• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Domingo, 17 de Junho de 2018
Pesquisar...
Qua.
 33° / 18°
Períodos nublados com chuva fraca
Ter.
 34° / 21°
Céu limpo
Seg.
 37° / 19°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  33° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: PS recupera maiorias de Rodrigues

Sociedade  »  2017-10-02 

Onda socialista nacional estende-se a Torres Novas e à região

O Partido Socialista foi o grande vencedor das eleições autárquicas de ontem no país, na região e em Torres Novas e Pedro Ferreira continua à frente dos destinos da autarquia torrejana com uma maioria reforçada (52%): o PS elegeu cinco mandatos em sete, feito que só António Rodrigues tinha conseguido por quatro vezes. Ficam no executivo camarário pelo PS, além de Ferreira, Luís Silva, Elvira Sequeira, Joaquim Cabral e Carlos Ramos.

Do lado da oposição, o Bloco de Esquerda (15,5%) foi o único partido a aumentar a sua votação, tendo ficado colado ao PSD por escassas décimas e tendo sido o segundo partido em algumas freguesias. Elegeu uma vereadora, Helena Pinto, e obteve mais mandatos nas assembleias de freguesia do que há quatro anos. Em Torres Novas, os bloquistas terão tido a maior votação a nível nacional se exceptuarmos o caso de Salvaterra de Magos, com contornos muito próprios.

O PSD averbou o seu pior resultado de sempre em mais de 40 anos de democracia. Esperava-se que os social-democratas fizessem esquecer o resultado de há quatro anos, quando Henrique Reis tinha levado o partido ao seu pior resultado, mas a lista liderada por João Quaresma desceu ainda mais baixo, atirando o partido laranja para um registo nunca imaginado, cerca de 2500 votos, umas dezenas a mais que o Bloco de Esquerda. Ainda assim, João Quaresma será vereador.

A derrota maior da noite foi para a CDU, que deixou de ter representação camarária, que tinha desde 1976. O desaire comunista foi nacional, com perda de várias câmaras importantes, tendo o PCP atingido o pior resultado de sempre em 41 anos de eleições autárquicas. Filipa Rodrigues, a cabeça de lista em Torres Novas, não vai ter assim assento no executivo camarário.

Na região, a surpresa, ainda que relativa, aconteceu em Constância, com a CDU a perder a Câmara para o PS, após décadas de domínio comunista. No Entroncamento, Jorge Faria (PS) não teve grandes dificuldades em bater Jaime Ramos, enquanto na Barquinha Fernando Freire (PS) arrasou a concorrência. Em Alcanena Fernanda Asseiceira também foi eleita, com a lista PSD/CDS/MPT liderada por Gabriel Feitor a ficar aquém as expectativas. Na Golegã, Veiga Maltez (PS) também não teve dificuldades em impor-se, com a CDU a ficar em segundo lugar.

De resto, registe-se a derrota esperada do PS em Ourém para o PSD e do Bloco de Esquerda em Salvaterra de Magos, para o PS, resultados claramente esperados, numa mar socialista só interrompido pela vitória da CDU no seu reduto histórico de Alpiarça e em Benavente. A norte de Abrantes e Tomar, o PSD averbou todos os concelhos, de pequena expressão demográfica contudo: Sardoal, Ferreira do Zêzere e Mação. Na antiga capital de distrito, Rui Barreiro (PS) não conseguiu retirar a câmara a Ricardo Gonçalves (PSD).

Ainda em Torres Novas e no caso das freguesias, em 10 o PS ganhou 9, tendo perdido apenas em Assentis para os independentes do GIFA, afectos ao PSD. Foi muito significativa e inesperada na sua dimensão a vitória socialista em Riachos, onde os partidos à esquerda do PS detinham eleitorados fortes, varridos agora pela onda socialista.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: alunos da Meia Via levaram alegria à ala pediátrica do hospital »  2018-06-12 

Alunos do 3.º ano do ensino básico do centro escolar da Meia Via, do Agrupamento Artur Gonçalves, encheram de alegria a ala pediátrica do hospital de Torres Novas, no passado dia 6 de Junho.
Incumbidos de levarem àquele serviço alegria e boa disposição aos meninos que lá se encontram internados, os "doutores palhaços" da Meia Via cantaram, tocaram flauta, dançaram e ainda distribuíram balões.
(ler mais...)


Montepio de Nossa Senhora da Nazaré renova site na celebração de aniversário »  2018-06-12 

O Montepio de Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas comemorou, no passado dia 30 de Maio, o 156.º aniversário com o lançamento do seu site renovado. Uma plataforma que é considerada “mais um instrumento de aproximação entre o Montepio e os seus associados e clientes “ e que visa o reforço dos seus canais de comunicação.
(ler mais...)


Torres Novas: Cine Clube regressa agenda sessões de cinema ao ar livre »  2018-06-12 

O Cine Clube de Torres Novas promove sessões de cinema ao ar livre durante os meses de Verão. Os filmes serão projectados no jardim das rosas, às 21h30 com entradas grátis. Decorrerão duas sessões em cada mês, entre Junho e Setembro.
(ler mais...)


Escola de Alcanena venceu concurso regional de ideias de negócio »  2018-06-12 

Eucalygrape Leather, a Melhor Ideia Empresarial do Médio Tejo no âmbito do EmpreEscola, foi agora a vencedora no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas da região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
(ler mais...)


Luís Vassalo Rosa (1935-2018): morreu um grande urbanista »  2018-06-10 

Ficou conhecido por ter sido um dos arquitectos responsáveis pelo planeamento e gestão urbanística da Parque Expo, empreendimento que visou a recuperação da zona oriental de Lisboa na sequência da Exposição Internacional de 1998 (“EXPO 98”), mas nessa altura já Vassalo Rosa detinha uma longa e mais que reconhecida carreira na arquitectura portuguesa e no urbanismo.
(ler mais...)


Caravana: a festa da música tradicional, sábado no estúdio Alfa »  2018-06-07 

Está aí um raro momento para se ouvir boa música tradicional portuguesa, bem tocada e cantada: os “Caravana” apresentam-se sábado à noite, dia 9, no estúdio Alfa do Hotel dos Cavaleiros, em Torres Novas, para um espectáculo que promete encantar.
(ler mais...)


Barquinha: uma grande festa do teatro e da música nas ruas da vila »  2018-06-06 

“Se entre 9 e 13 de Junho for surpreendido por um personagem, uma mascote ou um veículo excêntrico em plena rua, não estranhe, está em Vila Nova da Barquinha, na Feira do Tejo”, avisa a autarquia barquinhense em nota de imprensa.
(ler mais...)


Casa Espanhol encerrou: o eterno adeus ao comerciante mais antigo de Torres Novas, que o "Canja" continua fino »  2018-05-30 

 

Mais de cem anos depois, se contarmos o tempo em que a loja esteve na cave do velho teatro Virgínia, encerrou as portas a Casa Espanhol, em Torres Novas. Na quarta-feira, dia 30 de Maio de 2018.

Tudo começou numa pequena loja que pouco mais era que um corredor, sob o velho teatro Virgínia, paredes meias com a Praça do Peixe, na rua Nova.
(ler mais...)


Constância: visitas nocturnas comemoram aniversário do borboletário tropical »  2018-05-28 

Um série de visitas nocturnas para ajudar a perceber o que acontece com as borboletas quando cai a noite, vão realizar-se nos dias 1, 2 e 5 de Junho, e visam assinalar o quinto aniversário o borboletário tropical localizado no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância.
(ler mais...)


Nefrologia: jovens a partir dos 15 anos podem ser consultados no CHMT »  2018-05-28 

O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) abriu a consulta a jovens com mais de 15 anos, no dia 17 de Maio. Chamam-lhe consulta de Nefrologia de Transição Pediátrica, modalidade permite que os jovens com mais de 15 anos de todo o distrito de Santarém possam ser seguidos no CHMT “e não tenham que se deslocar a outros pontos do país, nomeadamente a Coimbra e Lisboa para onde eram encaminhados”, refere o centro hospitalar em comunicado de imprensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-06-07  Caravana: a festa da música tradicional, sábado no estúdio Alfa
»  2018-06-10  Luís Vassalo Rosa (1935-2018): morreu um grande urbanista
»  2018-06-12  Escola de Alcanena venceu concurso regional de ideias de negócio