• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Cardiologia do CHMT com muitas dificuldades, urgência sem capacidade de garantir escalas (actualizada)

Sociedade  »  2022-10-12 

A unidade de cardiologia do CHMT, instalada no hospital de Torres Novas até há uns anos, quando foi transferida sem qualquer justificação para o hospital de Abrantes, está em risco de ficar bastante debilitada, já que os últimos desenvolvimentos levaram à desarticulação de grande parte da sua capacidade.

Por despacho de 6 de Outubro, o presidente do conselho de administração, Casimiro Ramos, demitiu de funções o director do serviço de cardiologia por este, alegadamente, não ter tido capacidade para contratar médicos para o serviço e garantir as escalas da urgência. A decisão foi tomada após uma reunião anterior, destinada exactamente a analisar a situação do serviço e a dificuldade que estava a sentir-se para garantir escalas no serviço de urgência. Tomaram parte na reunião o próprio presidente do conselho de administração, o vogal executivo Carlos Gil, a directora clínica Ivone Caçador, Tiago Pereira e o director do serviço, David Durão.

Confrontado com a situação, o director do serviço de cardiologia confirmou que estava a sentir grandes dificuldades em garantir a contratação de médicos prestadores para garantir as escalas da urgência e o apoio desta à unidade cardiologia. Perante este quadro, Casimiro Ramos propôs a demissão de David Durão, e em reunião do conselho de administração de 6 de Outubro, foi deliberado, com um voto contra e uma abstenção, aprovar a proposta de demissão do director do serviço de cardiologia, formulada por Casimiro Ramos. Na sequ~encia da destituição de David Durão, mais outros dois médicos pediram as rescisão dos contratos com o CHMT.

Acontece que toda esta situação, nomeadamente a demissão de David Durão pelo CA é altamente questionável: não cabe, legalmente, a um director de serviço a avocação de recursos, nomeadamente a contratação de médicos, cuja competência é da administração. Por isso, os pressupostos que estiveram na base da proposta de demissão de David Durão são altamente discutíveis quanto à sua legalidade. 

Face a este quadro, o serviço de Cardiologia está fortemente fragilizado: para já, a urgência está tecnicamente parada ou com dificuldades em garantir as escalas de forma cabal, grande parte da consulta está limitada neste momento, tal como algumas actividades clínicas como o seguimento dos doentes com pacemaker. Ficaram no serviço apenas o dr. Valério, a dra. Helena e o dr. Linder, alguns à beira da idade de reforma. Os doentes urgentes deverão ser enviados para Lisboa ou Coimbra, mas segundo o JT apurou, o CODU ainda não tem instruções para alterar a ordem de envio dos doentes urgentes de cardiologia, continuando os mesmos a ser enviados para o hospital de Abrantes.

Segundo o JT também apurou, as dificuldades de garantir escalas na urgência médico-cirúrgica de Abrantes (a única existente nos três hospitais) também estão a preocupar a gestão do CHMT, particularmente tendo em atenção o período do Natal. O pior que poderia acontecer seria a urgência de Abrantes passar urgência básica, como as de Tomar e Torres Novas, onde não se pratica qualquer acto médico e nem um antibiótico é administrado, recuando-se mais de 70 anos na qualidade dos serviços de saúde na região.

Em comunicado distribuído à agência Lusa, o conselho de administração do CHMT refere que a decisão de destituição “é sustentada pela incapacidade de o diretor de serviço demitido adoptar medidas para garantir um nível satisfatório nas escalas de Cardiologia de apoio à Urgência Médico-Cirúrgica de Abrantes”. Nessa nota, a administração indica que David Durão “evidenciou um total desalinhamento com os objetivos da instituição, designadamente a necessidade de atender às especificidades regionais” de um centro hospitalar com as características do CHMT. “Não obstante as condições de atractividade que foram criadas por este conselho de administração, nomeadamente ao nível de avultados investimentos em equipamentos e meios de diagnóstico, o Dr. David Durão também não conseguiu tomar medidas para evitar a saída de profissionais para outras instituições”, diz a versão do conselho de administração no comunicado.

O presidente da Câmara de Torres Novas e outros autarcas estão ao corrente da situação, mas anda não vieram a terreiro, desta vez, informar os seus munícipes. Aliás, toda esta situação decorre de uma espécie de conluio inter-autárquico, que na sombra discute a distribuição de valências pelos três hospitais, muitas vezes ao arrepio de critérios clínicos e técnicos. O serviço de cardiologia funcionou muito bem até 2016, em Torres Novas, onde parece ser mais fácil atrair médicos do que para Abrantes, dada a maior proximidade de Torres Novas a Santarém, Lisboa ou Coimbra.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos