• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 16 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Qui.
 28° / 14°
Períodos nublados
Qua.
 28° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  27° / 11°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Militares terminaram esta semana transferência de processos judiciais dos tribunais esvaziados

Sociedade  »  2014-08-29 

A reforma do mapa judiciário no país entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 1 de Setembro e, os processos judiciais que estão a ser administrados pelos tribunais que serão extintos ou passam a meras secções de proximidade, já foram transferidos, bem como algum material informático e mobiliário. É o caso dos processos que estavam no tribunal de Alcanena, que passaram para o de Torres Novas, e os da Golegã para o do Entroncamento.

A última etapa deste trabalho decorreu na passada terça-feira, dia 26 e Agosto, tendo este sido assegurada por militares da Manutenção Militar do Entroncamento, em colaboração com os funcionários judiciais, tendo ainda sido supervisionada por militares da GNR, nestes dois casos - em várias cidades do país esse papel pertenceu à PSP.

Os agentes certificaram-se que a transferência dos impressos decorreu com normalidade e prestaram ainda serviço de escolta policial entre os tribunais de saída e de chegada dos processos judiciais.

Esta parceria, que se desenvolveu por todo o país, resultou de um acordo estabelecido entre os ministérios da Justiça e da Defesa Nacional. O ministério da Justiça necessitava de segurança no transporte de mobiliário e de processos e pagaria combustível e portagens, enquanto o segundo disponibilizou os militares. Para o distrito de Santarém foram ainda mobilizados militares do Regimento de Transportes de Alverca, do Regimento Militar de Apoio do Exército de Abrantes e do Regimento de Manutenção de Infantaria de Tomar, que acorreram a outros tribunais.

As mudanças na comarca de Santarém, onde existe meio milhão de habitantes (sensivelmente 250 mil na região do Médio Tejo e outros 250 mil na região da Lezíria do Tejo), têm como consequência o encerramento de três tribunais, cujo critério principal foi a existência de menos de 250 processos entrados por ano. Isto aconteceu em Mação, Ferreira do Zêzere e em Abrantes, com o Tribunal do Trabalho. Dois outros, os de Alcanena e Golegã, quase fecharam portas mas, numa segunda versão da reforma do mapa judiciário, a Lei de Organização do Sistema Judiciário determinou que fossem convertidos em secções de proximidade. De registar ainda a transformação dos tribunais da comarca em secções centrais e locais com especialidades várias como o Comércio, Execução, Criminal, Cível e Família e Menores. Na Golegã vão continuar a fazer-se muitos julgamentos, devido às boas condições das instalações, mas os responsáveis não escondem que servirão essencialmente de apoio ao tribunal do Entroncamento.

No distrito de Santarém, a oferta especializada é alargada a todo o distrito e uma única secção de execução é criada no Entroncamento. Porém, o processo pode ser iniciado ou tramitado no núcleo de secretaria de qualquer outra das secções do distrito (até aqui designadas por tribunal): Abrantes, Almeirim, Benavente, Cartaxo, Coruche, Entroncamento, Ourém, Rio Maior, Santarém, Tomar ou Torres Novas.

O novo mapa judiciário entra formalmente em vigor na segunda-feira, mas os funcionários judiciais e os sindicatos alertem para atrasos nas obras e outras dificuldades. O Sindicato dos Funcionários Judiciais prevê que no dia 1 de Setembro vá estar tudo algo confuso e antevê que o cenário gerado por esta reforma transforme Setembro num mês ”totalmente perdido”, já que os juízes receberam instruções para não marcarem diligências para aquele mês.

 

Comarcas ficam nas capitais de distrito

O novo mapa judiciário divide o país em 23 comarcas, que substituem as actuais 231, ficando implantadas nas 18 capitais de distrito e nas regiões autónomas de Madeira e Açores. Dos 311 tribunais existentes actualmente, 20 encerram, uma vez que foi estabelecido o critério de volume processual inferior a 250 processos por ano, além de avaliadas as condições rodoviárias e transportes para as populações. Dois dos 20 tribunais a extinguir situam-se na região norte do distrito de Santarém (Mação e Ferreira do Zêzere) e dos 27 a converter em secções de proximidade contam-se mais dois: Golegã e Alcanena.

 

O que se trata nestas secções de proximidade?

Nestes tribunais realizam-se serviços judiciais como a entrega de requerimentos e consulta do estado de processos, ou actos judiciais como inquirição de testemunhas por videoconferência. Estas secções funcionam como extensões dos tribunais e, por decisão do Juiz, podem realizar-se julgamentos. Independentemente do município em que se encontrem, os cidadãos e os advogados poderão dirigir-se a qualquer secção dos novos 23 tribunais para consultar o seu processo, obter outra informação ou dar entrada de articulados.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-18  Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA