• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 23 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Qua.
 24° / 10°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

GENTE DE CÁ E DE LÁ (24)

Sociedade  »  2014-07-11 

”Nos últimos anos tem aumentado o sentimento anti-imigração”

Ana Patrícia Ferreira, 35 anos, investigadora, Inglaterra

Ana Patrícia Ferreira é a ”nossa” emigrante desta semana. Tem 35 anos e é natural de Torres Novas. Licenciou-se em engenharia química e fez doutoramento em biotecnologia, no Instituto Superior Técnico, de Lisboa. No momento em que decidiu emigrar trabalhava como bolseira de pós-doutoramento, associada a um projecto de investigação da universidade. Foi a falta de emprego estável que a levou para Inglaterra: ”Depois de um ano à procura de emprego na indústria em Portugal sem sucesso, enviei o currículo para fora e consegui uma oferta de trabalho numa empresa farmacêutica”.

Em 2007 mudou-se para o sudoeste do país, a cerca de 40 quilómetros de Londres. No final de 2010 aceitou uma outra proposta de trabalho perto de Liverpool, onde se encontra a viver há três anos e mei ”Sou investigadora sénior na divisão de Investigação e Desenvolvimento de uma empresa farmacêutica. Mais especificamente, o meu trabalho envolve análise de dados usando técnicas em que me especializei durante o meu Doutoramento. O meu departamento dedica-se principalmente a desenvolver formulações sólidas orais”, contou.

Partiu sozinha para Inglaterra e ao JT falou do país que encontrou: ”O ordenado é mais elevado que em Portugal mas o custo de vida também é mais alto. O preço da habitação e de muitos produtos no supermercado, especialmente hortícolas e fruta é bastante mais elevado (embora tenha notado também um aumento nos preços em Portugal da há uns tempos para cá). Outra grande diferença verifica-se a nível das pensões de reforma. Os descontos feitos pelo trabalhador e entidade patronal para a Segurança Social (National Insurance) são sensivelmente os mesmos (em percentagem do salário) que em Portugal mas as reformas só são pagas em parte pelo Estado (neste momento, o máximo é cerca de £500 ou seja 630 €, independentemente do valor do ordenado ao longo da carreira contributiva). A maioria das entidades patronais investe uma percentagem do ordenado mensalmente num fundo de pensões (5% é o valor comum) e é desse fundo que virá a maior parte da reforma. Estes fundos são investidos no mercado e têm portanto um certo risco associado visto que o seu valor flutua com as subidas e descidas das cotações em bolsas. As taxas de impostos sobre o rendimento (IRS) são semelhantes, no entanto em Inglaterra não há lugar a preencher a declaração anual que permite reembolso de parte de contribuições”, relatou Ana Patrícia Ferreira.

Desde 2007 tem, no entanto, sentido uma certa mudança na hospitalidade inglesa: ”Nos últimos três anos tem-se vindo a notar um aumento do sentimento ”anti-imigração” especialmente dirigido a imigrantes dos países da União Europeia abrangidos pela livre circulação de pessoas, principalmente a nível das notícias veiculadas nos meios de comunicação. Embora a crise não tenha afectado o mercado de trabalho tanto como o dos países da Europa do Sul (a taxa de desemprego está ligeiramente abaixo dos 7%), há áreas em que o mercado está saturado o que levou a uma certa percepção, aliás comum em outros países, de que os imigrantes virão ocupar postos de trabalho que deveriam ser ocupados por ingleses”, lamentou.

Família, amigos, sol e alimentação estão, como em todos os nossos restantes emigradas, entra os factores de maior saudade: ”Sinto falta da família e dos amigos, muitos também entretanto emigrados. Custa especialmente ter que seguir de longe o crescimento das minhas sobrinhas, mas felizmente a internet permite um acompanhamento mais próximo. Da comida, especialmente o peixe, que não se encontra em grande variedade nas grandes superfícies, e o pão, que agora preparo numa máquina que comprei. Do Verão, os cinco primeiros anos que aqui passei quase não houve sol – não tinha esperado sentir tanto a sua falta. Chegava a Julho e o relógio biológico ”pensava” que ainda era Fevereiro ou Março”.

A nível profissional não restam dúvidas a Patrícia de que emigrar foi a melhor decisã ”Tenho tido oportunidades de desenvolver a minha carreira que não teria se não tivesse vindo para fora e que me permitiram colher os frutos do tempo e trabalho que investi na minha formação”, contou. A nível pessoal, a conversa é outra: ”Estou bem adaptada à vida aqui e o nível de vida permite-me viajar e conhecer novos países (o que não conseguia enquanto bolseira em Portugal). Há no entanto uma grande diferença em termos culturais. Além disso, os ingleses são em geral reservados e leva algum tempo a desenvolver amizades. E sinto muito a falta deste nosso cantinho, de Lisboa onde vivi onze anos e de todos aqueles que deixei para trás ao embarcar nesta aventura”.

Voltar a viver em Portugal está nos planos de Patrícias. Assim as condições o permitam: ”Se surgisse uma oportunidade equiparada ao trabalho que desenvolvo agora não hesitaria. Mas a realidade é que quando saí, há quase sete anos, as oportunidades para pessoas com a minha formação já eram escassas e na maior parte envolveriam ficar como bolseira de pós-doutoramento por vários anos, o que é uma situação relativamente precária”, lamentou.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril