• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 26° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 24° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: CDU pede à câmara que avance com providência cautelar para travar fecho do hospital

Sociedade  »  2014-05-09 

Os dirigentes locais de Torres Novas da CDU apelam à câmara municipal de Torres Novas que avance com uma providência cautelar para travar uma decisão governamental que, no limite, acabará com o hospital da cidade. Para já, o executivo municipal ficou-se por uma moção, apresentada pela maioria socialista, e aprovada por unanimidade. No documento, o município torrejano considera inaceitável que uma decisão desta abrangência seja tomada por portaria, o que inviabilizou qualquer discussão.

Os dirigentes locais de Torres Novas da CDU apelam à câmara municipal de Torres Novas que avance com uma providência cautelar para travar uma portaria publicada no passado dia 10 de Abril, em Diário da República, que vem reclassificar as instituições hospitalares e os serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Esta lei vem classificar os hospitais, centros hospitalares e unidades locais de saúde em quatro grupos, sendo o CHMT integrado no primeiro grupo, tal como o de Santarém ou o de Leiria. Esta reclassificação, alertam os comunistas, vai fazer com que a maioria das especialidades que existem actualmente no Médio Tejo, só passe a ser encontrada nos hospitais de Almada, Évora, Lisboa e Coimbra, pertencentes ao grupo dois.

”Os efeitos desta portaria são arrasadores para o Médio Tejo, mortíferos para Torres Novas. Por ter sido integrado no grupo I, o CHMT perderá 10 das suas valências mais diferenciadas, ficando apenas e só com a pediatria, isto é, totalmente desactivado”, referem.

No conjunto dos três hospitais está em causa a perda da oftalmologia, pneumologia, cardiologia, reumatologia, gastrenterologia, nefrologia, oncologia médica, otorrinolaringologia, obstetrícia e neonatologia.

Perante este cenário, a CDU apela ao município torrejano que providencie a interposição de uma providência cautelar contra a aplicação da referida portaria.

 

Câmara aprova moção contra medidas previstas

Já esta semana, em reunião de câmara, foi aprovada uma moção, por unanimidade, que se insurge contra a portaria. Apresentada pela maioria socialista, a moção considera ilógico que uma decisão de tão de grande importância (que tem que ver com o reordenamento da prestação dos cuidados de saúde no país) seja tomada por uma portaria do governo, um ”mecanismo que dispensa a auscultação pública”.

Pedro Ferreira, presidente da câmara municipal (PS), apresentou a moção na reunião de executivo pública, na passada terça-feira, referindo que ainda que a utilização de critérios simplistas, de base populacional, ”revelam desconhecimento e desrespeito pelos território” e secundaria aspectos importantes para a coesão territorial.

O documento mereceu o apoio de todas as forças políticas. Henrique Reis, vereador do PSD, frisou que, antes de representar um partido (PSD), pensa pela sua cabeça. ”Sou um militante indisciplinado há 39 anos e dois meses”.

Helena Pinto e Filipa Rodrigues, vereadoras do BE e CDU, também votaram favoravelmente a moção. A primeira pediu ampla divulgação da posição do município por considerar que esta é uma luta de toda a gente e Filipa Rodrigues referiu que a CDU não poderia deixar de estar ao lado dos socialistas na defesa do hospital. A moção será enviada aos grupos parlamentares, ministério da Saúde, primeiro-ministro e Presidente da República.


 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos