• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 23 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Qua.
 24° / 10°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Abrantes: tetraplégico vai fazer mais de 150 quilómetros em cadeira de rodas em protesto

Sociedade  »  2014-08-29 

Eduardo Jorge, tetraplégico e dinamizador do blogue ”tetraplégicos” e do movimento ”nos.tetraplégicos” na rede social Facebook, vai percorrer em Setembro mais de 150 quilómetros em cadeira de rodas, entre Concavada (Abrantes) e Lisboa, em protesto para com a falta de legislação em torno da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, subscrita por Portugal em 2009. Durante a viagem estão previstas pernoitas e vigílias.

No ano passado Eduardo Jorge realizou, com o apoio do Movimento (d)Eficientes Indignados, uma greve de fome em frente à Assembleia da República, reclamando direito a uma ”vida independente e digna” e em protesto para com a institucionalização compulsiva, por parte do Estado, de pessoas com deficiência, em lares de idosos, como única alternativa de vida.

A greve de fome foi suspensa após numa reunião com o secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Agostinho Branquinho que, segundo Eduardo Jorge, prometeu entre outras medidas, iniciar os trabalhos de redacção de legislação sobre a ”Vida Independente” no final de Janeiro, com a participação do movimento (d)Eficientes Indignados e demais representantes da comunidade de pessoas com deficiência.

Passado o primeiro semestre e uma vez que ”pouco ou nada aconteceu até ao momento”, Eduardo Jorge sente-se obrigado a voltar à luta.

”O Governo não cumpriu com o prometido, por isso vou voltar a sair à rua”, refere numa nota enviada às redacções. A viagem inicia-se em Concavada, terra onde vive, no dia 23 de Setembro, estando a chegada a Lisboa, junto ao Ministério da Solidariedade e Segurança Social, dois dias depois, às 10 horas.

”Queremos ter direito a comandar as nossas vidas como o fazem restantes cidadãos, e não ser os nossos governantes a fazê-lo por nós. Quero ter direito a trabalhar, estudar, viver no meu bairro, círculo de amigos, perto da minha família, frequentar lugares que escolhi, e não ser obrigado a ser um número, sem voz, num lar imundo e sem condições, a vários quilómetros de distância das minhas referências, com custos financeiros altíssimos para mim e minha família, só porque nasci ou adquiri uma deficiência. Criar-nos condições para vivermos nas nossas casas, fica muito mais barato ao Estado do que a institucionalização”.

Durante o percurso estão previstas passagens por diversas localidades, onde Eduardo Jorge espera poder receber o apoio dos populares, assim como nas vigílias.

”Se houver alguém que deseje participar activamente nesta luta será muito bem-vindo, basta juntar-se a mim durante o trajecto, ou acompanhar-me nas vigílias mencionadas”, acrescenta. Em Lisboa pretende realizar uma marcha em conjunto, até ao Ministério da Solidariedade e Segurança Social, onde será entregue um documento que evidencia a indignação e descontentamento ”por até ao momento as promessas não terem sido cumpridas”.

 

Itinerário

Saída de Concavada, dia 23 de Setembro, às 7 horas, pela EN 118, com passagem pelo Pego às 7h45, Rossio ao Sul do Tejo, 8h15, Tramagal 9 horas, Santa Margarida da Coutada 10h15, Arrepiado, 11h45, Carregueira, 13 horas, Chamusca, 15 horas, Vale de Cavalos, 16 horas, Alpiarça, 16h45 e Almeirim, 17h30, onde se realizará uma vigília em frente do edifício da câmara municipal. No dia a saída de Almeirim está prevista para as 8 horas, pela estrada nacional 114, com passagens por Benfica do Ribatejo, Casa Cadaval, Salvaterra de Magos, Benavente, Porto Alto, Vila Franca de Xira, Alhandra, Sobralinho e Alverca do Ribatejo, onde decorrerá mais uma pernoita, na Praça de São Pedro. No dia 25, Eduardo Jorge sai de Alverca às 5 horas, estando prevista a chegada à Praça de Londres às 10 horas.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril
»  2024-04-22  25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote