• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 18 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 26° / 11°
Céu limpo
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Jornadas ecológicas do distrito de Santarém passaram pelo Entroncamento

Sociedade  »  2014-09-23 

O transporte ferroviário foi o tema que o partido ecologista “Os Verdes” trouxe ao Entroncamento, esta segunda-feira, dia 22, no âmbito de um roteiro distrital em torno das questões do ambiente que está no terreno desde o dia 19 e que se prolonga até ao dia 8 de Novembro. Em cada paragem destas jornadas o PEV aborda um tema diferente.

A passagem da “caravana” partido ecologista “Os Verdes” (PEV) pela cidade Entroncamento, no âmbito das jornadas ecológicas do distrito de Santarém, teve como tema central o transporte ferroviário.

Aproveitando o último dia da semana da mobilidade, os ecologistas privilegiaram uma reflexão acerca deste tema, considerando Manuela Cunha que os transportes são factor fundamental para o desenvolvimento das regiões.

“Sem transporte as pessoas não se podem deslocar para os seus empregos, para procurar emprego, e uma pessoa não aceita um emprego se o transporte lhe levar metade do salário. São necessários transportes a custos razoáveis”, defendeu. Na sua opinião, o preço dos passes do comboio está muito alto (acima dos 200 euros entre o Entroncamento e Lisboa), não contando com as deslocações urbanas dentro da capital.

Manuela Cunha falou também das vantagem do comboio em relação ao rodoviário no transporte de bens. “O governo só fala em exportações, mas como exportar se só se encerram linhas de caminho-de-ferro?”, questiona, lembrando as vantagens ambientais e económicas, já que se poupava na importação de combustíveis, que tanto contribuem para o déficit do país.

Nesta iniciativa que visa fazer um levantamento dos problemas que afectam a qualidade de vida das pessoas bem como o desenvolvimento no distrito e do país, mas também destacar os pontos positivos que deveriam servir de alavanca para ajudar o país a sair da crise, o PEV salienta a existência da EMEF e defende a sua potencialização.

Considerada uma empresa fundamental no sector, uma vez que é a responsável pela manutenção e renovação do material circulante, e “Os Verdes” contestam que os últimos governos insistam no seu “desmantelamento”.

“A empresa garante a nossa segurança e poderia contribuir para se importar menos”, referiu, sublinhando que a Linha do Douro tenha carruagens alugadas a Espanha e cuja manutenção é feita no país vizinho “quando existem no Entroncamento carruagens que poderiam ser arranjadas e colocadas a circular”.

“Isto não é gastar dinheiro?” questiona, interrogando-se se o país está a ser gerido “por gente equilibrada”.

“A EMEF é uma empresa fundamental que deveria ser preservada e contribuir para o bem-estar e desenvolvimento do país”, notou, lembrando o encerramento das oficinas da Figueira da Foz e o contínuo decréscimo de trabalhadores nas oficinas do Entroncamento, o principal pólo ferroviário do país.

Segundo João Azevedo, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, existem actualmente cerca de 340 funcionários nas oficinas do Entroncamento, contra as 600 que existiam há cinco anos. Desde o início dos anos 80 que o complexo do Entroncamento das oficinas da EMEF vêm registando sistematicamente perda do número de trabalhadores. Nessa altura havia perto de 1900 homens ao serviço da CP.

“A nossa empresa é responsável pela manutenção de todo o material ferroviário mas a empresa mãe, a CP, está a enviar o material para revisão com muito tempo de atraso. Há muitos comboios a circular, nomeadamente os Alfas, que não têm as reparações em dia. Deviam ter entrado no ano passado e continuam a circular. Este retardar pode pôr em perigo segurança das pessoas.

“Os Verdes” entregaram aos representantes dos trabalhadores da EMEF um diploma que simboliza o seu reconhecimento para com os funcionários da empresa, não apenas pela luta em defesa dos seus postos de trabalho, mas também pela luta que travam “em defesa de uma empresa da qual o país precisa”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos