• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 19° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

GENTE DE CÁ E DE LÁ (13)

Sociedade  »  2014-04-16 

”Cabo Verde tem excelentes profissionais e jovens empreendedores”

Soraia Ramos de Deus, jornalista, Cabo Verde

Soraia Ramos de Deus tem 34 anos e é, como diz, torrejana de gema. Licenciou-se em comunicação social na Universidade da Beira Interior e foi das privilegiadas que conseguiu trabalhar em Portugal na sua área de formação, como jornalista numa produtora de televisão. A mesma produtora, a Textimedia, acabou por partir para Cabo Verde: ”A produtora foi convidada para iniciar uma série de programas para a RTP África sobre Cabo Verde durante 5 meses, depois disso voltaríamos ”à base”. E foi assim que um grupo de jornalistas, câmaras e pessoal técnico se mudou para a Cidade da Praia. Mas o projecto correu lindamente e, ao fim de 5 meses, a RTP África convidou-nos a ficar. Alguns acederam ao convite, outros regressaram. O projeto chama-se ”Nha Terra Nha Cretcheu” e continua em emissão até hoje”, contou ao JT.

Soraia vive há quase nove anos na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde. A empresa com a qual partiu é hoje a Agência Caboverdiana de Imagens, que se dedica à produção de programas de televisão, publicidade, vídeos insitucionais e comunicação audiovisual em geral. Soraia Ramos de Deus é a responsável pelos conteúdos editoriais da empresa.

Vive com o marido, com quem partiu para esta aventura (à data ainda namorado), e com o filho que, embora tenha nascido em Portugal, viveu sempre em África: ”Tenho um filho de quatro anos que está a ser criado em Cabo Verde. É tão crioulo como português! Anda num colégio onde fala as duas línguas e vive com toda a liberdade que este país felizmente lhe proporciona. Cabo Verde é um lugar excelente para criar um filho. O clima é óptimo, há imenso convívio entre as crianças, brinca-se mais ao ar livre, não há grandes perigos. Os apelos comerciais são muito menores aqui, o que é excelente. Está totalmente integrado, embora adore estar em Portugal também”.

Em Cabo Verde, Soraia Ramos de Deus encontrou um mercado de trabalho repleto de diferentes ritmos, a que teve que se habituar e, algumas vezes, adaptar a si: ”O ritmo de trabalho foi talvez aquilo que mais me tenha custado na adaptação. É tudo muito mais moroso aqui, sobretudo para quem vem de uma área onde é preciso cumprir prazos e trabalhar sem horários. Aos poucos fui-me adaptando e fui também imprimindo o meu ritmo a quem trabalha comigo. Houve uma ‘aculturação’ mútua. Claro que os vencimentos em Cabo Verde são muito mais baixos: o salário mínimo foi instituído há poucos meses e ronda os 100 euros. As regalias sociais são muito menores para os trabalhadores, a licença de maternidade é de apenas dois meses para a mãe, não há subsídios de férias nem de Natal e o sistema nacional de saúde ainda é muito deficitário. No meu caso não notei muito estas diferenças, uma vez que o meu contrato foi negociado em Portugal. Em todo o caso, Cabo Verde, e apesar de todas estas particularidades, tem excelentes profissionais, pessoas muito inteligentes e jovens empreendedores”, elogiou.

A língua não se apresentou como um grande entrave à sua integraçã ”É certo que o português é a língua oficial, mas a língua de contacto e de comunicação é o crioulo. Não é uma língua difícil, tem muitas semelhanças com o português, pelo que não se tornou um grande entrave”.

Apesar de vir com alguma frequência a Torres Novas, as saudades são muitas: ”Sinto falta da família! A de sangue: os pais, avó, irmã, sobrinhos, etc. E a dos amigos de infância e dos que estudaram comigo... Tenho saudades da minha terra, onde posso ir com alguma frequência ‘carregar as baterias’. E tenho muitas saudades dos meus patins!”, não fosse Soraia, filha de Quina, a afamada patinadora torrejana.

É fácil perceber nestas linhas que Soraia não tem dúvidas que mudar-se para Cabo Verde foi a melhor decisã ”Tenho a clara sensação que saí no momento certo, pouco antes de Portugal começar a tornar-se num país com poucas oportunidades para os jovens. Em Cabo Verde pude iniciar novos projetos, dar azo a outras paixões (como a produção, a organização de eventos, o ativismo cultural) e de explorar outros caminhos que dificilmente teria explorado em Portugal”. Tenciona voltar a Portugal? Sim, um dia, mas para já sem planos ou previsões! 


 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena