• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Autárquicas: “Estamos preparados para sermos a nova maioria”, Filipa Rodrigues

Sociedade  »  2017-09-26 

Candidata da CDU à câmara municipal de Torres Novas

A candidatura da CDU vai ser seriamente colocada à prova nestas eleições. Não sei se concorda. É que vinte e cinco anos depois, a CDU apresenta uma (natural) alternativa a Carlos Tomé que neste tempo todo conseguiu ser eleito e representar a coligação na câmara de Torres Novas. Ao encabeçar a lista da CDU, sente o peso dessa responsabilidade?
Concordo, até porque a dinâmica que tem envolvido a nossa candidatura é uma dinâmica de crescimento, que se nota, desde logo, na composição das nossas listas. Quem olhar atentamente para as listas da CDU, percebe que temos mais candidatos que concorrem pela primeira vez, e isso significa que há cada vez mais pessoas que se revêem no projecto autárquico da CDU, que querem participar nele e que querem exercer a sua cidadania ao nosso lado. Neste sentido, não é só a candidatura da CDU que vai ser “seriamente colocada à prova”, mas também, e principalmente, a candidatura de quem tem a maioria na câmara municipal nos últimos 25 anos.

Da nossa parte, estamos muito confiantes e seguros do trabalho que sempre desenvolvemos na câmara municipal, independentemente das pessoas que asseguraram o cargo de vereador/ a. Por isso, partimos para estas eleições com enorme sentido de responsabilidade, mas sem sentir qualquer peso, pois a nossa consciência está muito tranquila e serena quer no que respeita ao nosso projecto autárquico quer no que respeita à equipa de trabalho que apresentamos para governar a câmara municipal.

Neste momento, podemos afirmar, com determinação, que estamos preparados para ser a nova maioria na câmara municipal de torres novas e para assumir todas as responsabilidades que as torrejanas e os torrejanos nos quiserem atribuir. Qual será um bom resultado para a CDU, quer seja ao nível da câmara municipal ou das freguesias? Um bom resultado para a CDU será aquele que vamos conhecer no dia 1 de Outubro à noite. até porque acreditamos que “quem luta, nem sempre ganha, mas quem não luta, perde sempre”.

Ao longo deste mandato a Ana Filipa proferiu por diversas vezes, muitas aliás, a expressão “gestão incompetente da maioria socialista”, referindo-se a diversos assuntos: obra de restauro do antigo hospital, processo do Almonda Parque, entre outros. Como explica que a incompetência continue a ganhar eleições?
Essa expressão foi utilizada em momentos concretos, para definir situações específicas. Quer o Convento do Carmo quer o Almonda Parque foram problemas criados por quem gere a câmara municipal há 25 anos. a “solução” encontrada para cada um deles resultou em prejuízo para o erário público, em vários milhões de euros, sem que as populações tenham sido beneficiadas. Neste sentido, não se pode dizer que a gestão destes dois processos tenha sido competente.

Logo... sei que a expressão é agressiva, mas corresponde à realidade, e estes dois processos são paradigmáticos de um modelo de gestão que está mais que esgotado. Como é “que a incompetência continua a ganhar eleições”? Para responder a essa pergunta posso dar um exemplo concreto. Quando a CDU apresentou uma proposta para a construção de um novo edifício para as oficinas da câmara, denunciando uma situação absolutamente irregular por parte do município no que respeita às condições de trabalho, o Jornal torrejano publicou, de imediato, uma notícia que dizia que essas oficinas já estavam a ser construídas, desvalorizando a nossa proposta. Passados três anos, ainda não foi colocado um tijolo no terreno que o vosso jornal então apontava. Respondi à pergunta?

 Pedia para identificar os cinco principais problemas que procurará resolver se for eleita a próxima presidente de câmara?
1. Terminar, com carácter de urgência, a revisão do Plano Director Municipal (PDM), que é o instrumento legal para gestão do território, e que, no caso do nosso concelho, está com um atraso de 15 anos.

2. Trabalhar para a resolução de carências básicas, como o abastecimento de água, higiene urbana, saneamento e rede viária, sendo esta a prioridade de uma política de desenvolvimento que assume as pessoas como centro das preocupações. Neste sentido, propomos fazer, a título de exemplo, um levantamento dos problemas existentes na rede viária e, consecutivamente, elaborar uma lista de prioridades, a ser divulgada nas Juntas de Freguesia e respectivas populações, com o objectivo de implementar obras de pavimentação que facilitem a mobilidade e permitam o acesso seguro às diferentes áreas do concelho.

3. Incentivar a fixação de unidades produtivas, potenciando as zonas industriais, e dinamizar feiras e eventos que valorizem o tecido económico de base local, constituído maioritariamente por micro e pequenos empresários, como estratégia de combate à desertificação e de criação de emprego qualificado. No âmbito da dinamização do tecido económico gostaríamos ainda de desenvolver acções orientadas para os micro e pequenos produtores, de forma a valorizar e preservar as economias tradicionais do concelho (e.g. frutos secos, azeite, laranjas do Pafarrão), tendo em vista a sua consolidação e integração no mercado, assim como implementar projectos de desenvolvimento na área do turismo de natureza e do turismo cultural, afirmando estas áreas como motores de crescimento económico e de dinamização do comércio e serviços locais.

4. Na área do meio ambiente, pretendemos rever o Plano municipal do ambiente, tendo em vista a implementação imediata do plano de acção e monitorização dele decorrente. cremos que só desta forma se podem resolver problemas estruturais de poluição que ainda subsistem no concelho, entre os quais se encontra a ribeira da Boa Água.

5. Actuar para uma efectiva recuperação dos centros históricos de torres novas e lapas, estimulando a recuperação e ocupação de edifícios, revitalizando o comércio local, reorganizando o trânsito, criando bolsas de estacionamento e removendo barreiras arquitectónicas.

Pessoalmente, quais são as suas motivações para embarcar neste desafio, neste combate eleitoral? 
Em primeiro lugar, a percepção de que o concelho de torres novas cresceu de forma assimétrica, com a canalização de fundos para a execução de obras megalómanas na cidade (Palácio dos desportos e Piscinas municipais), quando nas aldeias ainda há carências básicas por resolver, designadamente ao nível da rede viária, do saneamento básico e abastecimento de água.

Neste plano, refira-se ainda que a própria cidade cresceu também de forma desigual e desordenada, verificando-se que entre grandes avenidas ladeadas de palmeiras está um centro Histórico com cerca de 50% dos prédios degradados, o que o torna já num caso de saúde pública. Em segundo lugar, a noção de que o concelho de torres novas tem um enorme potencial, decorrente quer da sua posição geoestratégica, quer da sua riqueza natural e patrimonial, que está completamente subaproveitado (por vezes, desconfio que quem tem gerido a câmara municipal nem se apercebe desse mesmo potencial!). Em terceiro lugar, o facto de estar muito bem acompanhada neste desafio.

A lista da CDU à câmara municipal de torres novas é uma lista de pessoas com provas dadas em diversas áreas de actividade, sendo a sua determinação o “selo de garantia” de uma gestão rigorosa que respeita, sobretudo, o interesse público.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril