• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 23 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Qua.
 24° / 10°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

GENTE DE CÁ E DE LÁ (11)

Sociedade  »  2014-04-04 

”Sinto falta de tudo, menos da maneira como o país está a ser manipulado pela União Europeia”

Sara Brites, 25 anos, hotelaria

Sara Brites tem 25 anos e é natural de Torres Novas. Licenciada em restauração e catering pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Lisboa, cedo percebeu que a emigração era o seu caminho. Entre 2010 e 2011 trabalhou num hotel em Fátima, mas a vontade de desenvolvimento pessoal e de continuar os estudos levaram-na por essa Europa. Na Suiça, fez um MBA em International Hospitality Management, na Universidade Centre Switzerland, que concluíu em 2013.

Há dois meses vive em Londres, mas passou já por Luzerna (Suiça), Jersey (Reino Unido) e por Praga (República Checa). Depois de concluir os estudos na Suiça entrou num ”managment programme”, no Landmark Hotel London, onde se encontra actualmente.

Partiu sozinha para qualquer um destes países e, desde cedo, encontrou também muitas diferenças no mercado de trabalho que a recebeu: ”Aqui em Londres, como na Suíça, as condições de trabalho são bastante melhores que em Portugal. No que toca a ordenados, em ambos dá para pagar as despesas, para poupar algum, viajar e para extras supérfluos, o que em Portugal se torna mais complicado. As condições de trabalho dependem muito das empresas onde se trabalha - muitas deles conseguem fugir ao que é obrigatório por lei. Já trabalhei para hotéis muitos maus, onde trabalhava 14 horas sem receber nenhuma compensação e apenas um dia de folga, mas agora encontro-me num bastante bom, onde são pagas horas extras, há um horário de 40 horas semanais e planos de desenvolvimento de carreira”, conta Sara Brites. Mas, a maior diferença que Sara encontra é na forma de encarar a vida: ”A maior diferença é no consumismo e na maneira de viver: ganha-se mais, então compra-se mais, há negócios em maior quantidade e as pessoas vivem melhor. Não podemos culpar os portugueses de não terem dinheiro para gastar, mas se houvesse um pouco mais, talvez a economia começasse a recuperar mais rápido. Posso dizer que, em termos comparativos, entre o que se ganha e o que se paga pelos bens essenciais, estes por cá são bastante mais baratos do que em Portugal”, lamenta.

A língua dos países que conheceu tornaram-se um entrave, pelo menos na Suiça e na República Checa, cujos idiomas que não dominava. Em Londres essa questão não se coloca, já que o inglês é uma língua em que é fluente.

De casa, sente falta de quase tud da família, do tempo, da comida e das pessoas. Mas há uma coisa de que não sente qualquer falta, como contou: ”Sinto falta de tudo, menos da maneira como o país e os governos estão a ser manipulados pelas multinacionais e pela União Europeia”, critica.

Voltar a Portugal está entre os seus sonhos, mas não para já, sem a estabilidade que tem em Londres: ”A qualidade de vida é algo muito difícil de alcançar em Portugal onde me oferecem contratos de seis meses. Não vou voltar para já, não quando no estrangeiro me são oferecidos contratos sem termo”, conclui Sara Brites.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril
»  2024-04-22  25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote