• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 23 de Agosto de 2017
Pesquisar...
Sáb.
 32° / 18°
Céu nublado
Sex.
 33° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 30° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  33° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Está aí mais um Bons Sons, o festival que a aldeia fez

Sociedade  »  2017-08-09 

Festival realiza-se de 11 a 14 de Agosto

Há onze anos nascia o Festival Bons Sons, na pequena aldeia de Cem Soldos, ali como quem vai para Tomar pela estrada velha. A ideia era inicialmente uma: abrir as portas das ruelas, praças e largos a três palcos cheios de boa música portuguesa, como forma de dar vida a uma aldeia, hoje com mil habitantes.

Convidados? Fomos todos. O que muitos estariam longe de pensar é que uma pequena aldeia, motivada por um grupo de jovens, conseguiria tornar um festival de música NO festival de música, bem ali, paredes meias com as nossas casas, sem uma praia, um rio ou o nome de uma cidade que só por si atraísse milhares. Não. Quem vai a Cem Soldos, freguesia de Madalena, concelho de Tomar, não vai por acaso.

Não fica a caminho de nada, ninguém lá chega sem querer. Quem vai a Cem Soldos vai para ir ao Bons Sons, naquela localidade que de braços abertos recebe milhares de pessoas, com pelo menos uma coisa em comum: a paixão pela música portuguesa. Todos nos perguntamos como é que a associação cultural de uma pequena aldeia, Cem Soldos, organiza anualmente (as últimas edições - antes realizava-se de dois em dois anos) um festival cada vez mais exigente e profissional, por onde passam os maiores nomes da música portuguesa e os que ainda hão-de-ser.

Mas a verdade é que o evento repete-se e atrai cada vez mais militantes. O que o torna diferente de um qualquer outro festival? Por um lado, o ser feito totalmente com música portuguesa (quem é que imagina Portugal com capacidade para encher 8 palcos durante 3 dias, com mais de 4 dezenas de bandas?), por outro, o facto de o recinto ser a própria aldeia e não um mero descampado descaracterizado, que poderia ser em qualquer sítio, em qualquer parte do mundo.

Em Cem Soldos, relembramos os Mutantes S21, os Mão Morta, ao lado da menina que “correu” no anúncio do festival, dançamos ao som de Surma, enquanto cumprimentamos a senhora que espreita pela janela de sua casa, agora com vista privilegiada para o palco Giacometti, ou ouvimos Né Ladeiras, enquanto pedimos licença ao senhor António que nos arranje um espacinho no banco da praça, aquele onde se senta diariamente ao fim do dia, então com menos reboliço.

O Bons Sons é mesmo isso, como o próprio slogan indica: é aquele espaço onde vamos pela música, mas acabamos a viver a aldeia, deixando para trás provincianismos bacocos e preconceitos de que a cultura só chega às grandes cidades.

 

A programação completa pode ser consultada no site do evento em  www.bonssons.com

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Alcanena: detido presumível autor de incêndipo florestal »  2017-08-21 

A Polícia Judiciária de Leiria anunciou a detenção do presumível autor do incendiário florestal que deflagrou em Alcanena no dia 18 de Agosto. Numa nota de imprensa, a PJ refere que o suspeito, um homem de 50 anos, é solteiro e sapador florestal.
(ler mais...)


Ourém: tribunal recusou candidatura do cabeça-de-lista Paulo Fonseca (PS) »  2017-08-18 

O Tribunal de Ourém recusou a candidatura às eleições autárquicas do cabeça-de-lista do PS, Paulo Fonseca, por insolvência pessoal, anunciou a agência Lusa.
A agência de notícias cita fontes do tribunal que revelam que o juiz do Tribunal de Ourém considerou "inelegível" a candidatura do actual presidente do município, que procura concorrer pelo PS para tentar um terceiro mandato.
(ler mais...)


Águas do Ribatejo apela ao consumo de água “estritamente necessário” na freguesia do Pedrógão e Almonda »  2017-08-11 

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo apela às populações do Pedrógão, Alqueidão, Adofreire, Casal João Dias, Casais Martanes e Almonda (freguesia da Zibreira) ao consumo moderado de água da reestruturação pública, referindo aquela entidade que devem ser suspensas regas e lavagens e enchimento de piscinas nestas localidades.
(ler mais...)


Riachos: rua vai ter o nome de Joaquim Santana »  2017-08-09 

O descerramento da placa com o nome da rua Joaquim Santana constituirá um dos momentos mais marcantes das cerimónias comemorativas da fundação da freguesia de Riachos, que aconteceu a 23 de Agosto de 1923. A atribuição do nome Joaquim Santana a uma rua de Riachos visa homenagear o fundador, ensaiador e director do rancho folcórico “Os Camponeses” e autor de algumas publicações, sendo inevitavelmente uma das figuras marcantes de Riachos.
(ler mais...)


Golegã: Vítor Borges da Costa é o cabeça-de-lista do PSD »  2017-08-09 

Luís Santana Júlio, presidente da junta de freguesia do Pombalinho (independente) já tinha anunciado a sua candidatura à câmara municipal da Golegã, pela CDU e, mesmo no prazo limite para entrega das listas no tribunal, o PSD anunciou alguns nomes da sua lista, também encabeçada por um pombalinense: Vítor Borges da Costa.
(ler mais...)


Seca atinge país e na região há municípios a sofrer deste problema »  2017-08-09 

No concelho de Almeirim está-se a pedir às populações que usem a água da rede com moderação, isto depois de terem ocorridos problemas no abastecimento em alguns locais, chegando água barrenta às torneiras, em virtude da existência de caudais mínimos nos reservatórios da rede pública.
(ler mais...)


Obras da empresa Componatura são um “abuso”, diz o BE »  2017-08-07 

Em causa está um acesso construído pela empresa Componatura pelo lado da estrada da Sapeira, entre Torres Novas e Meia Via. A referida empresa de compostagem de resíduos biodegradáveis colocou alcatrão numa das entradas.
(ler mais...)


Bloco defende projecto alternativo ao do Governo no acesso às zonas industriais de Riachos e Entroncamento »  2017-08-07 

O projecto de melhoria das acessibilidades às zonas industriais de Riachos e Entroncamento, que foi apresentado pela Infraestruturas de Portugal (IP) no início deste ano, tem para o Bloco de Esquerda falhas graves já que vai fazer aumentar o tráfego automóvel em zonas habitacionais com o Bairro do Nicho, Casais Novos e Bairro do Tocha, em Riachos.
(ler mais...)


Desempregados desafiados a participarem em concurso de ideias de negócios »  2017-08-07 

Mais de seis dezenas de desempregados, com mais de 18 anos de idade e provenientes dos concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal, participaram nas sessões de esclarecimento sobre o concurso de ideias de negócio, uma iniciativa da Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS).
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2017-08-21  Alcanena: detido presumível autor de incêndipo florestal
»  2017-08-18  Ourém: tribunal recusou candidatura do cabeça-de-lista Paulo Fonseca (PS)