• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 23 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Qua.
 24° / 10°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Alcanena: esclarecimento sobre notícias relacionadas com curtumes e AUSTRA

Sociedade  »  2014-10-03 

Na sequência de notícias publicadas nas três últimas edições deste jornal, àcerca de uma intervenção da AUSTRA num colector de uma empresa associada, o Jornal Torrejano foi esta semana confrontado com uma ”avalanche” de reacções que, a serem publicadas tal como nos chegaram, teríamos de dedicar um número inteiro a este assunto.

Pela nossa parte, já entendemos o que se passa verdadeiramente e a opinião pública também já o saberá. E, tudo mais o que venha a ser escrito, por muita volta que dê, não vai contribuir para um melhor esclarecimento.

Este enredo, recorde-se, começou com divulgação, da nossa parte, de posições defendidas pelos vereadores independentes sobre o corte efectuado pela AUSTRA à ligação de uma empresa de curtumes ao sistema de tratamento de águas residuais. Posições defendidas em reuniões de câmara públicas, que deram aso a debate político. Foi com base nessas declarações que o JT publicou os primeiros dois textos.

Mais tarde, na sede da AUSTRA, o Jornal Torrejano ouviu as explicações dos seus administradores acerca do sucedido, o que deu origem a um terceiro texto sobre este assunto. Entretanto, os Independentes pelo Concelho de Alcanena (ICA) dirigiram-se apressadamente ao nosso jornal com um direito de resposta (embora o texto não tenha, ao abrigo da Lei de Imprensa invocada, esse enquadramento) e recebemos mais esclarecimentos, desta feita por parte da empresa Alcurte, que parte das suas instalações cedidas à empresa visada neste processo. A empresa referida nos anteriores textos, a Wet-White, por sua vez, também entendeu prestar esclarecimentos.

 

O que diz a Wet-White:

”Na sequência das duas notícias que constam no vosso jornal intituladas ”Alcanena: Independentes insistem que corte de ramal em fábrica não é solução” e ”Alcanena: Austra reage a opiniões dos independentes sobre corte na ligação de empresa ao sistema de águas residuais” vimos prestar o seguinte esclareciment

- A Wet White Lda formalizou em 22/7/2014, junto da Austra, uma reclamação escrita alegando erros de medição da contagem das águas residuais que lhe foram faturadas;

- Até esta data não têm conhecimento de qualquer decisão dessa reclamação que devia ter efeitos suspensivos relativos ao pagamento;

- Está convencida, que da análise da reclamação, resultará uma substancial redução dos valores da sua alegada dívida perante a Austra;

- Acrescendo que os 44 metros cúbicos que lhe foram faturados em Agosto de 2014 evidenciam outro abuso nos valores que lhe foram faturados desde 2009, uma vez que provam uma política de duplicação de faturação em que a mesma quantidade de água é faturada ao proprietário do edifício e à Wet White Lda, duplicando nessa parte as receitas da Austra, sendo necessário analisar todos os valores que nos foram debitados neste período;

- Dessa análise resultará a correção dos valores que a Austra debitou à Wet White Lda, agravados pelo acréscimo mensal de 10%, passando a Wet White Lda a ser credora da Austra:

Mesmo que da correção dos valores que nos foram faturados não resultasse a inversão do saldo, o valor que permaneça em dívida será de tal forma reduzido que teremos capacidade para proceder ao seu pagamento;

- Nestas circunstâncias, desde 17 de Agosto, que a Wet White não descarrega águas residuais a partir do prédio urbano 1848, cujo proprietário é a Alcurte Curtumes SA, situação que é do conhecimento da Austra;

- É totalmente falso que alguma vez a Austra tenha sido impedida de entrar nas instalações usadas pela Wet White Lda, sendo que o seu proprietário, Alcurte Curtumes SA, gere o seu acesso, tendo uma política de porta aberta, com a qual até nem concordamos, da qual resulta que todos podem entrar sem qualquer aviso, nomeadamente pelo portão da Travessa da Saudade, razão pela qlual era frequente que os funcionários da Austra entrassem sem que a Wet White tivesse conhecimento da sua visita.

Estranhamos assim o texto das duas noticias que não falam da reclamação que entregámos parecendo existir um alinhamento de posições que estranhamos, nesta situação que continuamos sem entender”.

 

A Alcurte:

Em 2009 a empresa Wet White (WW) passou a utilizar uns pavilhões da Alcurte, antiga Manuel Branco de Oliveira e Filhos LDA, passando a WW a descarregar as suas águas residuais pelo mesmo colector que a Alcurte, por ”conveniência da AUSTRA”, diz António Alexandre, administrador da empresa detentora dos pavilhões.

Com o bloqueio efectuado pela AUSTRA em Julho passado à ligação da WW ao sistema, devido às taxas em atraso, a Alcurte diz-se injustamente afectada uma vez não está em incumprimento. A AUSTRA, por seu lado, assegura propôs à Alcurte a construção de um tanque para alojar o caudal produzido e que este seria transportado até à ETAR por uma viatura. Solução que, segundo a AUSTRA, a Alcurte não aceitou.

Perante o corte na ligação efectuado pela AUSTRA, no dia 24 de Julho, António Alexandre é taxativo. ”Como a Alcurte descarrega as suas águas residuais por este ramal e a AUSTRA nunca a advertiu de qualquer ”corte de ligação” os derrames daí resultantes são da responsabilidade da AUSTRA”. O responsável diz ainda que há queixas-crime a decorrer contra a AUSTRA e defende que esta está contratualmente obrigada a zelar pela conservação dos equipamentos e não a destruí-los.

 

E os independentes:

No direito de resposta invocado, o grupo independente (ICA) não é referido nada de extraordinariamente novo, reafirmando aquela organização a sua discordância pela forma como a AUSTRA actuou, conforme já noticiamos por duas vezes neste jornal.

”Em boa verdade só questionámos o executivo da câmara municipal de Alcanena se tinha conhecimento da destruição de uma parte da rede de colectores, propriedade do município. Só pedimos esclarecimento acerca da verdade desses factos (…) e acabámos por ser informados por um elemento do executivo que de facto tinha sido arrancada uma manilha para evitar a ligação da empresa devedora (...). Ficámos, portanto, informados e manifestámos a nossa discordância pela forma apressada como a medida foi tomada, segundo parece, depois de terem passados mais de 6 meses desde que a empresa terá entrado em incumprimento (…). Em nossa opinião (...) num estado de direito, há sempre lugar ao recurso à Justiça que tomará as medidas julgadas mais adequadas à resolução do conflito”, reafirmam.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril
»  2024-04-22  25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote