• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 22 Março 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 24° / 11°
Períodos nublados
Sáb.
 25° / 9°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  22° / 7°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Paul do Boquilobo: reserva da Biosfera passa a ter gestão tripartida

Sociedade  »  2014-06-27 

A gestão da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo deixou de estar exclusivamente sob a alçada do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e passou a ter, desde o início desta semana (segunda-feira, dia 23), uma gestão tripartida. Ao ICNF junta-se a câmara municipal da Golegã e a Ongatejo, organização não-governamental ambiental.

A assinatura do protocolo entre as três entidades que passam a integrar o grupo de gestão da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo teve lugar na passada segunda-feira, na Quinta da Brôa, na Azinhaga, ao final do dia, depois de um dia de debate e troca de ideias sobre as potencialidades da reserva natural do Paul do Boquilobo, no seminário que decorreu no auditório do EquusPolis.

Esta nova equipa de gestão da Reserva da Bioesfera do Paul do Boquilobo foi formalmente constituída no dia em que a reserva celebrou o 34.º aniversário e, defenderam alguns intervenientes do seminário, que não há mais tempo a perder. Mário Antunes, presidente da Ongatejo e, por inerência, presidente do novo órgão de gestão, referiu que a classificação de Reserva da Biosfera, atribuída pela UNESCO em 1981, é uma ”chancela de qualidade” que não pode ser perdida e, para que isso não aconteça, é necessário agir com rapidez.

Mário Antunes acredita que, apesar de a reserva ser reconhecida a nível nacional e internacional, a comunidade local não valoriza suficientemente e isso só acontecerá quando os benefícios turísticos e as mais-valias da reserva forem incorporados na região. O responsável considera que a nova gestão tem de definir ”objectivos alcançáveis” e empenhar-se com ”vontade, determinação e disponibilidade”.

Rui Medinas, presidente da câmara municipal da Golegã (PS), considera que a nova gestão partilhada permite ao município assumir um papel ”mais interveniente” e prometeu contribuir para a dinamização daquele recurso no âmbito do sector do turismo.

Rui Medinas adiantou ainda que será criado um órgão consultivo, que funcionará como ”fórum de acompanhamento, reflexão e fiscalização do órgão de gestão” e que integrará outros parceiros, como o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), enquanto representante da academia, juntas de freguesia, outras organizações não-governamentais e empresas, nomeadamente dos sectores do alojamento e da restauração.

 

O paul

Situado junto do rio Almonda, nas imediações da Golegã, o Paul do Boquilobo possui, nomeadamente, dois maciços de salgueiros, num dos quais está instalada a maior colónia de garças da Península Ibérica, constituindo o outro habitat potencial de expansão ou recurso para aquela colónia.

Da reserva faz ainda parte uma zona permanentemente alagada na margem direita do rio com grande densidade de vegetação aquática, constituindo importantíssimo local de nidificação da fauna aquática, e uma extensa zona de caniçal de grande valor para a fauna paleártica invernante em Portugal, com especial referência para os patos, realça o ICNF.

O Paul do Boquilobo foi a primeira Reserva da Biosfera (aprovada em 1981) classificada em Portugal, seguindo-se, em 2007, a Ilha do Corvo e a Ilha Graciosa, em 2009 a Ilha das Flores e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés (que junta o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Natural da Baixa Limia, na Galiza) e em 2011 as Berlengas (Peniche) e Santana (Madeira).


 

 

 Outras notícias - Sociedade


Pedro Triguinho absolvido hoje em processo da Fabrióleo »  2019-03-22 

Pedro Triguinho, activista do movimento ambientalista Basta!, de Torres Novas, foi hoje absolvido no Tribunal de Torres Novas num processo em que era acusado de difamação por uma então administradora da empresa Fabrióleo, que lhe moveu a acção a título pessoal.
(ler mais...)


Pias Longas: trabalhos no aterro continuam, vereador do ambiente nada diz »  2019-03-13 

Os trabalhos relacionados com a ampliação do aterro do topo sul da pista do aeródromo de Pias Longas, situado na fronteira entre os municípios de Ourém e Torres Novas, continuam em marcha, isto apesar de uma fiscalização da câmara de Torres Novas ter confirmado, logo na altura da denúncia por este jornal, que milhares de toneladas de pedras e terra estavam a ser despejadas para dentro da território do concelho de Torres Novas numa área de elevado potencial ambiental e que integra a Reserva Ecológica Nacional.
(ler mais...)


Alterações climáticas: Maria Lamas promove aula aberta no auditório municipal »  2019-03-08 

Dando sequência a idêntica iniciativa do ano transacto, a escola Maria Lamas volta a promover uma aula aberta, desta vez no auditório municipal (edifício da biblioteca Gustavo Pinto Lopes), e sob o tema “Alterações climáticas e biodiversidade”.
(ler mais...)


O triunfo dos porcos: só câmara pode impedir mega-suinicultura »  2019-03-04 

Depois de amanhã, o executivo municipal vai ser chamado a deliberar sobre um assunto de enorme importância ambiental para o concelho: a instalação de uma suinicultura na Quinta de Caniços, freguesia de Brogueira, a dois passos da Reserva do Paul e perto de povoações.
(ler mais...)


Maioria quer gastar mais de 600 mil no Rossio em mais uma obra inútil »  2019-02-28 

Não se pinta um único banco de jardim há anos, as pontes do jardim das rosas estão interditas, à volta do castelo é só ruína, há calçadas e passeios escavacados por todo o lado, nada é mantido.
(ler mais...)


A Tasca: nova vida com Paulo Emílio »  2019-02-21 

Durante uns anos restaurante de referência de Torres Novas em tempo do consulado do fundador, Vítor Alves, A Tasca passou depois por algumas experiências, umas melhores outras nem por isso, pois na realidade nenhuma delas teve a duração que permitisse consolidar uma proposta ou uma ideia para a casa situada na velha Rua da Corrente, bem pertinho da Ponte do Raro.
(ler mais...)


Aeródromo de Pias Longas: aterros invadiram reserva ecológica do concelho »  2019-02-21 

Poderá estar em marcha um enorme atentado ecológico contra o território do concelho e uma acção que põe em causa o Estado de direito. O avanço dos aterros, segundo os limites administrativos entre Torres Novas e Ourém (a autarquia ouriense serve-se, ao que parece, de outra linha divisória) entrou cerca de 200m no concelho de Torres Novas, perfazendo uma área de implantação de cerca de 20 000 metros quadrados.
(ler mais...)


Festival do Cogumelo da Parreira: Chakall, Marco Costa e Rouxinol Faduncho »  2019-02-12 

De 1 a 3 de março, o cogumelo é de novo a estrela à mesa da III edição do Festival do Cogumelo que junta gastronomia, animação musical, bares, artesanato, cozinha ao vivo e, claro, exposição de produtores e agentes económicos do setor,  um evento de dinamização e promoção territorial, organizado em parceria pelo Município da Chamusca e pela União de Freguesias de Parreira e Chouto.
(ler mais...)


João Espanhol: morreu um homem grande, Torres Novas fica mais pobre »  2019-02-09 

Hoje, dia 9 de Fevereiro, sábado, durante a tarde, calou-se a voz de João José Lopes (“João Espanhol”), um torrejano de vulto, cidadão excepcional, militante apaixonado, artista reconhecido no seu tempo, a voz que na década de 50 encantou públicos exigentes e que, por mais quase 50 anos, animou milhares de bailes e festas.
(ler mais...)


Carreiro da Areia: começou o abandono da aldeia, poluição continua como sempre »  2019-02-07 

Um grupo de moradores do Carreiro da Areia esteve presente na reunião camarária de terça-feira, em protesto contra a poluição e os efeitos que se fazem sentir na aldeia. Já há quem tenha abandonado a povoação, mas nem as casas se conseguem vender.
(ler mais...)


 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2019-02-21  A Tasca: nova vida com Paulo Emílio
»  2019-03-04  O triunfo dos porcos: só câmara pode impedir mega-suinicultura
»  2019-03-22  Pedro Triguinho absolvido hoje em processo da Fabrióleo
»  2019-03-13  Pias Longas: trabalhos no aterro continuam, vereador do ambiente nada diz
»  2019-02-28  Maioria quer gastar mais de 600 mil no Rossio em mais uma obra inútil