• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 21 Setembro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 22° / 14°
Períodos nublados
Qua.
 24° / 18°
Céu nublado com chuva moderada
Ter.
 25° / 15°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  25° / 15°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

20 ANOS JT: bitaites que ficaram no ouvido

Sociedade  »  2014-09-25 

”São todos uns papagaios de janela”

Durante vinte anos disseram-se milhares e milhares de palavras e escreveram-se outras tantas, e daria um volume o recenseamento de situações curiosas, bizarras ou surpreendentes, testemunhadas pelos jornalistas do JT. Dessas larachas, tiradas e ditos mais ou menos sérios, mais ou menos jocosos, alguns perduraram na memória. Em Novembro de 1994, primeiro ano do reinado socialista após a conquista da câmara, o PS ameaçava com uma auditoria às contas da FEROC, a feira de caprinos, uma invenção do PSD. Instado a pronunciar-se sobre o assunto, o truculento presidente de junta Henrique Reis, ele próprio do PSD, descaiu-se com um sonoro dito que nunca se apagaria: ”Quem tiver tosse que tussa!” – ainda hoje se ouve esta expressão.Em 1995 José Loureiro da Rosa, o carismático presidente da Junta da Zibreira, frontal e destemido, descontente com a gestão socialista, diria ao presidente da câmara numa célebre assembleia municipal: ”O carreiro não é por aqui!” Trata-se, talvez, da frase mais famosa da política local dos últimos vinte anos.

Já a alcunha de ”mentira fresca” com que foi baptizado o presidente da câmara, dado que ”em cada assembleia municipal aparecia com uma mentira nova”, é do domínio da lenda quanto ao seu autor. Há quem garanta que saiu do espírito reinadio e brincalhão de José da Rosa, mas há quem afirme que foi uma tirada genial do popular Zé Nelo (José Dias da Graça, meiaviense e então presidente da Junta de Santiago). Nunca se saberá.

Mas se o ”mentira fresca” tem o rótulo de 1996, no ano seguinte José Rosa deixava-nos mais uma expressão cheia de espírito. Descontente com a retórica dos seus comparsas na assembleia municipal e sem grande paciência para intelectualismos, o Ti Zé da Rosa ficou mais célebre ainda com a apreciação que fez dos tribunos torrejanos: ”São todos uns papagaios de janela”.

José Pedro Matos, presidente da junta de de Pedrógão, era outro homem frontal e com pouco feitio para diversões. Já tinha visto o mundo e assumia um jeito pragmático de levar as coisas. Agastado por uma qualquer situação de circunstância, diria em entrevista ao JT, com todas letras, sobre o presidente da câmara: ”É um mentiroso simpático”. Corria 1998.

Tomé também aliava o discurso político à ironia e, num momento aceso luta eleitoral, apelidou o presidente da câmara de ”Toni Carreira da política”, verso que deu brado. Mas Tomé ficaria mais célebre, na contribuição para a alegria na política local quando, ao desconfiar de um eixo estratégico Torres Novas/Entroncamento, deixou cair a celebérrima ”no eixo é um descanso”. E foi.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Nova farmácia: vereador alvo de queixa-crime por alegado favorecimento e abuso de poder »  2020-09-12 

O vice-presidente da Câmara de Torres Novas é o alvo de uma queixa crime apresentada pelos patronos de uma farmácia de Torres Novas, que se considera vítima de favorecimento em favor de uma concorrente, no âmbito do processo de licenciamento de mais uma farmácia na cidade, onde já existem 7 farmácias.
(ler mais...)


José Ribeiro: a paixão dos presépios em tempo de clausura forçada »  2020-09-12 

Cadeia do forte de Peniche: era o ano de 1963 e os “presos comuns” andavam a levantar um muro do recreio da prisão para que os presos políticos não pudessem ter notícias do mundo que não as filtradas pelos métodos habituais.
(ler mais...)


Iniciativa Liberal: gestão socialista em Torres Novas é um fracasso no ambiente »  2020-09-12 

O partido Iniciativa Liberal (IL) foi rápido a marcar posição sobre a informação prestada pela Câmara Municipal de Torres Novas, que aprovou em reunião de executivo uma proposta para aceitação das competências respeitantes às áreas protegidas, previstas no Decreto-Lei n.
(ler mais...)


Obra despachada num só dia derrapa prazos da segunda fase »  2020-09-03 

Helena Pinto, vereadora do Bloco de Esquerda, perguntou na última reunião camarária pela conclusão do edifício para habitação que deveria ter sido construído depois da licença, em 2015, para a instalação bancária sediada na avenida 8 de Julho, junto ao mercado, um empreendimento da firma Alfredo Galinha Lda.
(ler mais...)


João Farinha Cordeiro: “Já fiz a minha parte, mas vou continuar por aqui” »  2020-08-25 

Depois de oitenta anos na posse da família, a firma João Farinha Cordeiro vai conhecer novos donos. A “marca”, uma das mais conhecidas e antigas de Torres Novas, continuará na estrada do Vale. João Farinha Cordeiro não fará despedidas porque vai continuar por aqui, junto dos amigos de sempre.
(ler mais...)


Um médico torrejano no olho do furacão do covid na Catalunha »  2020-08-19 

 

Luís Fagulha tem 38 anos, é natural de Torres Novas, médico na Catalunha e testou positivo à Covid-19 em Março de 2020. Ele e muitos dos seus colegas, que não tinham equipamentos de protecção individual capazes.
(ler mais...)


Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão »  2020-07-27 

Foi aprovada na reunião camarária de 22 de Julho a abertura de concurso público para as obras de instalação da Loja do Cidadão, na Avenida Dr. João Martins de Azevedo, em Torres Novas", com um orçamento que totaliza 907.
(ler mais...)


Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva »  2020-07-27 

Foi aprovada, na reunião de câmara de 21 de Julho, a proposta de adjudicação e minuta de contrato referente à reabilitação dos fogos de habitação social da Rua Dr. Vicente Sousa Vinagre e Rua José Shiappa Faro e Silva - Medidas de Eficiência Energética» à empresa Real Estado ERG UNI, Lda, pelo valor de 249.
(ler mais...)


Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada »  2020-07-27 

Acabou por não demorar muito tempo entre o concurso e a adjudicação da obra: a obra de beneficiação da estrada municipal  1176, que liga Alcorochel à Charneca, acabad de ser adjudicada, informa nota de imprensa da câmara.
(ler mais...)


Morreu António Freire, antigo autarca do PSD »  2020-07-15 

Morreu ontem, dia 14, em Torres Novas, António Freire, antigo autarca do PSD, que contava 84 anos de idade. Chegou a Torres Novas ainda jovem e começou a dedicar-se ao negócio da construção civil, que o ocupou durante algumas décadas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-09-12  Nova farmácia: vereador alvo de queixa-crime por alegado favorecimento e abuso de poder
»  2020-08-25  João Farinha Cordeiro: “Já fiz a minha parte, mas vou continuar por aqui”
»  2020-09-03  Obra despachada num só dia derrapa prazos da segunda fase
»  2020-09-12  Iniciativa Liberal: gestão socialista em Torres Novas é um fracasso no ambiente
»  2020-09-12  José Ribeiro: a paixão dos presépios em tempo de clausura forçada