• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 23 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 17° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Qua.
 24° / 10°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Boquilobo: Torres Novas quer envolver Entroncamento e Golegã na resolução dos problemas ambientais da reserva

Sociedade  »  2014-08-01 

A associação ambientalista Quercus alertou, recentemente, para os efeitos nefastos que a poluição do rio Almonda e dos aquíferos, a infestação de espécies invasoras e a perda de diversidade de habitats aquáticos, têm para o futuro da Reserva Natural do Paul do Boquilobo. A Câmara de Torres Novas quer envolver os concelhos do Entroncamento e Golegã na resolução destes problemas ambientais.

A Quercus entende que é essencial que se considere um plano de actuação na RNPB, que tenha acções como a promoção activa do turismo de natureza e o ordenamento das actividades de recreio e lazer, a implementação de medidas para conservação do ecossistema aquático, interdição do uso de agro-químicos nas agriculturas em áreas adjacentes à reserva, a criação de um programa de controlo de espécies exóticas e a manutenção do bosque mediterrâneo e da silvicultura de espécies autóctones.

Medidas com vista à conservação desta área protegida ”que tem vindo a ser afectada por vários factores que degradam os seus valores”, sendo exemplo disso ”a degradação da qualidade da água que resulta de descargas de efluentes urbanos e industriais oriundas das povoações dos concelhos de Torres Novas, Entroncamento e Golegã, do mau funcionamento do sistema de saneamento da bacia do rio Almonda e da poluição provocada pela intensa actividade agrícola que se verifica nas imediações da Reserva”.

É com base nestas premissas que a câmara de Torres Novas pretende agregar mais parceiros na resolução dos principais problemas, a montante da reserva, defendo para isso o envolvimento dos municípios vizinhos da Golegã e Entroncamento.

Pedro Ferreira, presidente da autarquia torrejana (PS), reuniu na segunda-feira, dia 28 de Julho, com secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, para debater soluções conjuntas para a Reserva Natural do Paul do Boquilobo, refere a autarquia em comunicado. Segundo fonte do município de Torres Novas, o objectivo é avançar para um projecto de saneamento que abranja a Vala das Cordas, com uma extensão de 3,300 quilómetros (concelho de Torres Novas) e a Vala do Pereiro, com uma extensão de 3,022 quilómetros (concelho da Golegã), num total de mais de seis quilómetros de valas.

Na mesma informação, veiculada pela câmara de Torres Novas, será marcada ”oportunamente” uma reunião entre os municípios de Torres Novas, Entroncamento e Golegã, para se avaliarem estimativas de custos deste projecto e, posteriormente, solicitar apoios ao Governo para a sua concretização.

 

Associação ambientalista considera fundamental melhorar qualidade da água

A Quercus considera indispensável a tomada de medidas concretas relativas à conservação do ecossistema aquático, que incluam a melhoria da qualidade de água, o condicionamento de drenagens e da captação de águas subterrâneas e a interdição do uso de agro-químicos na agricultura na área contígua.

Em recente comunicado, a associação ”exige” ainda a criação de um programa de controlo continuado de espécies exóticas, bem como o restauro dos habitats aquáticos de forma a fomentar a sua diversificação e disponibilidade para as diferentes espécies de aves aquáticas, evitando que a Reserva deixe de ser uma zona húmida. Recorde-se que, recentemente, foi criada uma gestão tripartida, entre Instituto da Conservação da Natureza, município da Golegã e Agrotejo, entidades que prometem pôr fim a 30 anos de alguma inércia nesta matéria.

O alargamento da gestão da reserva é uma medida elogiada pela Quercus, que defende também a necessidade de se envolver autarquias, organizações não governamentais de ambiente, empresas de turismo de natureza e os cidadãos, na defesa da Reserva da Biosfera.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote
»  2024-04-22  Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril