• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O PROVADOR DOS LEITORES: mil contos para o croquete

Sociedade  »  2018-02-08 

Avisam-se os leitores que a notícia contém em si uma série de aditivos

Inaugura-se, nesta semana, a rubrica “O Provador dos Leitores”, que consiste essencialmente em apresentar aos leitores do JT determinadas notícias que circulam pelo espaço mediático (jornais, internet, páginas oficiais, etc), mas só depois de serem provadas pelo nosso provador de modo a identificar aditivos, conservantes e outros venenos que normalmente estão agarrados a estes produtos nocivos. Começamos hoje por uma nota de imprensa enviada às redacções pelo gabinete de imprensa do município
de Torres Novas. Eis a peça, que se esperaria ver reproduzida sob a forma de notícia por esses pasquins e pagelas das redondezas, e ainda por cima à borla:


“Torres Novas
aposta no combate
ao insucesso escolar”
O Município de Torres Novas viu, recentemente, aprovadas as medidas propostas no projeto PEDIME (Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo) e incluídas na candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo ao Centro 2020 “PEDIME Médio Tejo – Fase 1”, no âmbito da operação “Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”.
As medidas de nível municipal, agora aprovadas, visam, essencialmente, a melhoria das aprendizagens dos alunos e a redução das taxas de insucesso, retenção e abandono escolar precoce. Definidas em articulação com os planos de ação estratégica dos dois agrupamentos de escolas do concelho, incidem, entre outras, na intervenção de equipas de mediadores para o sucesso escolar, que trabalharão ativamente e em proximidade com os alunos que apresentam um maior risco de insucesso escolar, assim como na realização de seminários, workshops e conferências direcionadas para pais, professores e educadores.
As ações, nesta primeira fase, traduzem-se num investimento de aproximadamente 400.000,00€, com uma comparticipação comunitária de 85%.”

Em primeiro lugar, diga-se que houve jornais, mais papistas que o papa, que foram mais longe do que a propaganda oficial podia imaginar que fariam e puxaram, para o título da “notícia” que publicaram, os alegados 400 mil euros que vão ser gastos no combate ao insucesso escolar, gritando ao mundo que a câmara de Torres Novas vai investir 400 mil euros nas criancinhas com pouco aproveitamento escolar.

Lê-se a “notícia” e imagina-se logo dois carros de mão cheios de notas de 500 euros destinados a pagar aulas suplementares e actividades didácticas destinadas aos alunos com mais fraco aproveitamento - 400 mil euros é muita fruta e mesmo o barrão mais distraído vacila e pensa: espera aí, 400 mil?

O texto, e é o que vale, começa logo cheio de precisão ao informar que o “município viu aprovadas”, e “recentemente”, medidas propostas no programa PEDIME. Portanto, o município viu, digamos que avistou em parte incerta alguém a aprovar as medidas, ficando o leitor imediatamente identificado com o assunto. Pergunte-se ao município, que ele viu e pode dar mais detalhes.

A prédica depois avança e, de “recentemente”, as medidas foram aprovadas, afinal, “agora”, agorinha mesmo, há bocado, e visam essencialmente, registe-se o “essencialmente,” a melhoria das aprendizagens dos alunos e a redução das taxas de insucesso”. Veremos que essencialmente é tudo muito exagerado e que mesmo os 400 mil paus não passam de um efeito decorativo, com o mesmo resultado da iluminação de Natal e da música pirosa nas vendas do comércio tradicional, que vende sempre menos de ano para ano, donde se prova que a iluminação e a música têm um efeito pernicioso nas próprias vendas.

Para isso, para vermos que os 400 mil são uma história bastante exagerada, qualquer mortal pode pegar no best seller “Orçamento Municipal – Grandes Opções do Plano – 2018”, dado à estampa recentemente e amplamente divulgado, e verificar, entre rubricas e slogans, como param as modas relacionadas com este PEDIME e os seus amestrados 400 mil euros.
De imediato se vê que para o ano corrente está definida uma verba de pouco mais de 200 mil euros para o tal PEDIME, que ainda assim é dinheiro, ficando a imaginar-se que os tais 400 mil, se alguma vez o forem, serão distribuídos pelos tempos imemoriais da imaginação autárquica.

E, destes 200 e picos mil, uma pessoa mesmo muito crédula, não pode deixar de notar que a festa abre logo com 1000 euros para “material de divulgação”, estamos a citar, de um encontro para pais: isso mesmo, duzentos continhos na moeda antiga para divulgar um encontro de pais. Para o mesmo encontro de pais, há ainda 500 euros para comprar “outros bens” e ainda mais 1500 eurinhos para os oradores do “invento”, como diz o povo.

Já parou? Não, há ainda outros 1500 aéreos para “despesas de deslocação e alojamento” dos oradores. Parecia que mais não seria possível nesta encarniçada guerra ao insucesso escolar: atenção, são mais 5000 mil euros (cinco mil, por extenso), mil contos, para o “catering” do encontro, isto é, para o rissol e o croquete, que isto do combate ao insucesso escolar abre o apetite dos pais, neste caso, e dos penetras do costume nestes eventos. Note-se, mil contitos para o croquete.

Encerra-se este já por antecipação inolvidável encontro de pais para “partilha de boas práticas” com uns trocos de mais 400 euros para “serviços”, que pode sempre aparecer mais qualquer coisita de que não se está à espera numa organização complexa e difícil como é um encontro de pais com oradores e convidados e rissóis e essas coisas todas.

Depois, atenção, vem aí verba de peso: 64 mil euros para “mediadores”, em regime de prestação de serviços, certamente para o combate em si. E como os mediadores vão precisar de material para captar a atenção das crianças (são tão distraídos, estes garotos), aí vão mais 31800 euros para Kits temáticos da actividade “Ciências sobre Rodas” que vai ser, de caras, um sucesso nesta missão de luta contra o insucesso, porque só ela, a “Ciência sobre Rodas”, também vai ter mais 35 mil dele para “prestação de serviços”.

Concluindo, e dando por provada a “notícia” posta a circular pelos serviços de propaganda do município de Torres Novas, avisam-se os leitores que a mesma contém em si uma série de aditivos com inicial “E”, aqueles piores, e que neste caso o E quer dizer que a “notícia” é enganosa, exagerada, pelo que não deve ser consumida dados os seus graves efeitos secundários. O Provador dos Leitores aconselha a que, no caso de alguém ter engolido o seu teor, mesmo parcialmente, deve procurar um médico.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos