Entroncamento: deputados do PCP e BE preocupados com futuro da EMEF
Sociedade » 2015-02-11
O esvaziamento do pólo do Entroncamento, em especial, tem sido evidente nos últimos anos, e as recentes declarações do secretário de Estado dos Transportes sobre os possíveis cenários da EMEF deixaram a esquerda com os cabelo sem pé.
Sérgio Monteiro disse que o Governo aguarda orientações da União Europeia acerca do futuro da empresa, nomeadamente se esta deveria ser liquidada ou privatizada, tal como a CP Carga.
“A União Europeia não pode impor a privatização nem o encerramento de empresas, nem o Governo tem que se submeter a políticas lesivas do interesse nacional”, disse o deputado comunista que, acrescentou, o país precisa de inverter o processo de destruição da ferrovia nacional. João Ferreira prometeu estar ao lado dos trabalhadores “e do povo português” na defesa da empresa.
Já esta segunda-feira, uma comitiva do Bloco de Esquerda, liderada por Catarina Martins e Helena Pinto, acusou o governo de estar a tentar vender à pressa o que resta dos transportes públicos, referindo-se à Metro do Porto, à Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e à Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) e anunciou que iria interpelar o governo acerca da ”destruição da oferta pública de transportes” (fê-lo esta quarta-feira).
Para Catarina Martins, a privatização “ou a liquidação” da EMEF é uma medida integrada num plano estratégico para desmantelar o serviço público de transportes, através de processos de privatização, concessão, fusão e subconcessão. “Da TAP aos transportes urbanos, da CP às fábricas de manutenção de material ferroviário, o que está em causa é a alienação de sectores estratégicos, essenciais para o desenvolvimento do país”, referiu.
Entroncamento: deputados do PCP e BE preocupados com futuro da EMEF
Sociedade » 2015-02-11O esvaziamento do pólo do Entroncamento, em especial, tem sido evidente nos últimos anos, e as recentes declarações do secretário de Estado dos Transportes sobre os possíveis cenários da EMEF deixaram a esquerda com os cabelo sem pé.
Sérgio Monteiro disse que o Governo aguarda orientações da União Europeia acerca do futuro da empresa, nomeadamente se esta deveria ser liquidada ou privatizada, tal como a CP Carga.
“A União Europeia não pode impor a privatização nem o encerramento de empresas, nem o Governo tem que se submeter a políticas lesivas do interesse nacional”, disse o deputado comunista que, acrescentou, o país precisa de inverter o processo de destruição da ferrovia nacional. João Ferreira prometeu estar ao lado dos trabalhadores “e do povo português” na defesa da empresa.
Já esta segunda-feira, uma comitiva do Bloco de Esquerda, liderada por Catarina Martins e Helena Pinto, acusou o governo de estar a tentar vender à pressa o que resta dos transportes públicos, referindo-se à Metro do Porto, à Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e à Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) e anunciou que iria interpelar o governo acerca da ”destruição da oferta pública de transportes” (fê-lo esta quarta-feira).
Para Catarina Martins, a privatização “ou a liquidação” da EMEF é uma medida integrada num plano estratégico para desmantelar o serviço público de transportes, através de processos de privatização, concessão, fusão e subconcessão. “Da TAP aos transportes urbanos, da CP às fábricas de manutenção de material ferroviário, o que está em causa é a alienação de sectores estratégicos, essenciais para o desenvolvimento do país”, referiu.
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