• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 19 Fevereiro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 22° / 7°
Períodos nublados
Sex.
 21° / 7°
Céu limpo
Qui.
 19° / 5°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  19° / 5°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

20 ANOS JT: bitaites que ficaram no ouvido

Sociedade  »  2014-09-25 

”São todos uns papagaios de janela”

Durante vinte anos disseram-se milhares e milhares de palavras e escreveram-se outras tantas, e daria um volume o recenseamento de situações curiosas, bizarras ou surpreendentes, testemunhadas pelos jornalistas do JT. Dessas larachas, tiradas e ditos mais ou menos sérios, mais ou menos jocosos, alguns perduraram na memória. Em Novembro de 1994, primeiro ano do reinado socialista após a conquista da câmara, o PS ameaçava com uma auditoria às contas da FEROC, a feira de caprinos, uma invenção do PSD. Instado a pronunciar-se sobre o assunto, o truculento presidente de junta Henrique Reis, ele próprio do PSD, descaiu-se com um sonoro dito que nunca se apagaria: ”Quem tiver tosse que tussa!” – ainda hoje se ouve esta expressão.Em 1995 José Loureiro da Rosa, o carismático presidente da Junta da Zibreira, frontal e destemido, descontente com a gestão socialista, diria ao presidente da câmara numa célebre assembleia municipal: ”O carreiro não é por aqui!” Trata-se, talvez, da frase mais famosa da política local dos últimos vinte anos.

Já a alcunha de ”mentira fresca” com que foi baptizado o presidente da câmara, dado que ”em cada assembleia municipal aparecia com uma mentira nova”, é do domínio da lenda quanto ao seu autor. Há quem garanta que saiu do espírito reinadio e brincalhão de José da Rosa, mas há quem afirme que foi uma tirada genial do popular Zé Nelo (José Dias da Graça, meiaviense e então presidente da Junta de Santiago). Nunca se saberá.

Mas se o ”mentira fresca” tem o rótulo de 1996, no ano seguinte José Rosa deixava-nos mais uma expressão cheia de espírito. Descontente com a retórica dos seus comparsas na assembleia municipal e sem grande paciência para intelectualismos, o Ti Zé da Rosa ficou mais célebre ainda com a apreciação que fez dos tribunos torrejanos: ”São todos uns papagaios de janela”.

José Pedro Matos, presidente da junta de de Pedrógão, era outro homem frontal e com pouco feitio para diversões. Já tinha visto o mundo e assumia um jeito pragmático de levar as coisas. Agastado por uma qualquer situação de circunstância, diria em entrevista ao JT, com todas letras, sobre o presidente da câmara: ”É um mentiroso simpático”. Corria 1998.

Tomé também aliava o discurso político à ironia e, num momento aceso luta eleitoral, apelidou o presidente da câmara de ”Toni Carreira da política”, verso que deu brado. Mas Tomé ficaria mais célebre, na contribuição para a alegria na política local quando, ao desconfiar de um eixo estratégico Torres Novas/Entroncamento, deixou cair a celebérrima ”no eixo é um descanso”. E foi.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Cruz Vermelha adquire ambulância »  2020-02-11 

Em nota enviada à imprensa, a delegação de Torres Novas da Cruz Vermelha Portuguesa anuncia a aquisição de uma primeira ambulância de transporte de doentes não urgentes, uma carrinha Volkswagen Caddy, de 7 lugares sentados, um investimento de cerca de 19 mil euros.
(ler mais...)


PSD: congresso levou ribatejanos a cargos nacionais »  2020-02-10 

O 38.º congresso nacional do PSD, que decorreu este fim de semana em Viana do Castelo, levou alguns dirigentes locais e regionais a cargos de maior relevo na estrutura partidária nacional.

Isaura Morais, a conhecida ex-autarca de Rio Maior e actual deputada por Santarém, foi protagonista da mais surpreendente ascensão na hierarquia social-democrata, ao ser eleita para a Comissão Política Nacional do partido, e logo como uma dos vice-presidentes, a convite do secretário-geral.
(ler mais...)


Abate de árvores junto à N-349 está a chocar a população »  2020-02-08 

Aquilo que parece, em alguns casos, um abate de árvores sem critério, está a deixar chocados muitos habitantes e proprietários dos terrenos contíguos à estrada nacional 349, no troço que atravessa aldeias da freguesia de Assentis.
(ler mais...)


Fabrióleo desistiu de processo contra Pedro Triguinho »  2020-02-04 

Hoje, no campus de justiça do Parque das Nações, em Lisboa, estava marcada a sentença para um processo judicial de queixa por difamação, da Fabrióleo contra o dirigente ambientalista torrejano Pedro Triguinho.
(ler mais...)


Matilde Bué, presidente da UDR Zona Alta: “Uma associação já não pode ser gerida apenas com o coração” »  2020-01-30 

Ser mulher nunca travou os movimentos a Matilde Bué. Acredita que essa é uma questão do passado. Contabilista de profissão e presidente da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta desde Setembro, Bué contou ao JT como chegou até aqui e falou dos desafios que se colocam à colectividade, que nasceu na zona alta da cidade há mais de 40 anos.
(ler mais...)


António Alves: demolição praticamente concluída »  2020-01-23 

As antigas instalações da empresa António Alves, conhecida popularmente por “Alves das lãs”, situadas na várzea grande dos Mesiões, foram nestes dias demolidas depois de terem permanecido em ruínas durante décadas.
(ler mais...)


LIDL: trabalhadores marcam protesto para sábado »  2020-01-23 

Sábado, dia 25 de Janeiro, os trabalhadores do LIDL vão realizar “uma acção de denúncia e protesto pela postura da empresa e da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição)” que, no dizer do sindicato, arrastam a negociação do contrato colectivo de trabalho desde 2016.
(ler mais...)


A sério: foi você que pediu um PDM? »  2020-01-19 

Na reunião de 10 de Dezembro do ano que findou, a maioria socialista na Câmara de Torres Novas aprovou a suspensão parcial do PDM num terreno às Ferrarias, fronteiro à rotunda de saída de Torres Novas, suspensão que permitirá a eventual instalação, no local, de um pavilhão da Decathlon, para comércio de roupas e material de desporto.
(ler mais...)


Ginásio de Riachos: 20 anos depois, já há ante-projecto »  2020-01-16 

Pendurado há 20 anos, aquando da construção do pavilhão gimnodesportivo de Riachos, o ginásio anexo parece estar agora um pouco mais perto de se tornar realidade. Na reunião de ontem do executivo municipal, foi aprovado por unanimidade “o ante-projecto de arquitectura e especialidades relativos à 2.
(ler mais...)


Torres Novas na devolução do IVA: ANMP assinala disparidades no parecer sobre o orçamento de Estado »  2020-01-15 

No seu parecer habitual à proposta de lei do orçamento de Estado, a Associação Nacional de Municípios Portugueses questiona o Governo sobre os montantes da devolução de parte do IVA cobrado nos municípios e assinala, directamente, o caso de Torres Novas.
(ler mais...)


 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-01-23  António Alves: demolição praticamente concluída
»  2020-01-23  LIDL: trabalhadores marcam protesto para sábado
»  2020-02-04  Fabrióleo desistiu de processo contra Pedro Triguinho
»  2020-01-30  Matilde Bué, presidente da UDR Zona Alta: “Uma associação já não pode ser gerida apenas com o coração”
»  2020-02-08  Abate de árvores junto à N-349 está a chocar a população