• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sábado, 25 de Novembro de 2017
Pesquisar...
Seg.
 17° / 11°
Céu muito nublado com chuva fraca
Dom.
 18° / 10°
Céu nublado
Sáb.
 18° / 12°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  20° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Diabetes uma doença em plena expansão - I

Sociedade  »  2017-11-11 

Cerca de 40% das pessoas não sabe que tem diabetes

A diabetes é uma doença em plena expansão e, de acordo com o relatório global da Organização Mundial de saúde divulgado em 7/4/2016, desde 1980, o número de pessoas com diabetes quadruplicou e atingiu os 422 milhões de pessoas em 2014.

As principais implicações relacionadas com a diabetes são a cegueira, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, amputação dos membros inferiores e outras consequências que a longo prazo afetam significativamente a qualidade de vida.

Existem 3 tipos de diabetes, o tipo I, o tipo II e o gestacional. A diabetes tipo I, a causa é ainda desconhecida e, quem vive com essa doença, precisa de administrar insulina diariamente para sobreviver. A diabetes tipo II atinge uma parte considerável da população mundial e está diretamente associada aos excessos e desequilíbrios alimentares, excesso de peso e inatividade física. O mesmo relatório divulga que 1,5 milhões de pessoas morrem por ano com diabetes.

Em Portugal e de acordo com a publicação “Factos e números da Diabetes do Observatório Nacional 2014, de 3 Novembro 2015, o número de diabéticos já superou 1 milhão de pessoas, a que se devem juntar ainda cerca de 2 milhões de pré-diabéticos. Acrescenta a mesma publicação que cerca de 40% das pessoas não sabe que tem diabetes, o que provoca uma expansão silenciosa da doença e consequentes complicações.

Distinção entre diabetes tipo I
e diabetes tipo II
A diabetes tipo I é insulina-dependente, porque o pâncreas não produz insulina suficiente. Este problema ocorre relativamente cedo na vida e não está necessariamente ligado a maus hábitos alimentares. Este tipo de diabetes também é chamado de “diabetes infantil” e afeta cerca de 10% dos diabéticos.

A diabetes tipo II é a forma mais comum e afeta cerca de 90% dos diabéticos. Este tipo de diabetes surge geralmente após os 40 anos de idade e não é por falta de insulina, mas pela incapacidade das células utilizarem a insulina, ou seja, resistência à insulina. A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas e funciona como uma chave para abrir a porta da célula, para permitir a entrada do açúcar (glicose). Aumentando os níveis de açúcar no sangue, o pâncreas produz mais insulina para controlar os níveis de glicose.

Com o decorrer dos anos, uma alimentação inadequada e acrescida de maus hábitos de vida, o organismo produzirá cada vez mais insulina e as células tornar-se-ão resistentes à sua ação. Este aumento quantitativo de insulina não é desejável nem seguro para o organismo.

Efeitos nocivos
dos níveis elevados de insulina
- Inflamação das artérias que pode desencadear problemas cardiovasculares
- Pressão arterial elevada
- Altos níveis de triglicéridos
- Baixos níveis de bom colesterol (HDL)
- Altos níveis de mau colesterol (LDL)
- Tendência para a formação de coágulos sanguíneos
- Ganho de peso descontrolado, especialmente
concentrado em torno da cintura
- Complicações oculares ou visuais
- Complicações neurológicas
- Difícil cicatrização de feridas
- Maior probabilidade de infeções
- Fadiga e depressão.
Adotar um estilo de vida saudável e ser vigilante, é o melhor caminho para a vitalidade perene.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Médio Tejo: comunidade intermunicipal pede equidade de tratamento nos territórios afectados pelos incêndios »  2017-11-23 

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) pede “equidade de tratamento entre os vários territórios assolados pelos grandes incêndios” que ocorreram este ano, aprovando para isso uma moção com diversos pontos.
(ler mais...)


Nersant organiza workshop sobre inovação e sustentabilidade »  2017-11-23 

A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) vai realizar nos dias 29 e 30 de Novembro um fórum de inovação e empreendedorismo do Ribatejo, no Convento de São Francisco e Startup Santarém.
(ler mais...)


Centro Hospitalar trem nova viatura de emergência médica »  2017-11-23 

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) foi um das 22 unidades do país que recebeu uma nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), viaturas que foram entregues pelo secretário de Estado da Saúde numa cerimónia que decorreu no dia 22 de Novembro, no hospital Professor Doutor Fernando Fonseca.
(ler mais...)


Entroncamento: concerto de jazz no aniversário do concelho »  2017-11-21 

Inserido nas comemorações dos 72 anos da fundação do concelho do Entroncamento, realiza-se na próxima sexta-feira, 24 de Novembro, um concerto da banda norte-americana “South River Jazz Band”,, às 21h30, no edifício do mercado diário municipal.
(ler mais...)


Alcanena: presidente da câmara pede mais responsabilidade aos empresários dos curtumes »  2017-11-21 

Na assembleia-geral extraordinária da AUSTRA - Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena, que teve lugar na semana passada (16 de Novembro) e que foi pedida pela presidente da câmara municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira (PS) apelou a uma maior “co-responsabilização social e ambiental” aos empresários do sector dos curtumes, alegando que a responsabilidade ambiental “não pode estar dissociada da dimensão económica”.
(ler mais...)


Torres Novas: BE assinala Dia Internacional pela eliminação da violência contra as mulheres »  2017-11-21 

O Bloco de Esquerda (BE) de Torres Novas assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, com a sessão “Crime Dizem Elas” que terá lugar a 25 de Novembro, pelas 16 horas, no bar Estúdio Alfa, em Torres Novas.
(ler mais...)


Torres Novas: direitos das crianças assinalados nas escolas »  2017-11-21 

O município de Torres Novas associou-se à UNICEF e assinalou ontem, 20 de Novembro, o Dia Mundial dos Direitos da Criança com acções de sensibilização junto de alunos do 4.º ano da rede pública.
(ler mais...)


Torres Novas: Associação de Defesa do Património alerta para níveis de “toxicidade relevantes” no rio Almonda »  2017-11-21 

“Um rio com menos água e níveis de poluição preocupantes”. É desta forma que a Associação de Defesa do Património de Torres Novas (ADPTN) classifica o troço urbano do rio Almonda, após uma segunda saída de campo efectuada no passado sábado, dia 18 de Novembro, no âmbito do “Projecto Rios”.
(ler mais...)


Primeiro-ministro de Cabo Verde visitou “Lusitana” em Riachos »  2017-11-19 

Depois de ter chegado a Torres Novas, na quinta-feira, o primeiro-ministro de cabo Verde, Ulisses Correia, foi recebido na Turrisconta, empresa de contabilidade do antigo presidente da câmara, António Rodrigues, de quem partiu o convite para a visita, aliás como tinha sucedido há escassos meses com Xanana Gusmão.
(ler mais...)


Futebol: sorte macaca dos “amarelos” em Amiais (2-0) »  2017-11-19 

CD AMIENSE 2 CD TORRES NOVAS 0
Campos da Azenha, Amiais de Baixo, 18/11/17

CD AMIENSE: Chico; P. Lista, Leo G., Parreira, Costinha, Luís (Fábio), Tico, N. Tiago, Miguel, Ganso e Leo Silva (Arnaldo).
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2017-11-21  Torres Novas: Associação de Defesa do Património alerta para níveis de “toxicidade relevantes” no rio Almonda
»  2017-11-19  Futebol: sorte macaca dos “amarelos” em Amiais (2-0)
»  2017-11-21  Alcanena: presidente da câmara pede mais responsabilidade aos empresários dos curtumes