• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 26° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 24° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

GENTE DE CÁ E DE LÁ (21)

Sociedade  »  2014-06-13 

”A condição que pus foi que quando chegasse a hora de começar uma família, criar raízes, voltaria ao meu país!”

Natacha Oliveira, 25 anos, Irlanda

Outra torrejana pelo mundo é Natacha de Oliveira, de 25 anos. Frequentou a Escola Superior de Tecnologia de Mirandela, no curso de Multimédia. Trabalhava quando decidiu emigrar, mas não na sua área de formação, trabalhava então no comércio. Juntamente com o namorado, que também trabalhava mas, à semelhança de Natacha, não na sua área de preferência, optou por partir nessa aventura: ”As empresas para as quais trabalhávamos não nos davam a entender uma progressão de carreira. Viver com dois ordenados mínimos não era o suficiente para aquilo que queríamos fazer. Não quando há rendas, carro e contas para pagar. Não deixava margem de manobra para mais nada. Como alguns dos nossos colegas, o meu namorado decidiu tentar a sorte numa companhia aérea. Depois de ser seleccionado para trabalhar em Dublin, chegou a altura de tomar a decisão! Tínhamos 24 anos, pouca experiência profissional, ninguém dependente … porque não?! Nunca nada me custou tanto como deixar Portugal, mas no fundo acho que o que me levou a emigrar foi a vontade de querer aproveitar mais da vida, conhecer o mundo, outras culturas, experimentar coisas novas… e o facto de saber que posso sempre voltar”, contou.

Natacha vive há cerca de ano e meio em Dublin, na Irlanda. Um mês depois de ter chegado começou a trabalhar numa loja de acessórios e reparação de telemóveis. A progressão na carreira que não vislumbrava em Portugal, encontrou-a naquele país: ”Actualmente posso dizer que faço o que gosto, gerindo a media social desta companhia”.

Na Irlanda encontrou igualmente uma mentalidade diferente daquela que conhecia no seu país: ”A Irlanda é um país que sobrevive do comércio e serviços. Trabalhar no atendimento ao cliente é algo bastante comum para eles e, ao contrário do que nós pensamos em Portugal, trabalhar num supermercado é um trabalho para a vida. No entanto, ir para a Universidade não é algo tão comum para eles como para nós. Isto faz com que a mão-de-obra qualificada seja algo escassa entre os irlandeses e, como tal, muito bem paga. Aqui existe sempre um incentivo de progressão e os contratos de trabalho são quase sempre de filiação à empresa, mas por outro lado o despedimento é muito mais fácil legalmente! O ordenado mínimo aqui ronda três ordenados mínimos em Portugal”, relata Natacha.

Ao contrário de muitos dos nossos outros entrevistados, Natacha não encara a emigração como definitiva: ”Encaro esta estadia como uma etapa, como a que tive em Erasmus. Uma oportunidade de crescer, aprender profissionalmente, desfrutar deste país e claro juntar algum dinheiro. Não saí de Portugal à procura de realização profissional, nunca foi a minha prioridade, mas tive a sorte de a encontrar! E isso faz desta etapa algo muito positivo”. As saudades não ajudam a pensar na emigração como algo para a vida: ”Amo o meu país! Pode ser contraditório dizer isto estando a morar aqui, mas é a verdade. A família e os amigos são o que mais custa, falta aquela sensação de confiança e felicidade que mais ninguém, para além dos nossos, nos pode dar. O sentir-nos em casa, o saber que estamos no lugar certo… E, claro, poder estar perto dos papás! Não há nada que custe mais do que saber que sofrem por nós”, lamenta. Perante isto é fácil perceber qual será a resposta à pergunta ”gostaria de voltar a viver em Portugal?”: ”Sem dúvida, o mais depressa possível. A única condição que pus a mim própria foi que quando chegasse a hora de começar uma família, criar raízes, voltaria ao meu país!”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos