• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Alcanena: AUSTRA reage a opiniões dos independentes sobre corte na ligação de empresa ao sistema de águas residuais

Sociedade  »  2014-09-25 

Membros do conselho de administração da AUSTRA manifestaram-se "espantados" com as posições recentemente defendidas pelos vereadores independentes nas duas últimas reuniões públicas de câmara, em relação à forma como a associação dos utilizadores do sistema actuou para pôr cobro a uma situação de incumprimento por parte de um dos seus associados.

De acordo com Joaquim Inácio, presidente do conselho de administração da AUSTRA, há uma empresa da Gouxaria que, desde Janeiro deste ano, tem estado a falhar com o pagamento das taxas mensais de utilização do sistema, acumulando já um valor bastante superior a 75 mil euros.

Neste período realizaram-se algumas reuniões e tentativas de acordos mas a situação manteve-se tal e qual, até que foi levantado um processo disciplinar que levou à expulsão da empresa Wet White, enquanto associada da AUSTRA.

Com efeito, e salvaguardados pelos regulamentos da associação, garante o responsável, técnicos da AUSTRA deslocaram-se à empresa para interromper a ligação ao sistema de tratamento das águas residuais, mas a entrada na unidade não foi permitida, pelo que não foi possível cumprir essa ordem. Houve outras tentativas para fazer o corte da ligação, através de um balão que se coloca na conduta e que serviria de obstáculo ao caudal proveniente da empresa, mas este foi ”furado” e não cumpriu a sua função. Segundo os dirigentes da associação, houve outras tentativas para proceder ao corte da ligação, mas a empresa terá conseguido impedi-lo com recurso ao estacionamento de viaturas na zona dos coletores e ”e outro tipo de obstrução”.

Só às primeiras horas do dia 23 de Julho, e depois de algumas tentativas mal sucedidas, técnicos da AUSTRA, do lado de fora da unidade, procederam ao corte da ligação, partindo um colector. ”A nossa intervenção só durou uma manhã porque houve uma intervenção pirata nesse mesmo dia”, assegura Joaquim Inácio. Essa ligação ”clandestina e à margem da lei” mantém-se até hoje.

Os vereadores independentes, recorde-se, criticaram o modo como o corte da ligação foi efectuado, mas os dirigentes da associação de utilizadores entendem que não podem nem devem abrir mão de uma faculdade que lhes assiste, que é cortar a ligação a quem não paga a utilização do sistema. Perante estes dados, os administradores da AUSTRA perguntam aos independentes de outra forma deveriam ter actuado.

”A AUSTRA agiu no cumprimento do regulamento e a responsabilidade de não causar acidentes ambientais, neste caso concreto, é da empresa. Há aqui uma tentativa de passar o ónus para o lado AUSTRA mas, a partir do momento em que a empresa é notificada acerca do corte da ligação, esta passa a ser a responsável caso continue a verter efluentes no sistema”, considera Joaquim Inácio.

Hoje, o responsável admite que a associação foi demasiado tolerante e facilitou como não o devia ter feito, permitindo que a dívida se avolumasse nas condições em que efectivamente se verificou. 

 

Obras na ETAR estão adiantadas

As obras de requalificação da ETAR de Alcanena, da responsabilidade da AUSTRA, estão a decorrer desde o início do Verão estão em fase final de conclusão, notando-se já melhorias no funcionamento do equipamento, asseguram os responsáveis.

Um dos aspectos mais relevantes desta intervenção é a construção de um novo tanque que permitirá o tratamento diferenciado das águas residuais e dos sulfuretos, matéria orgânica muito agressiva que é proveniente das unidades industriais e que é a grande responsável pelo desgaste dos equipamentos. Este elemento químico deixará de chegar das fábricas à ETAR via colectores, mas sim via transporte.

O investimento ”de vulto” antecede o projecto de substituição da rede de colectores, que prevê a construção de uma rede separadora dos esgotos domésticos e industriais. ”Quando esta obra estiver completa vão registar-se melhorias significativas no ambiente no concelho de Alcanena”, acredita Joaquim Inácio, que considera que nesta fase de grandes investimentos a associação não pode pactuar com ”calotes”. As obras na ETAR e a participação da AUSTRA na substituição da rede de colectores rondam um investimento de cerca de 2 milhões de euros.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena