• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 17 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 25° / 13°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Sex.
 27° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 28° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 12°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Relatório de contas de 2013 da câmara: maioria fala dos aspectos positivos, oposição enfatiza os negativos

Sociedade  »  2014-04-24 

O executivo municipal de Torres Novas apreciou os documentos de prestação de contas e relatório de gestão do exercício de 2013 e as perspectivas de análise foram, como é hábito, diferentes. Enquanto a maioria socialista procurou evidenciar aspectos positivos, a oposição salientou os negativos: a crescente dependência financeira do município face às verbas do Orçamento do Estado foi um dos factos negativos assinalados pelos vereadores da oposição.

Coube a Pedro Ferreira, presidente da câmara municipal, fazer um enquadramento inicial dos documentos em análise, começando o autarca socialista por fazer uma referência às ”profundas alterações” do paradigma de gestão das autarquias, que já se havia manifestado em 2012 e que se manteve em 2013.

”Passou-se de um período caracterizado por investimentos em equipamentos e infra-estruturas públicas, para um de contenção de despesa pública (…) e de poupança interna”, explicou Pedro Ferreira. ”Os objectivos estratégicos das GOP 2009-2013, quando focalizados no ano 2013, não poderão ser avaliados sem se ter em conta estas condicionantes”. O presidente da câmara explicou, em seguida, que os documentos espelham os sinais de crise económica, que se reflecte na arrecadação de receitas próprias e evidenciou que, mesmo neste cenário, foi possível reduzir o valor da dívida global em cerca de 4 milhões de euros. ”São valores bem expressivos, traduzindo-se numa redução de 14%. A dívida passou de de 34.790 mil euros em 2012 para 29.976 mil euros em 2013”, afiançou.

Henrique Reis, vereador do PSD, aconselhou à maioria socialista ”disciplina e bom senso” nas suas decisões pois, disse, o futuro não é risonho. ”Vai ter de haver muita contenção nos investimentos, pois será muito difícil à câmara fazer o suporte das candidaturas comunitárias”.

Por outro lado, acrescentou, a dependência financeira do município aumentou: ”O município consegue apenas 30 por cento das receitas do seu orçamento. Se o governo fecha a torneira cria-se uma situação muito difícil”, advertiu.

Por fim, Henrique Reis reconheceu o esforço da câmara em ”aproximar-se da realidade” mas apontou para a necessidade de se promover outro tipo de gestão na autarquia, sublinhado ser necessária coragem. ”Se isso não acontecer, a câmara de Torres Novas passará a ser o espelho do país”.

Filipa Rodrigues, vereadora da CDU, também frisou o aumento da dependência financeira do município torrejano e alertou para a necessidade de contenção, já que as receitas não cobrem as despesas.

Helena Pinto, vereadora do BE, começou a sua intervenção justificando o sentido do seu voto negativo. Não pela demonstração dos resultados, que são matéria factual, mas pela nota introdutória do relatório, assinada pelo presidente da câmara. Para Helena Pinto, o texto não refere as principais razões pelas quais a actuação da câmara foi condicionada: além da conjuntura económica do país, invocada por Pedro Ferreira, faltou referir que as opções da câmara foram limitadas pelas políticas locais dos últimos anos, imputando todas as responsabilidades ao PS. ”A gestão socialista tem sido ruinosa e despesista e foi essa a principal razão que conduziu a câmara a este regime apertado”, frisou.

Para a vereadora do bloco, o facto de ter também sido omitido neste relatório o resultado da inspecção da IGF, foi um erro crasso e, sublinhou, a adesão ao PAEL fez com que a câmara fique amarrada a uma série de compromissos até 2027. ”A austeridade está para ficar em Torres Novas”. Pedro Ferreira disse que, em relação a essa matéria, é possível que o prazo da dívida se possa reduzir entre 7 a 10 anos.

Este relatório de contas passou com os votos da maioria socialista, contou com a abstenção do vereador do PSD e com os votos contra da CDU e BE.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-18  Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA