• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 26° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 24° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: Maria de Sousa vende o que produz na feira dos frutos secos desde 1986

Sociedade  »  2014-10-10 

Maria de Sousa, produtora de castanha, amêndoa, passa de uva, figo preto e pingo de mel e nozes, é presença assídua na feira dos frutos secos de Torres Novas desde a primeira edição do certame, que se realizou de 9 a 12 de Outubro de 1986.

Esta produtora de Casais da Igreja, freguesia de Assentis, concelho de Torres Novas, não falhou até hoje uma feira, acreditando que, actualmente, é das únicas vendedoras presentes naquele evento que vende exclusivamente o que produz, ”muito embora haja por aí mais quem tenha fama de ser produtor mas vende produtos que compra”, asseverou.

As suas árvores, amendoeiras, nogueiras e figueiras, estão espalhadas por diversas fazendas, não apenas em Casais da Igreja mas também, por exemplo, em Paialvo, e a produção é feita com recurso ao método artesanal.

A secagem da uva, para transformar em passa de uva, por exemplo, é feita em estufa, mas apenas com uma cobertura para proteger a produção em caso de chuva. Nas laterais está destapada, refere, para descrever que o processo é o mais natural possível.

Questionada sobre se o que vende hoje é o mesmo que se vendia em 1986, Maria de Sousa responde com alguma tristeza: ”Nem lá perto!”

Esta vendedora, que também está no mercado semanal da terça-feira, sublinha que a concorrência dos produtos importados faz alguma mossa no seu negócio, que é de pequena dimensão.

Actualmente os expositores procuram diversificar a oferta, apresentando uma vasta gama de frutos secos, muitos dos quais transformados e cristalizados.

Além da feira dos frutos secos de Torres Novas há, no país, outros eventos semelhantes que visam a divulgação deste produt são os casos da feira de frutos secos e derivados de Alcantarilha, Silves (Algarve), da feira dos frutos secos do Alvito (Alentejo) ou a feira de S. Simão, em Alcobaça, que tem nos frutos secos a sua principal atracção.

 

Próxima edição está a ser pensada

A próxima edição da feira dos frutos secos vai coincidir com o 30.º aniversário da elevação de Torres Novas a cidade e, nessa medida, está a ser pensado um certame especial que seja do agrado de todos. Com efeito, têm sido realizados inquéritos aos expositores e aos visitantes, no sentido de se perceber o que pode ser melhorado.

”Temos que perceber melhor o que o cliente procura e o que temos para oferecer e na minha opinião a feira tem vindo a ajustar-se convenientemente à procura, apesar do número de visitantes se ter vindo manter. Pelos inquéritos que fazemos notamos algum descontentamento pelos moldes em que funciona. Este ano vamos dirigir inquéritos aos expositores, que são quem cria a oferta, e aos visitantes. Depois de analisada a opinião da oferta e da procura, definiremos o modelo que melhor defenda os interesses culturais da nossa ligação ao fruto seco”, diz António Ferreira, do sector do turismo da autarquia torrejana.

É sua convicção que a feira do próximo marcará indelevelmente o rumo deste evento, no futuro, admitindo que todas as hipóteses estão em cima da mesa.

”A necessidade de fazer boa gestão orçamental é imperiosa. Não podemos fazer algo que depois não conseguimos pagar e, para esse efeito, temos de ter uma visão do utilizador-pagador, o que não quer dizer que as entradas não possam ser gratuitas. Temos é de encontrar formas de financiamento que permita realizar o evento”.

Se abdicarmos da receita de bilheteira e passarmos essa fatia para os expositores, torna-se inviável a sua participação. Temos de tornar em cada vez mais os espaços dos expositores mais baratos. São aspectos que têm de ser ponderados. Eventualmente poderemos contar em 2015 com fundos comunitários. Isso facilitaria as coisas, neste caso, melhorando a acessibilidade ao evento do ponto de vista financeiro”, concluiu.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos