• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 18 de Setembro de 2018
Pesquisar...
Sex.
 31° / 16°
Céu limpo
Qui.
 31° / 18°
Céu limpo
Qua.
 32° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  30° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: PS recupera maiorias de Rodrigues

Sociedade  »  2017-10-02 

Onda socialista nacional estende-se a Torres Novas e à região

O Partido Socialista foi o grande vencedor das eleições autárquicas de ontem no país, na região e em Torres Novas e Pedro Ferreira continua à frente dos destinos da autarquia torrejana com uma maioria reforçada (52%): o PS elegeu cinco mandatos em sete, feito que só António Rodrigues tinha conseguido por quatro vezes. Ficam no executivo camarário pelo PS, além de Ferreira, Luís Silva, Elvira Sequeira, Joaquim Cabral e Carlos Ramos.

Do lado da oposição, o Bloco de Esquerda (15,5%) foi o único partido a aumentar a sua votação, tendo ficado colado ao PSD por escassas décimas e tendo sido o segundo partido em algumas freguesias. Elegeu uma vereadora, Helena Pinto, e obteve mais mandatos nas assembleias de freguesia do que há quatro anos. Em Torres Novas, os bloquistas terão tido a maior votação a nível nacional se exceptuarmos o caso de Salvaterra de Magos, com contornos muito próprios.

O PSD averbou o seu pior resultado de sempre em mais de 40 anos de democracia. Esperava-se que os social-democratas fizessem esquecer o resultado de há quatro anos, quando Henrique Reis tinha levado o partido ao seu pior resultado, mas a lista liderada por João Quaresma desceu ainda mais baixo, atirando o partido laranja para um registo nunca imaginado, cerca de 2500 votos, umas dezenas a mais que o Bloco de Esquerda. Ainda assim, João Quaresma será vereador.

A derrota maior da noite foi para a CDU, que deixou de ter representação camarária, que tinha desde 1976. O desaire comunista foi nacional, com perda de várias câmaras importantes, tendo o PCP atingido o pior resultado de sempre em 41 anos de eleições autárquicas. Filipa Rodrigues, a cabeça de lista em Torres Novas, não vai ter assim assento no executivo camarário.

Na região, a surpresa, ainda que relativa, aconteceu em Constância, com a CDU a perder a Câmara para o PS, após décadas de domínio comunista. No Entroncamento, Jorge Faria (PS) não teve grandes dificuldades em bater Jaime Ramos, enquanto na Barquinha Fernando Freire (PS) arrasou a concorrência. Em Alcanena Fernanda Asseiceira também foi eleita, com a lista PSD/CDS/MPT liderada por Gabriel Feitor a ficar aquém as expectativas. Na Golegã, Veiga Maltez (PS) também não teve dificuldades em impor-se, com a CDU a ficar em segundo lugar.

De resto, registe-se a derrota esperada do PS em Ourém para o PSD e do Bloco de Esquerda em Salvaterra de Magos, para o PS, resultados claramente esperados, numa mar socialista só interrompido pela vitória da CDU no seu reduto histórico de Alpiarça e em Benavente. A norte de Abrantes e Tomar, o PSD averbou todos os concelhos, de pequena expressão demográfica contudo: Sardoal, Ferreira do Zêzere e Mação. Na antiga capital de distrito, Rui Barreiro (PS) não conseguiu retirar a câmara a Ricardo Gonçalves (PSD).

Ainda em Torres Novas e no caso das freguesias, em 10 o PS ganhou 9, tendo perdido apenas em Assentis para os independentes do GIFA, afectos ao PSD. Foi muito significativa e inesperada na sua dimensão a vitória socialista em Riachos, onde os partidos à esquerda do PS detinham eleitorados fortes, varridos agora pela onda socialista.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PS chumba cadernos gratuitos para alunos do concelho, diz Bloco »  2018-09-13 

O Bloco de Esquerda voltou a propor, na Câmara Municipal, o alargamento da gratuitidade aos cadernos de actividades para os alunos e alunas do 1 e 2.º ciclo do ensino básico. “O PS votou contra chumbando esta medida e relegando o nosso município para uma posição imobilista face ao crescente número de autarquias que aprova medidas no sentido da gratuitidade da educação, na sua maioria geridas pelo PS”, diz o Bloco de Esquerda em comunicado.
(ler mais...)


Feira dos Frutos Secos: novidades com muitos espectáculos na praça dos Claras »  2018-09-12 

A 33.ª Feira Nacional dos Frutos Secos vai ter lugar de 28 de Setembro a 7 de Outubro, este ano na Praça 5 de Outubro e, novidade, na Praça dos Claras, onde decorrem os espectáculos, num cartaz de fazer inveja a muitos festivais de música tradicional.
(ler mais...)


João Quaresma questiona gestão do PS »  2018-09-11 

“É do nosso conhecimento que a Câmara tem levado a efeito algumas limpezas junto do leito do Rio Almonda. Foi o caso da intervenção junto do condominio Beira Rio e, recentemente, na Avenida João Martins de Azevedo, junto à ponte.
(ler mais...)


Torres Novas: município mantém programa de bolsas para alunos do “superior” »  2018-09-11 

A câmara municipal de Torres Novas anunciou a abertura do prazo e candidaturas com vista às bolsas de estudo para alunos do ensino superior, iniciativa que se destina exclusivamente a residentes no concelho de Torres Novas e que visa “favorecer a igualdade de oportunidades no acesso ao prosseguimento de estudos”.
(ler mais...)


Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados »  2018-09-11 

O CD Torres Novas e CD Fátima afinal vão continuar na Taça de Portugal. Os dois emblemas ribatejanos foram duas das 20  equipas repescadas pela Federação Portuguesa de Futebol e no dia 30 de Setembro jogam a segunda eliminatória da prova.
(ler mais...)


Torres Novas: apanhados a roubar no Continente »  2018-09-10 

Três indivíduos foram surpreendidos, no passado sábado, quando se preparavam para transportar uma quantidade de artigos de supermercado avaliados em mais de 1000 euros, sem pagar. O episódio aconteceu no passado dia 8 de Setembro, ao final da manhã.
(ler mais...)


Entrevista: “A exigência do público da televisão portuguesa ao nível da caracterização não é alta” »  2018-09-03 

Andreia Ferreira, de 26 anos, é natural de Torres Novas. Especializou-se em caracterização, na Makeup School, e ambiciona, no futuro, aparecer na ficha técnica de grandes produções de Hollywood. A caracterização de Brad Pitt em “O Estranho Caso de Benjamin Buttom” e a da criatura de “The shape of water”, são dois trabalhos que elege como do outro mundo e que não se importava nada de ter participado.
(ler mais...)


Covão do Feto: festas são já no próximo fim-de-semana »  2018-09-02 

As tradicionais e conhecidas festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, aqui bem perto em Covão do Feto, concelho de Alcanena, estão aí: o próximo fim-de-semana de 7, 8 e 9 de Setembro promete ser animado, em festejos cujo ponto alto é a procissão em honra da padroeira, no domingo, pelas quatro horas da tarde.
(ler mais...)


“Médio Tejo não é uma região” »  2018-08-31 

É a primeira vez que um autarca diz, preto no branco, o que muitos sentem mas nunca ousaram dizer: Gabriel Feitor, vereador da câmara de Alcanena, lançou o grito de Ipiranga para pôr fim a um desvario político-administrativo que destruiu a região do Ribatejo por conta de cargos e interesses partidários.
(ler mais...)


Mancha de óleo no rio Almonda, maus cheiros na Barroca »  2018-08-31 

O assunto não é novo: há cerca de um ano, diversas pessoas expuseram nas redes sociais a situação que então se observava no rio de Almonda, junto à ponte do Raro: uma persistente e volumosa mancha de óleo a conspurcar as águas, ali nas barbas do jardim municipal.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-09-10  Torres Novas: apanhados a roubar no Continente
»  2018-09-11  Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados
»  2018-09-11  João Quaresma questiona gestão do PS