• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 24 de Setembro de 2018
Pesquisar...
Qui.
 33° / 22°
Períodos nublados
Qua.
 34° / 19°
Céu limpo
Ter.
 36° / 22°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  38° / 18°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O PROVADOR DOS LEITORES: mil contos para o croquete

Sociedade  »  2018-02-08 

Avisam-se os leitores que a notícia contém em si uma série de aditivos

Inaugura-se, nesta semana, a rubrica “O Provador dos Leitores”, que consiste essencialmente em apresentar aos leitores do JT determinadas notícias que circulam pelo espaço mediático (jornais, internet, páginas oficiais, etc), mas só depois de serem provadas pelo nosso provador de modo a identificar aditivos, conservantes e outros venenos que normalmente estão agarrados a estes produtos nocivos. Começamos hoje por uma nota de imprensa enviada às redacções pelo gabinete de imprensa do município
de Torres Novas. Eis a peça, que se esperaria ver reproduzida sob a forma de notícia por esses pasquins e pagelas das redondezas, e ainda por cima à borla:


“Torres Novas
aposta no combate
ao insucesso escolar”
O Município de Torres Novas viu, recentemente, aprovadas as medidas propostas no projeto PEDIME (Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo) e incluídas na candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo ao Centro 2020 “PEDIME Médio Tejo – Fase 1”, no âmbito da operação “Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”.
As medidas de nível municipal, agora aprovadas, visam, essencialmente, a melhoria das aprendizagens dos alunos e a redução das taxas de insucesso, retenção e abandono escolar precoce. Definidas em articulação com os planos de ação estratégica dos dois agrupamentos de escolas do concelho, incidem, entre outras, na intervenção de equipas de mediadores para o sucesso escolar, que trabalharão ativamente e em proximidade com os alunos que apresentam um maior risco de insucesso escolar, assim como na realização de seminários, workshops e conferências direcionadas para pais, professores e educadores.
As ações, nesta primeira fase, traduzem-se num investimento de aproximadamente 400.000,00€, com uma comparticipação comunitária de 85%.”

Em primeiro lugar, diga-se que houve jornais, mais papistas que o papa, que foram mais longe do que a propaganda oficial podia imaginar que fariam e puxaram, para o título da “notícia” que publicaram, os alegados 400 mil euros que vão ser gastos no combate ao insucesso escolar, gritando ao mundo que a câmara de Torres Novas vai investir 400 mil euros nas criancinhas com pouco aproveitamento escolar.

Lê-se a “notícia” e imagina-se logo dois carros de mão cheios de notas de 500 euros destinados a pagar aulas suplementares e actividades didácticas destinadas aos alunos com mais fraco aproveitamento - 400 mil euros é muita fruta e mesmo o barrão mais distraído vacila e pensa: espera aí, 400 mil?

O texto, e é o que vale, começa logo cheio de precisão ao informar que o “município viu aprovadas”, e “recentemente”, medidas propostas no programa PEDIME. Portanto, o município viu, digamos que avistou em parte incerta alguém a aprovar as medidas, ficando o leitor imediatamente identificado com o assunto. Pergunte-se ao município, que ele viu e pode dar mais detalhes.

A prédica depois avança e, de “recentemente”, as medidas foram aprovadas, afinal, “agora”, agorinha mesmo, há bocado, e visam essencialmente, registe-se o “essencialmente,” a melhoria das aprendizagens dos alunos e a redução das taxas de insucesso”. Veremos que essencialmente é tudo muito exagerado e que mesmo os 400 mil paus não passam de um efeito decorativo, com o mesmo resultado da iluminação de Natal e da música pirosa nas vendas do comércio tradicional, que vende sempre menos de ano para ano, donde se prova que a iluminação e a música têm um efeito pernicioso nas próprias vendas.

Para isso, para vermos que os 400 mil são uma história bastante exagerada, qualquer mortal pode pegar no best seller “Orçamento Municipal – Grandes Opções do Plano – 2018”, dado à estampa recentemente e amplamente divulgado, e verificar, entre rubricas e slogans, como param as modas relacionadas com este PEDIME e os seus amestrados 400 mil euros.
De imediato se vê que para o ano corrente está definida uma verba de pouco mais de 200 mil euros para o tal PEDIME, que ainda assim é dinheiro, ficando a imaginar-se que os tais 400 mil, se alguma vez o forem, serão distribuídos pelos tempos imemoriais da imaginação autárquica.

E, destes 200 e picos mil, uma pessoa mesmo muito crédula, não pode deixar de notar que a festa abre logo com 1000 euros para “material de divulgação”, estamos a citar, de um encontro para pais: isso mesmo, duzentos continhos na moeda antiga para divulgar um encontro de pais. Para o mesmo encontro de pais, há ainda 500 euros para comprar “outros bens” e ainda mais 1500 eurinhos para os oradores do “invento”, como diz o povo.

Já parou? Não, há ainda outros 1500 aéreos para “despesas de deslocação e alojamento” dos oradores. Parecia que mais não seria possível nesta encarniçada guerra ao insucesso escolar: atenção, são mais 5000 mil euros (cinco mil, por extenso), mil contos, para o “catering” do encontro, isto é, para o rissol e o croquete, que isto do combate ao insucesso escolar abre o apetite dos pais, neste caso, e dos penetras do costume nestes eventos. Note-se, mil contitos para o croquete.

Encerra-se este já por antecipação inolvidável encontro de pais para “partilha de boas práticas” com uns trocos de mais 400 euros para “serviços”, que pode sempre aparecer mais qualquer coisita de que não se está à espera numa organização complexa e difícil como é um encontro de pais com oradores e convidados e rissóis e essas coisas todas.

Depois, atenção, vem aí verba de peso: 64 mil euros para “mediadores”, em regime de prestação de serviços, certamente para o combate em si. E como os mediadores vão precisar de material para captar a atenção das crianças (são tão distraídos, estes garotos), aí vão mais 31800 euros para Kits temáticos da actividade “Ciências sobre Rodas” que vai ser, de caras, um sucesso nesta missão de luta contra o insucesso, porque só ela, a “Ciência sobre Rodas”, também vai ter mais 35 mil dele para “prestação de serviços”.

Concluindo, e dando por provada a “notícia” posta a circular pelos serviços de propaganda do município de Torres Novas, avisam-se os leitores que a mesma contém em si uma série de aditivos com inicial “E”, aqueles piores, e que neste caso o E quer dizer que a “notícia” é enganosa, exagerada, pelo que não deve ser consumida dados os seus graves efeitos secundários. O Provador dos Leitores aconselha a que, no caso de alguém ter engolido o seu teor, mesmo parcialmente, deve procurar um médico.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas homenageou Hugo Santos, o “alquimista dos sentidos” »  2018-09-22 

Hugo Santos, hospitalizado devido a um agravamento passageiro, espera-se, do seu estado de saúde, não pôde estar presente na homenagem que lhe foi promovida hoje, dia 22, no auditório municipal, perante muitas dezenas de amigos e admiradores.
(ler mais...)


ASAE mandou fechar “quiosque da Mónica” »  2018-09-21 

Uma brigada da ASAE, formada por cinco pessoas, irrompeu ao princípio da tarde de hoje, sexta-feira, pelo quiosque da Mónica, situado no largo dom Diogo de Almeida, em Torres Novas, e vasculhou o pequeno estabelecimento de cima a baixo no sentido de encontrar “desconformidades” de funcionamento.
(ler mais...)


PS chumba cadernos gratuitos para alunos do concelho, diz Bloco »  2018-09-13 

O Bloco de Esquerda voltou a propor, na Câmara Municipal, o alargamento da gratuitidade aos cadernos de actividades para os alunos e alunas do 1 e 2.º ciclo do ensino básico. “O PS votou contra chumbando esta medida e relegando o nosso município para uma posição imobilista face ao crescente número de autarquias que aprova medidas no sentido da gratuitidade da educação, na sua maioria geridas pelo PS”, diz o Bloco de Esquerda em comunicado.
(ler mais...)


Feira dos Frutos Secos: novidades com muitos espectáculos na praça dos Claras »  2018-09-12 

A 33.ª Feira Nacional dos Frutos Secos vai ter lugar de 28 de Setembro a 7 de Outubro, este ano na Praça 5 de Outubro e, novidade, na Praça dos Claras, onde decorrem os espectáculos, num cartaz de fazer inveja a muitos festivais de música tradicional.
(ler mais...)


João Quaresma questiona gestão do PS »  2018-09-11 

“É do nosso conhecimento que a Câmara tem levado a efeito algumas limpezas junto do leito do Rio Almonda. Foi o caso da intervenção junto do condominio Beira Rio e, recentemente, na Avenida João Martins de Azevedo, junto à ponte.
(ler mais...)


Torres Novas: município mantém programa de bolsas para alunos do “superior” »  2018-09-11 

A câmara municipal de Torres Novas anunciou a abertura do prazo e candidaturas com vista às bolsas de estudo para alunos do ensino superior, iniciativa que se destina exclusivamente a residentes no concelho de Torres Novas e que visa “favorecer a igualdade de oportunidades no acesso ao prosseguimento de estudos”.
(ler mais...)


Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados »  2018-09-11 

O CD Torres Novas e CD Fátima afinal vão continuar na Taça de Portugal. Os dois emblemas ribatejanos foram duas das 20  equipas repescadas pela Federação Portuguesa de Futebol e no dia 30 de Setembro jogam a segunda eliminatória da prova.
(ler mais...)


Torres Novas: apanhados a roubar no Continente »  2018-09-10 

Três indivíduos foram surpreendidos, no passado sábado, quando se preparavam para transportar uma quantidade de artigos de supermercado avaliados em mais de 1000 euros, sem pagar. O episódio aconteceu no passado dia 8 de Setembro, ao final da manhã.
(ler mais...)


Entrevista: “A exigência do público da televisão portuguesa ao nível da caracterização não é alta” »  2018-09-03 

Andreia Ferreira, de 26 anos, é natural de Torres Novas. Especializou-se em caracterização, na Makeup School, e ambiciona, no futuro, aparecer na ficha técnica de grandes produções de Hollywood. A caracterização de Brad Pitt em “O Estranho Caso de Benjamin Buttom” e a da criatura de “The shape of water”, são dois trabalhos que elege como do outro mundo e que não se importava nada de ter participado.
(ler mais...)


Covão do Feto: festas são já no próximo fim-de-semana »  2018-09-02 

As tradicionais e conhecidas festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, aqui bem perto em Covão do Feto, concelho de Alcanena, estão aí: o próximo fim-de-semana de 7, 8 e 9 de Setembro promete ser animado, em festejos cujo ponto alto é a procissão em honra da padroeira, no domingo, pelas quatro horas da tarde.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-09-21  ASAE mandou fechar “quiosque da Mónica”
»  2018-09-22  Torres Novas homenageou Hugo Santos, o “alquimista dos sentidos”