• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sábado, 23 de Junho de 2018
Pesquisar...
Ter.
 27° / 15°
Céu limpo
Seg.
 27° / 18°
Céu nublado
Dom.
 32° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  33° / 19°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Está aí mais um Bons Sons, o festival que a aldeia fez

Sociedade  »  2017-08-09 

Festival realiza-se de 11 a 14 de Agosto

Há onze anos nascia o Festival Bons Sons, na pequena aldeia de Cem Soldos, ali como quem vai para Tomar pela estrada velha. A ideia era inicialmente uma: abrir as portas das ruelas, praças e largos a três palcos cheios de boa música portuguesa, como forma de dar vida a uma aldeia, hoje com mil habitantes.

Convidados? Fomos todos. O que muitos estariam longe de pensar é que uma pequena aldeia, motivada por um grupo de jovens, conseguiria tornar um festival de música NO festival de música, bem ali, paredes meias com as nossas casas, sem uma praia, um rio ou o nome de uma cidade que só por si atraísse milhares. Não. Quem vai a Cem Soldos, freguesia de Madalena, concelho de Tomar, não vai por acaso.

Não fica a caminho de nada, ninguém lá chega sem querer. Quem vai a Cem Soldos vai para ir ao Bons Sons, naquela localidade que de braços abertos recebe milhares de pessoas, com pelo menos uma coisa em comum: a paixão pela música portuguesa. Todos nos perguntamos como é que a associação cultural de uma pequena aldeia, Cem Soldos, organiza anualmente (as últimas edições - antes realizava-se de dois em dois anos) um festival cada vez mais exigente e profissional, por onde passam os maiores nomes da música portuguesa e os que ainda hão-de-ser.

Mas a verdade é que o evento repete-se e atrai cada vez mais militantes. O que o torna diferente de um qualquer outro festival? Por um lado, o ser feito totalmente com música portuguesa (quem é que imagina Portugal com capacidade para encher 8 palcos durante 3 dias, com mais de 4 dezenas de bandas?), por outro, o facto de o recinto ser a própria aldeia e não um mero descampado descaracterizado, que poderia ser em qualquer sítio, em qualquer parte do mundo.

Em Cem Soldos, relembramos os Mutantes S21, os Mão Morta, ao lado da menina que “correu” no anúncio do festival, dançamos ao som de Surma, enquanto cumprimentamos a senhora que espreita pela janela de sua casa, agora com vista privilegiada para o palco Giacometti, ou ouvimos Né Ladeiras, enquanto pedimos licença ao senhor António que nos arranje um espacinho no banco da praça, aquele onde se senta diariamente ao fim do dia, então com menos reboliço.

O Bons Sons é mesmo isso, como o próprio slogan indica: é aquele espaço onde vamos pela música, mas acabamos a viver a aldeia, deixando para trás provincianismos bacocos e preconceitos de que a cultura só chega às grandes cidades.

 

A programação completa pode ser consultada no site do evento em  www.bonssons.com

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Renova é a marca de grande consumo não alimentar eleita pelos portugueses »  2018-06-20 

A Renova foi distinguida como a marca de grande consumo, não alimentar, mais escolhida pelos portugueses de acordo com o estudo “Brand Footprint” da Kantar, 2018, revela a empresa em nota de imprensa.

Segundo os dados de que há registo, este é o quinto ano consecutivo em que a marca portuguesa lidera o ranking não alimentar do estudo que mede quantas vezes as marcas FMCG são compradas no ponto de venda e nomeadamente quantos lares compraram cada marca e quantas vezes o fizeram durante um ano.
(ler mais...)


Torres Novas: alunos da Meia Via levaram alegria à ala pediátrica do hospital »  2018-06-12 

Alunos do 3.º ano do ensino básico do centro escolar da Meia Via, do Agrupamento Artur Gonçalves, encheram de alegria a ala pediátrica do hospital de Torres Novas, no passado dia 6 de Junho.
Incumbidos de levarem àquele serviço alegria e boa disposição aos meninos que lá se encontram internados, os "doutores palhaços" da Meia Via cantaram, tocaram flauta, dançaram e ainda distribuíram balões.
(ler mais...)


Montepio de Nossa Senhora da Nazaré renova site na celebração de aniversário »  2018-06-12 

O Montepio de Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas comemorou, no passado dia 30 de Maio, o 156.º aniversário com o lançamento do seu site renovado. Uma plataforma que é considerada “mais um instrumento de aproximação entre o Montepio e os seus associados e clientes “ e que visa o reforço dos seus canais de comunicação.
(ler mais...)


Torres Novas: Cine Clube regressa agenda sessões de cinema ao ar livre »  2018-06-12 

O Cine Clube de Torres Novas promove sessões de cinema ao ar livre durante os meses de Verão. Os filmes serão projectados no jardim das rosas, às 21h30 com entradas grátis. Decorrerão duas sessões em cada mês, entre Junho e Setembro.
(ler mais...)


Escola de Alcanena venceu concurso regional de ideias de negócio »  2018-06-12 

Eucalygrape Leather, a Melhor Ideia Empresarial do Médio Tejo no âmbito do EmpreEscola, foi agora a vencedora no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas da região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
(ler mais...)


Luís Vassalo Rosa (1935-2018): morreu um grande urbanista »  2018-06-10 

Ficou conhecido por ter sido um dos arquitectos responsáveis pelo planeamento e gestão urbanística da Parque Expo, empreendimento que visou a recuperação da zona oriental de Lisboa na sequência da Exposição Internacional de 1998 (“EXPO 98”), mas nessa altura já Vassalo Rosa detinha uma longa e mais que reconhecida carreira na arquitectura portuguesa e no urbanismo.
(ler mais...)


Caravana: a festa da música tradicional, sábado no estúdio Alfa »  2018-06-07 

Está aí um raro momento para se ouvir boa música tradicional portuguesa, bem tocada e cantada: os “Caravana” apresentam-se sábado à noite, dia 9, no estúdio Alfa do Hotel dos Cavaleiros, em Torres Novas, para um espectáculo que promete encantar.
(ler mais...)


Barquinha: uma grande festa do teatro e da música nas ruas da vila »  2018-06-06 

“Se entre 9 e 13 de Junho for surpreendido por um personagem, uma mascote ou um veículo excêntrico em plena rua, não estranhe, está em Vila Nova da Barquinha, na Feira do Tejo”, avisa a autarquia barquinhense em nota de imprensa.
(ler mais...)


Casa Espanhol encerrou: o eterno adeus ao comerciante mais antigo de Torres Novas, que o "Canja" continua fino »  2018-05-30 

 

Mais de cem anos depois, se contarmos o tempo em que a loja esteve na cave do velho teatro Virgínia, encerrou as portas a Casa Espanhol, em Torres Novas. Na quarta-feira, dia 30 de Maio de 2018.

Tudo começou numa pequena loja que pouco mais era que um corredor, sob o velho teatro Virgínia, paredes meias com a Praça do Peixe, na rua Nova.
(ler mais...)


Constância: visitas nocturnas comemoram aniversário do borboletário tropical »  2018-05-28 

Um série de visitas nocturnas para ajudar a perceber o que acontece com as borboletas quando cai a noite, vão realizar-se nos dias 1, 2 e 5 de Junho, e visam assinalar o quinto aniversário o borboletário tropical localizado no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-06-20  Renova é a marca de grande consumo não alimentar eleita pelos portugueses