• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 18 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 26° / 11°
Céu limpo
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

CDU identifica os "sete pecados mortais" do primeiro ano de mandato da actual câmara

Sociedade  »  2014-10-10 

Descredibilização, passividade e inércia, falta de cultura democrática, isolamento político, ilegalidades e irresponsabilidade são, para a CDU, as principais marcas do primeiro ano de mandato da maioria socialista na câmara de Torres Novas.

A estrutura concelhia de Torres Novas da CDU fez um balanço muito negativo ao primeiro ano de mandato da actual câmara, gerida por uma maioria socialista que, na opinião dos comunistas, está tremida e isolada politicamente.

Tremida porque notam um enorme afastamento de um dos vereadores socialistas dos demais companheiros (Paulo Tojo), e está isolada politicamente porque não tem o apoio do partido, conforme se viu no episódio da votação da dissolução da Turriespaços na assembleia municipal.

O isolamento político é assim um dos aspectos negativos que, para a CDU, caracterizam o primeiro ano de mandato da equipa liderada por Pedro Ferreira, que é ainda acusada de não tomar decisões e de esperar pelas ordens de instâncias superiores, como se viu com os dois recentes acórdãos do Tribunal de Contas, acerca da empresa municipal e Convento do Carmo.

É aqui que entra a passividade e a inércia, segundo a CDU.

A descredibilização também faz parte deste conjunto de adjectivos para classificar os primeiros 12 meses da actuação da maioria socialista e prende-se exactamente com o teor dos acórdãos dos dois assuntos quentes que se verificaram no Verão.

O chumbo do visto ao contrato a celebrar entre município e a EM para 2014 foi acompanhado de considerações que, segundo os comunistas, deixou descredibilizado o município perante o TC, assim como o chumbo do contrato da segunda fase da obra do Convento do Carmo que, a dada altura, elucida sobre a forma como se fazem concursos públicos.

”Neste momento, até as vírgulas dos processos que cheguem ao TC serão analisadas ao detalhe pelos juízes”, ironizou Ramiro Silva.

Estes dois processos permitem ainda aos comunistas caracterizarem este período de gestão autárquica com mais dois adjectivos negativos: ilegalidade e irresponsabilidade. ”Vejam, no espaço de um ano, as normas que não foram violadas”, disse ainda.

Por fim, a falta de cultura democrática porque, até hoje, a câmara não respondeu aos requerimentos avançados pela CDU, relativamente aos estudos encomendados a entidades externas nos últimos anos, avenças, cópias de todas as deliberações que envolveram o Convento do Carmo, sentindo-se a CDU no direito de recorrer a mecanismos legais para aceder aos documentos que pediu e não foram facultados.

Filipa Rodrigues, vereadora substituta de Carlos e Tomé e actualmente substituída por Nuno Guedelha na câmara de Torres Novas, reiterou que se a CDU estivesse no poder naquelas circunstâncias, já tinha assumido as suas responsabilidades políticas e pedido a demissão.

 

Cristina Tomé e as 35 horas semanais: ”Falta coragem política para colocar em vigor protocolo assinado em Abril”

”Ninguém assina um acordo que não quer implementar”. Foi assim que Cristina Tomé começou por abordar o assunto das 35 horas semanais que ainda não foi implementado no município de Torres Novas, com ”justificações e histórias” que não convencem, diz.

Ainda na última reunião de câmara, notou a sindicalista, o assunto foi discutido com base em dois pareceres técnicos que ”em nada se opõem” à implementação do horário de trabalho das 35 horas semanais para funcionários do município e das escolas a ele ligadas.

Os pareceres, assinados por técnicos do departamento de administração económica e social e pelos serviços jurídicos daquele mesmo departamento, não foram suficientes para que a maioria na câmara desse andamento ao acordo, referindo Cristina Tomé que o que se pede agora é uma opção política.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos