• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 26° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 24° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Golegã: pais dos novos bebés vão começar a receber 600 euros

Sociedade  »  2014-09-25 

Só falta ser publicado em Diário da República. A assembleia municipal da Golegã deu luz verde à aplicação do Regulamento Municipal de Incentivo à Natalidade, aprovando-o por unanimidade na sessão do dia 19 de Setembro. O município da Golegã pretende, com este programa, promover incentivos específicos que conduzam ao aumento da natalidade e à fixação e melhoria das condições de vida de jovens famílias no concelho.

A proposta para a aplicação de um programa desta natureza, recorde-se, foi apresentada pelo vereador da coligação PSD/CDS, tendo sido uma das bandeiras da candidatura à câmara municipal de José António Godinho Lopes. Mas, recorda Rui Medinas, presidente da autarquia (PS), desde o início da sua candidatura também se comprometeu a dar andamento a um projecto desta natureza tendo o resultado final sido objecto de ”uma negociação” em que houve cedências de parte a parte.

A proposta viabilizada em reunião de câmara, em Janeiro, acabaria por ser aprovada com subsídios substancialmente mais elevados em relação aos da proposta inicial, que era de 400 euros por bebé e 40 euros mensais nos dois primeiros anos de vida.

Destinado a residentes do concelho, este programa prevê a atribuição de um subsídio de 600 euros após o nascimento dos bebés e serão ainda consideradas elegíveis despesas tidas nos seis meses anteriores ao nascimento e que estejam directamente
relacionadas com o período gestacional.

As despesas consideradas pelo regulamento são muito vastas, e passam pela aquisição de roupas, cama, carrinhos de bebé, chupetas, fraldas, intercomunicadores, entre outros materiais, bem como pelas deslocações a consultas pré-natais, suplementos vitamínicos pré-natais, despesas com aulas de preparação para o parto em centros ou instituições certificadas pela administração regional de saúde e assistência odontológica, entre outras.

O regulamento, aprovado em Janeiro pelo executivo municipal e ratificado agora pela assembleia municipal, prevê ainda a atribuição de um subsídio de 65 euros por mês por cada bebé nos dois primeiros anos de vida – o valor deste subsídio será entregue em forma de cheque que poderá ser utilizado apenas em estabelecimentos comerciais do concelho. Este subsídio é atribuído mediante a entrega do comprovativo das compras referentes ao mês anterior.

As candidaturas a este programa de incentivo à natalidade podem ser feitas até aos dois anos após o nascimento da criança, nos serviços de Acção Social da autarquia, seguindo-se depois um período de análise das mesmas. Uma das condições exigidas é que os requerentes não tenham qualquer dívida para com o município. As candidaturas só poderão começar a ser recebidas depois da publicação do regulamento no ”livro oficial”.

 

Rui Medinas diz que programa está integrado noutras medidas

O presidente da câmara municipal da Golegã acredita que o programa de incentivo à natalidade, por si só, não vai inverter uma tendência negativa relativamente ao crescimento da população (o concelho da Golegã é um dos que tem uma taxa de natalidade mais baixa), mas associados a outras políticas ligadas à ”habitação e ao emprego” vai ser possível obter resultados animadores. Rui Medinas, em declarações ao JT, defende que o programa vai contribuir para auxiliar os jovens casais que tenham filhos, considerando este um sinal que atesta a preocupação que a autarquia tem nas questões da demografia. Para 2015, adiantou, vai ser inscrita nas grandes opções do plano uma rubrica de 10 mil euros para cobrir este compromisso, valor que Medinas considera ser suficiente. ”Se verificarmos, e era bom sinal que assim fosse, que é necessário aumentar a verba, fá-lo-emos em sede de revisão orçamental”, finalizou.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos