• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 23 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Qua.
 24° / 10°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Directora do ACES do Médio Tejo rejeita que a prestação dos cuidados primários na região é má

Sociedade  »  2014-07-18 

A directora do ACES do Médio Tejo, Sofia Theriaga, rejeita liminarmente a ideia de que é má oferta dos cuidados primários de saúde na região do Médio Tejo, num sinal de desagrado para com os presidentes dos municípios do Médio Tejo que, recentemente fizeram uma abordagem pública nesse sentido.

”Nos últimos meses têm sido veiculadas na comunicação social propostas atribuídas à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo na área da saúde, baseadas na apreciação de que a região tem ‘uma boa oferta hospitalar e uma muito má oferta dos cuidados primários de saúde’. Não negligenciando o papel determinante que as autarquias têm sobre todos os aspectos da vida das comunidades que servem, importa contudo, recolocar a questão nos seus termos adequados e enquadrar a actividade da saúde de acordo com a realidade factual que vivemos”, começa por referir Sofia Theriaga, num comunicado enviado à comunicação social.

”Referir que o Médio Tejo dispõe de uma má oferta de cuidados primários de saúde é uma apreciação ligeira e incorrecta”, defende, acreditando que a forma como esta mensagem tem vindo a ser difundida não contribui para a resolução de eventuais problemas existentes.

Para Theriaga, a mensagem é ofensiva para os 619 profissionais do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo ”que diariamente dão o seu melhor” e representa um contributo ”muito negativo na motivação das equipas e, em especial, para o esforço de captação de profissionais para os centros de saúde”.

A responsável reconhece que há um universo de cerca de 40 mil utentes sem médico de família, o que representa 17 por cento do total de utentes inscritos, situação que apenas se resolve com a vinda de mais médicos especialistas em medicina geral e familiar para os locais carenciados. ”Para minimizar a situação, temos vindo a recorrer a uma solução que, não sendo a ideal, é a possível de imediat a contratação da prestação de serviços médicos à hora”, atesta.

 

Reforma no Médio Tejo em curso

A reforma dos cuidados de saúde primários continua em progresso, e não está completa, avisa Sofia Theriaga. A criação de Unidades de Saúde Familiar é uma medida que tem sido implementada a diferentes ritmos, nos diversos concelhos mas, afirma, a captação de recursos médicos tem sido difícil, pois a localização geográfica não é atractiva. ”Apesar disso, em 2013 nasceram duas novas Unidades de Saúde Familiar, em 2014 uma nova Unidade de Cuidados na Comunidade”.

A directora executiva do ACES do Médio Tejo diz que faltam de cerca de 20 médicos e é esse o grande problema dos cuidados de saúde primários na região, sobretudo no concelhos de Abrantes, Sardoal, Torres Novas e Ourém.

 

Falta de médicos também no sul do distrito

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) vai pedir uma reunião ao ministro da Saúde para exigir soluções para a ”preocupante” falta de médicos na região. Pedro Ribeiro, presidente do organismo, disse à Lusa que, na sequência da reunião com a directora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, Paula Rodrigues, que se encontra demissionária, a CIMLT quer colocar as suas preocupações directamente a Paulo Macedo.

”Há efectivamente consciência de que existe falta de profissionais, que se agravará com a perspectiva de mais aposentações, mas o que é preciso é vontade política e financeira para resolver o problema”, afirmou.

”Precisamos desesperadamente que quem está a sair possa continuar não só a prestar cuidados às populações como também a transmitir aos médicos mais novos um conhecimento que na carreira médica é fundamental”, disse. Dos 93 médicos distribuídos pelos nove concelhos que integram o agrupamento, numa área total de 3.500 quilómetros quadrados, 11 aguardavam despacho de aposentação.

 

Utentes reúnem com Pedro Ferreira

A comissão de Utentes de Saúde do Médio Tejo reúne na próxima segunda-feira, dia 21, com o presidente da câmara municipal de Torres Novas, também responsável pelo sector da saúde na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Esta reunião foi pedida pela CUSMT face aos novos enquadramentos legais e a novas perspectivas de organização da prestação de cuidados de saúde. ”O objectivo é informar e esclarecer quais as nossas opções para a futura organização de cuidados de saúde e as iniciativas previstas para a sensibilização da população e entidades com capacidade de decisão”, refere a comissão, que também pediu uma reunião à comissão para acompanhamento do hospital, criada pela assembleia municipal de Torres Novas.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril
»  2024-04-22  25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote