• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 22° / 9°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  24° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Boquilobo: sessão evocativa assinala hoje passagem dos 50 anos da morte do “General Sem Medo”

Sociedade  »  2015-02-12 

A passagem dos 50 anos da morte do General Humberto Delgado assinalam-se hoje, sexta-feira, dia 13 de Fevereiro, com a realização de uma cerimónia evocativa (18h30), promovida pela câmara municipal de Torres Novas, Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos (ADPHNRR) e União de freguesias de Brogueira, Parceiros e Alcorochel.

A efeméride realiza-se numa altura em que a casa memorial está fechada, desde 2011, embora se realizem visitas por marcação. A falta de verba é o grande entrave à possibilidade de se manter aquele espaço museológico aberto diariamente. A Casa Memorial Humberto Delgado, recorde-se, fechou as suas portas em 2011, numa altura em que tinha terminado o contrato de emprego inserção com a funcionária que lá estava e, como a entidade que tutela aquele pequeno museu - dedicado à memória de um dos mais destemidos opositores ao regime fascista -, não tinha capacidade para suportar as despesas inerentes à presença de um funcionário a tempo inteiro, decidiu fechar a porta.

Mas as dificuldades em manter o projecto, que nasceu em 1996, fizeram-se sentir anos depois, tendo a Associação da Casa Memorial Humberto Delgado ”entregue” a gestão do ”museu” à Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos, em Outubro de 2009 - entidade que também tutela o Museu Agrícola de Riachos.

Abel Resina de Sousa, ex-presidente da junta de freguesia da Brogueira, lamenta que a casa memorial esteja fechada, situação que, em sua opinião, levou a alguma perda de dinâmica ao longo dos últimos anos.

 

Casa Memorial

A casa memorial Humberto Delgado encontra-se no largo principal do Boquilobo, onde nasceu o General, tendo sido ali constituído um espaço museológico dedicado à sua acção política em defesa da democracia e da liberdade em Portugal. O projecto nasceu da vontade de alguns dos seus conterrâneos que, desta forma, quiseram prestar uma homenagem a um dos mais sérios opositores do regime fascista que dominava o país. As suas ideologias democráticas e o desejo pela liberdade valeram-lhe a morte a 13 de Fevereiro de 1965, em Espanha, tendo sido assassinado pela PIDE.

Cartas escritas por Humberto Delgado a diversas personalidades, a asa e a hélice de um avião, documentos das eleições e um comunicado emitido pela PIDE onde se justificava a legitimidade dos resultados das eleições de 1958, são alguns dos principais objectos do espólio de Humberto Delgado expostos no Boquilobo.

O primeiro passo com vista à instalação da casa memorial, só foi possível depois de um grupo de admiradores da vida do general terem conseguido recuperar o imóvel, que estava em estado avançado de degradação. Essa reconstrução foi possível graças ao financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e da Força Aérea.

 

Humberto Delgado

Nasceu no Boquilobo, concelho de Torres Novas, em 1906 e entrou para a escola do Exército em 1922, onde fez os cursos de artilharia, de piloto, de observador e do Estado-Maior. Aos 46 anos foi promovido a brigadeiro, tornando-se no ano seguinte o mais jovem general do seu tempo, representando Portugal em acordos com o governo inglês. Nas presidenciais de 1958 tornou-se candidato opositor a Américo Tomás. Segundo os dados oficiais conseguiu apenas 25 por cento dos votos, mas houve fortes indícios de se ter tratado de uma eleição fraudulenta. Acabou por ser expulso da Força Aérea, esteve exilado no Brasil, onde constituiu um movimento de oposição ao governo salazarista. Mais tarde, instala-se em Argel e quanto tenta regressar a Portugal, clandestinamente, em 1965, foi assassinado, perto da fronteira, a 13 de Fevereiro. Após o 25 de Abril de 1974 foi readmitido na Força Aérea, em 1980 foi agraciado, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e em 1990, os seus restos mortais foram transladados para o Panteão Nacional.

 

Biografia reduzida assinala 50 anos da morte de Humberto Delgado

A passagem dos 50 anos da morte de Humberto Delgado, que foi alvo de uma emboscada assassinado por um grupo de agentes da PIDE, liderado por Rosa Casaco, vai ser assinalada com a publicação de uma versão reduzida da obra ”Humberto Delgado, Biografia do General Sem Medo” (2010), da autoria de Frederico Delgado Rosa, neto do general, que revela factos novos, pormenores intimistas e lança novas pistas sobre o assassinato do seu avô.

Esta biografia ”desvenda factos totalmente desconhecidos até hoje, relata pormenores intimistas vedados aos historiadores e faz surpreendentes revelações sobre o assassinato, lançando uma nova luz sobre o «Caso Delgado»”, refere a sinopse do livro editado pela Esfera dos Livros.

Em Lisboa a data também vai ser celebrada, com diversas iniciativas na câmara municipal e no cinema São Jorge, com a projecção do filme ”Operação Outono”, de Bruno Almeida

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA