• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 18 Setembro 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 22° / 17°
Céu nublado com chuva moderada
Sex.
 29° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 30° / 16°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  31° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Entroncamento: câmara pondera criar zonas de estacionamento "condicionado"

Sociedade  »  2014-08-22 

O executivo municipal do Entroncamento aprovou, por maioria, criar zonas de estacionamento temporário no centro da cidade, onde apenas podem estacionar os automobilistas que adquiram um cartão de controlo, que custa cerca de 10 euros por ano. A criação de áreas de estacionamento condicionado (que ainda não estão definidas) mereceu o acolhimento dos vereadores do PSD e da CDU, votando apenas contra o do BE, numa iniciativa da maioria socialista que, com esta medida, pretende regular o estacionamento nas zonas centrais da cidade.

Para o vereador Carlos Matias, o que está em causa é a criação de novas zonas de estacionamento pago e, defende o eleito, os problemas de estacionamento fora da zona concessionada poderão ser minorados, com recurso a sinalética de estacionamento temporário e a controlo policial mais eficaz das infracções, sem ser necessário introduzir ”mais parcómetros nem taxas encapotadas”.

Segundo refere, no Entroncamento, este ano, os automobilistas irão pagar ao município mais de 400 mil euros em imposto único de circulação, o IUC, antigo selo do carro, um imposto que tem vindo a subir de forma acentuada nos últimos tempos”. Em contrapartida, defende, o município tem a obrigação de criar condições para que os automóveis circulem e estacionem sem lhes exigir mais dinheiro. A medida terá de ser aprovada na assembleia municipal.

 

Requalificação de acessos

O município do Entroncamento adjudicou à firma Miraterra a empreitada de requalificação dos acessos aos Casais Formigos e Casal Vidigal. A empreitada tem um prazo de execução de nove meses e custam cerca de 400 mil euros. Nas obras, que têm comparticipação comunitária, estão previstos trabalhos de pavimentação, intervenção na rede de drenagem de águas pluviais, esgotos domésticos e de abastecimento de águas, sinalização rodoviária, infraestruturas eléctricas e telecomunicações. Esta obra vai eliminar as fossas cépticas ainda existentes naquelas zonas da cidade.

 

Cedência de espaços a associações

A câmara municipal do Entroncamento deliberou ceder dois espaços a duas entidades: à associação Entroncartes - Associação Artística, com sede no Entroncamento e à Associação Outonos da Vida - Associação para os Cuidados Paliativos e Dor Crónica, ambas sem fins lucrativos. Para a Entroncartes foi cedida uma loja no centro comercial Euroshopping e à Outonos uma loja exterior no mercado municipal.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Conjunto arqueológico monumental descoberto na aldeia da Mata »  2019-09-06 

A designação de “poços” utilizada no ante-título é meramente ilustrativa: trata-se de quase cinco dezenas de estruturas escavadas, de forma cilíndrica, descobertas durante os trabalhos de saneamento da aldeia.
(ler mais...)


Inédito: Torres Novas às escuras há duas noites seguidas »  2019-09-05 

Quando ontem, quarta-feira, ao anoitecer, se verificou que praticamente todo o centro histórico de Torres Novas estava sem uma única lâmpada de iluminação pública, pensou tratar-se de uma momentânea avaria.
(ler mais...)


Câmara: 80 mil para cultura e desporto, o mesmo que quer gastar nos repuxos da rotunda »  2019-08-31 

O executivo municipal aprovou por unanimidade, na reunião ordinária de 6 de Agosto, um conjunto de apoios nas áreas da cultura e do desporto que ascendem a cerca de 80 mil euros. Isto relativo à actividade de um ano, o mesmo que vai gastar nas traquitanas de um repuxo (ver peça mais abaixo).
(ler mais...)


Amália Moita: morreu uma centenária »  2019-08-28 

Há pouco mais de um ano, 18 de Julho de 2018, o JT noticiava que Torres Novas tinha mais uma mulher a atingir a idade de 100 anos: tratava-se de Amália Moita, natural de Alcorochel, aldeia onde sempre viveu, apesar de nas últimas décadas passar temporadas também em Torres Novas, em casa de uma das filhas.
(ler mais...)


Torres Novas: manuais gratuitos para o 3.º CEB e secundário »  2019-08-15 

O executivo municipal aprovou por unanimidade o alargamento da distribuição gratuita de manuais escolares aos alunos do escalão A e B do 3.º CEB (ciclo do ensino básico) e ensino secundário.

“No âmbito das competências de acção social da câmara, já são comparticipados os cadernos de actividades aos alunos até ao 6.
(ler mais...)


Legislativas: mulheres chegam-se à frente na região mais marialva do antigamente »  2019-08-09 

No Ribatejo, aquele Ribatejo marialva de antigamente, já nada é o que era. Quatro dos cinco partidos com representação parlamentar no distrito, PS, PSD, CDS e Bloco apresentam mulheres como cabeças de lista às legislativas de Outubro.
(ler mais...)


Pias Longas: QUERCUS exige responsabilidades e arrasa autarquias »  2019-07-26 

A QUERCUS acaba de tomar posição sobre os aterros ilegais do aeródromo de Pias Longas e é contundente: faz notar que mesmo após o embargo da Câmara de Ourém, continuaram os aterros, que se traduzem no “grave atentado ambiental”.
(ler mais...)


Pias Longas: aterros já chegam aos caminhos e trilhos utilizados por população e desportistas »  2019-07-22 

 

Os aterros, constituídos por toneladas de pedras e terra, que pretendem alongar a pista do aeródromo de Pias Longas, na fronteira entre os concelho de Ourém e Torres Novas, continuam em marcha, apesar do alegado embargo decretado pela câmara de Ourém e da alegada comunicação da câmara de Torres Novas junto do município vizinho.
(ler mais...)


Olá cidade! »  2019-07-09 

Torres Novas comemorou ontem, dia 8 de Julho, mais um aniversário da elevação a cidade. Dias antes, terá havido em local apropriado mais uma jornada, mais uma, de apresentação de obras digitais. Milhões de flores entre as ruínas, como diz a canção.
(ler mais...)


Legislativas: PSD agastado, PS calado, Bloco rachado, PCP ao lado »  2019-07-06 

As listas dos candidatos às legislativas de Outubro, pelo distrito de Santarém, estão na ordem do dia e mobilizam as máquinas partidárias. São processos em que corre sempre algum sangue, com os contendores a evocarem “a vontade do povo”, “o povo do distrito” e outros argumentos patéticos para justificar intenções, vontade e decisões, quando elas passam e só, pela arregimentação de militantes.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2019-09-05  Inédito: Torres Novas às escuras há duas noites seguidas
»  2019-08-31  Câmara: 80 mil para cultura e desporto, o mesmo que quer gastar nos repuxos da rotunda
»  2019-09-06  Conjunto arqueológico monumental descoberto na aldeia da Mata
»  2019-08-28  Amália Moita: morreu uma centenária