infantil” e afeta cerca de 10% dos diabéticos.

A diabetes tipo II é a forma mais comum e afeta cerca de 90% dos diabéticos. Este tipo de diabetes surge geralmente após os 40 anos de idade e não é por falta de insulina, mas pela incapacidade das células utilizarem a insulina, ou seja, resistência à insulina. A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas e funciona como uma chave para abrir a porta da célula, para permitir a entrada do açúcar (glicose). Aumentando os níveis de açúcar no sangue, o pâncreas produz mais insulina para controlar os níveis de glicose.

Com o decorrer dos anos, uma alimentação inadequada e acrescida de maus hábitos de vida, o organismo produzirá cada vez mais insulina e as células tornar-se-ão resistentes à sua ação. Este aumento quantitativo de insulina não é desejável nem seguro para o organismo.

Efeitos nocivos
dos níveis elevados de insulina
- Inflamação das artérias que pode desencadear problemas cardiovasculares
- Pressão arterial elevada
- Altos níveis de triglicéridos
- Baixos níveis de bom colesterol (HDL)
- Altos níveis de mau colesterol (LDL)
- Tendência para a formação de coágulos sanguíneos
- Ganho de peso descontrolado, especialmente
concentrado em torno da cintura
- Complicações oculares ou visuais
- Complicações neurológicas
- Difícil cicatrização de feridas
- Maior probabilidade de infeções
- Fadiga e depressão.
Adotar um estilo de vida saudável e ser vigilante, é o melhor caminho para a vitalidade perene.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Concelho tem mais uma "centenária": Amália Moita, de Alcorochel »  2018-07-17 

Desde hoje, dia 18 de Julho, Torres Novas tem mais uma mulher a atingir a idade de 100 anos: trata-se de Amália Moita, natural de Alcorochel, aldeia onde sempre viveu, apesar de nas últimas décadas passar temporadas também em Torres Novas, em casa de uma das filhas.
(ler mais...)


Escola Maria Lamas: concurso público para primeira fase da obra já divulgado »  2018-07-16 

O anúncio do concurso público da primeira etapa das obras de recuperação da escola secundária Maria Lamas, em Torres Novas, foi publicado em Diário da República do dia 12 de Julho.

O projecto prevê uma intervenção nos balneários e da zona de cozinha e refeitório, no piso 0 do edifício do ginásio, bem como a adaptação dos edifícios às normas legais, nomeadamente nos mecanismos de protecção contra incêndios, bem como as componentes térmica, redes eléctrica, de gás e de água e saneamento.
(ler mais...)


Ribeira da Boa de Água: o perfume especial para as noites de verão »  2018-07-14 

Tudo com dantes na Ribeira da Boa Água, afluente do rio Almonda: a poluição que suscitou, durante todo ano de 2017, muitas lutas e milhares de discursos oficiais, voltou em força, impune, ofensiva, sem vergonha.
(ler mais...)


Riachos: GNR apanhou sete a “gamar” gasóleo »  2018-07-07 

Sete pessoas, uma das quais uma jovem de 15 anos, foram surpreendidas por militares da GNR depois de terem enchido nove jerricans com 180 litros de gasóleo, no parque de estacionamento de uma empresa de transportes, localizada na Zona Industrial de Riachos.
(ler mais...)


Morreu Valerie Picton Santos »  2018-07-06 

Morreu Valerie Picton Santos, proprietária do Centro de Línguas Britannia House de Torres Novas, conhecido estabelecimento de ensino da cidade. Valerie Picton, que tinha 72 anos, começou a trabalhar no ensino há décadas, ainda no antigo Centro de Línguas de Torres Novas, acabando por fundar, mais tarde, a sua própria escola.
(ler mais...)


A23: valor das portagens pode baixar mas apenas para camiões e veículos de mercadorias »  2018-07-03 

O valor das portagens na A23 pode vir a ser reduzido mas apenas para veículos pesados e de mercadorias, anunciou recentemente João Paulo Catarino, Presidente da Unidade de Missão de Valorização do Interior, um dos intervenientes do debate sobre "Os desafios da interioridade", que decorreu em Abrantes durante uma feira empresarial.
(ler mais...)


Triatlo: Ricardo Batista, “bronze” na Holanda »  2018-07-02 

Ricardo Batista conquistou a medalha de bronze na TAÇA DA EUROPA DE TRIATLO realizada na cidade de Holten, na Holanda, no sábado, 30 de Junho, ao serviço da selecção nacional de Triatlo em juniores. “Mais um resultado brilhante para o TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS, e também para o triatlo português”, regista o clube em nota de imprensa.
(ler mais...)


Fausto: o génio vem sábado ao Virgínia »  2018-06-26 

Fausto Bordalo Dias, um dos mais geniais músicos e compositores da música portuguesa das últimas décadas, vem ao Teatro Virgínia no dia 30 de Junho, sábado, para apresentar “Trilogia”, uma espécie de síntese dos três grandes discos que o cantautor produziu sob a temática das viagens marítimas portuguesas e da expansão.
(ler mais...)


Saída de campo do “Projeto Rios” da ADPTN constata: Rio Almonda mantém níveis de poluição, apesar das chuvadas de Maio »  2018-06-25 

“Foi com alguma surpresa que o grupo da Associação de Defesa do Património do Projeto Rios se confrontou com os resultados da saída de campo realizada no passado sábado, dia 16 de Junho”, começa por avançar uma nota da associação.
(ler mais...)


Riachos: As Aventuras de Tartan »  2018-06-23 

O que a princípio pareceu um roubo, afinal, não passou de um mal-entendido. No primeiro fim-de-semana de Junho, as pistas de tartan que estavam instaladas junto ao pavilhão gimnodesportivo, em Riachos, foram carregadas para Torres Novas por pessoas alegadamente ligadas à União Desportiva e Recreativa da Zona Alta.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-07-17  Concelho tem mais uma "centenária": Amália Moita, de Alcorochel
»  2018-07-14  Ribeira da Boa de Água: o perfume especial para as noites de verão
»  2018-07-16  Escola Maria Lamas: concurso público para primeira fase da obra já divulgado