• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 22° / 9°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  24° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

GENTE DE CÁ E DE LÁ (18)

Sociedade  »  2014-05-23 

”Estava cansada de estar em casa depois de ter investido quatro anos a estudar”

Ana Rosa Ferreira, 25 anos, enfermeira, Reino Unido

Ana Rosa Ferreira é ainda muito jovem, tem apenas 25 anos acabados de fazer, e há já um ano que optou por mudar de país para conseguir trabalhar na área de formação que escolheu: a enfermagem. É natural de Torres Novas e licenciada pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Durante cinco meses, procurou emprego em Portugal, e na ausência de respostas positivas entendeu que a emigração poderia ser uma opção. Está há pouco mais de um ano em Reading, no Reino Unido, a trabalhar num hospital. Com ela, partiram duas colegas de faculdade e cerca de 30 outros enfermeiros portugueses que não encontraram emprego no país que os formou.

As diferenças que encontrou notaram-se logo desde iníci ”Ao chegar, todos tivemos cerca de duas semanas de integração, os chamados ”study days”, onde ficámos a conhecer as políticas do hospital e as diferenças entre procedimentos. Tivemos ainda de fazer avaliações para podermos pôr em prática qualquer procedimento, algo que já tínhamos feito durante o curso. Aqui, o curso de enfermagem dura apenas 3 anos em vez de 4, e quando acabam o curso não têm tantos conhecimentos técnicos como nós. O trabalho em si tem muitas diferenças, principalmente em termos de papelada que temos de preencher. Conseguimos, no entanto, ter outras oportunidades, nomeadamente de crescer no domínio da enfermagem. Reparo, também, que a relação enfermeiro-médico é mais próxima” conta Ana Rosa.

Em termos salariais, a torrejana está igualmente contente: ”O ordenado base são cerca £1400, o que equivale a cerca de 1670 euros. Depois, conforme os turnos que trabalho e os extras, consigo ganhar mais. Os fins-de-semana e feriados são os turnos mais bem pagos e tenho ainda a hipótese de fazer turnos extra para o hospital em qualquer serviço, não necessariamente no meu, conforme a disponibilidade, que são pagos à parte do meu ordenado semanalmente”, continuou.

A multiculturalidade que se vive no hospital, já que grande parte do pessoal é estrangeiro, facilitou a integraçã ”No meu serviço, tenho enfermeiras e médicos de várias nacionalidades e uma vez que eles já passaram pela mesma situação que nós e sabem as dificuldades que temos de ultrapassar, ajudaram imenso na integração”. Uma integração que a língua dificultou: ”A língua é um entrave, sim, principalmente no início. Ainda não estava familiarizada com as pessoas e as rotinas, e era por vezes difícil perceber os vários sotaques encontrados, não tanto em termos dos doentes, mas mais em relação aos colegas e médicos. O pior mesmo era o telefone: quando tocava, tentava sempre fugir para não atender, com medo de não entender. De momento, sinto-me completamente à vontade… e já não fujo do telefone”, brinca Ana Ferreira.

Como qualquer emigrante, Ana sente saudades da comida – especialmente da da mãe, como diz - do sol e do calor. Apesar disso, sabe que emigrar foi a decisão certa: ”Já estava cansada de estar em casa sem fazer nada, depois de ter investido quatro anos da minha vida a estudar. Apesar de estar longe da família, dos amigos e do meu país, estou contente por poder estar a fazer o que gosto. E claro que pretendo a voltar a Portugal. Não sei quando, mas não me imagino a ficar neste país até à velhice”, concluiu.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA