• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Domingo, 22 de Abril de 2018
Pesquisar...
Qua.
 25° / 14°
Períodos nublados
Ter.
 28° / 15°
Períodos nublados com chuva fraca
Seg.
 27° / 12°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  23° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O PROVADOR DOS LEITORES: mil contos para o croquete

Sociedade  »  2018-02-08 

Avisam-se os leitores que a notícia contém em si uma série de aditivos

Inaugura-se, nesta semana, a rubrica “O Provador dos Leitores”, que consiste essencialmente em apresentar aos leitores do JT determinadas notícias que circulam pelo espaço mediático (jornais, internet, páginas oficiais, etc), mas só depois de serem provadas pelo nosso provador de modo a identificar aditivos, conservantes e outros venenos que normalmente estão agarrados a estes produtos nocivos. Começamos hoje por uma nota de imprensa enviada às redacções pelo gabinete de imprensa do município
de Torres Novas. Eis a peça, que se esperaria ver reproduzida sob a forma de notícia por esses pasquins e pagelas das redondezas, e ainda por cima à borla:


“Torres Novas
aposta no combate
ao insucesso escolar”
O Município de Torres Novas viu, recentemente, aprovadas as medidas propostas no projeto PEDIME (Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo) e incluídas na candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo ao Centro 2020 “PEDIME Médio Tejo – Fase 1”, no âmbito da operação “Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”.
As medidas de nível municipal, agora aprovadas, visam, essencialmente, a melhoria das aprendizagens dos alunos e a redução das taxas de insucesso, retenção e abandono escolar precoce. Definidas em articulação com os planos de ação estratégica dos dois agrupamentos de escolas do concelho, incidem, entre outras, na intervenção de equipas de mediadores para o sucesso escolar, que trabalharão ativamente e em proximidade com os alunos que apresentam um maior risco de insucesso escolar, assim como na realização de seminários, workshops e conferências direcionadas para pais, professores e educadores.
As ações, nesta primeira fase, traduzem-se num investimento de aproximadamente 400.000,00€, com uma comparticipação comunitária de 85%.”

Em primeiro lugar, diga-se que houve jornais, mais papistas que o papa, que foram mais longe do que a propaganda oficial podia imaginar que fariam e puxaram, para o título da “notícia” que publicaram, os alegados 400 mil euros que vão ser gastos no combate ao insucesso escolar, gritando ao mundo que a câmara de Torres Novas vai investir 400 mil euros nas criancinhas com pouco aproveitamento escolar.

Lê-se a “notícia” e imagina-se logo dois carros de mão cheios de notas de 500 euros destinados a pagar aulas suplementares e actividades didácticas destinadas aos alunos com mais fraco aproveitamento - 400 mil euros é muita fruta e mesmo o barrão mais distraído vacila e pensa: espera aí, 400 mil?

O texto, e é o que vale, começa logo cheio de precisão ao informar que o “município viu aprovadas”, e “recentemente”, medidas propostas no programa PEDIME. Portanto, o município viu, digamos que avistou em parte incerta alguém a aprovar as medidas, ficando o leitor imediatamente identificado com o assunto. Pergunte-se ao município, que ele viu e pode dar mais detalhes.

A prédica depois avança e, de “recentemente”, as medidas foram aprovadas, afinal, “agora”, agorinha mesmo, há bocado, e visam essencialmente, registe-se o “essencialmente,” a melhoria das aprendizagens dos alunos e a redução das taxas de insucesso”. Veremos que essencialmente é tudo muito exagerado e que mesmo os 400 mil paus não passam de um efeito decorativo, com o mesmo resultado da iluminação de Natal e da música pirosa nas vendas do comércio tradicional, que vende sempre menos de ano para ano, donde se prova que a iluminação e a música têm um efeito pernicioso nas próprias vendas.

Para isso, para vermos que os 400 mil são uma história bastante exagerada, qualquer mortal pode pegar no best seller “Orçamento Municipal – Grandes Opções do Plano – 2018”, dado à estampa recentemente e amplamente divulgado, e verificar, entre rubricas e slogans, como param as modas relacionadas com este PEDIME e os seus amestrados 400 mil euros.
De imediato se vê que para o ano corrente está definida uma verba de pouco mais de 200 mil euros para o tal PEDIME, que ainda assim é dinheiro, ficando a imaginar-se que os tais 400 mil, se alguma vez o forem, serão distribuídos pelos tempos imemoriais da imaginação autárquica.

E, destes 200 e picos mil, uma pessoa mesmo muito crédula, não pode deixar de notar que a festa abre logo com 1000 euros para “material de divulgação”, estamos a citar, de um encontro para pais: isso mesmo, duzentos continhos na moeda antiga para divulgar um encontro de pais. Para o mesmo encontro de pais, há ainda 500 euros para comprar “outros bens” e ainda mais 1500 eurinhos para os oradores do “invento”, como diz o povo.

Já parou? Não, há ainda outros 1500 aéreos para “despesas de deslocação e alojamento” dos oradores. Parecia que mais não seria possível nesta encarniçada guerra ao insucesso escolar: atenção, são mais 5000 mil euros (cinco mil, por extenso), mil contos, para o “catering” do encontro, isto é, para o rissol e o croquete, que isto do combate ao insucesso escolar abre o apetite dos pais, neste caso, e dos penetras do costume nestes eventos. Note-se, mil contitos para o croquete.

Encerra-se este já por antecipação inolvidável encontro de pais para “partilha de boas práticas” com uns trocos de mais 400 euros para “serviços”, que pode sempre aparecer mais qualquer coisita de que não se está à espera numa organização complexa e difícil como é um encontro de pais com oradores e convidados e rissóis e essas coisas todas.

Depois, atenção, vem aí verba de peso: 64 mil euros para “mediadores”, em regime de prestação de serviços, certamente para o combate em si. E como os mediadores vão precisar de material para captar a atenção das crianças (são tão distraídos, estes garotos), aí vão mais 31800 euros para Kits temáticos da actividade “Ciências sobre Rodas” que vai ser, de caras, um sucesso nesta missão de luta contra o insucesso, porque só ela, a “Ciência sobre Rodas”, também vai ter mais 35 mil dele para “prestação de serviços”.

Concluindo, e dando por provada a “notícia” posta a circular pelos serviços de propaganda do município de Torres Novas, avisam-se os leitores que a mesma contém em si uma série de aditivos com inicial “E”, aqueles piores, e que neste caso o E quer dizer que a “notícia” é enganosa, exagerada, pelo que não deve ser consumida dados os seus graves efeitos secundários. O Provador dos Leitores aconselha a que, no caso de alguém ter engolido o seu teor, mesmo parcialmente, deve procurar um médico.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Lapas: Grutas reabriram em clima de festa »  2018-04-22 

Foi ao som festivo da afinadíssima filarmónica “União e Trabalho” que decorreu hoje, dia 22, o acto de reabertura das catacumbas localmente designadas “Grutas de Lapas”, depois das obras de reabilitação que mudaram por completo a face deste monumento, classificado como imóvel de interesse concelhio.
(ler mais...)


Atrás dos vinhos, sem pressas, há muito para provar »  2018-04-20 

Quando fechou o Zé da Ana, o clássico, o gourmet, instalou-se na vila um sentimento de orfandade e luto cerrado e Torres Novas nunca mais foi a mesma. É verdade que a elitista taberna do Bué já tinha encomendado a alma há muito, bem como o inesquecível “reservado” do Café Portugal, para não falar da adega do Valeriano do Solar do Melro e outros botecos menos conhecidos.
(ler mais...)


Torres Novas: mais um edifício em derrocada, centro histórico continua a cair »  2018-04-13 

Acaba de cair mais um edifício na zona histórica de Torres Novas, desta vez o prédio onde funcionou a oficina auto Júlio & Costa, à entrada da travessa do Lamego.

As autoridades municipais e a junta de freguesia já tinham sido avisadas há várias semanas por alguns moradores, que se deram conta do perigo iminente em que se encontrava uma das paredes do prédio, mas a autarquia limitou-se a encostar uma grade à parede e a esticar uma fita amarela.
(ler mais...)


Entroncamento: comerciante detido em Espanha por suspeitas de abusos sexuais »  2018-04-10 

Um homem de 58 anos, comerciante no Entroncamento, foi detido em Espanha, suspeito de ter abusado sexualmente dois menores, de 14 e nove anos. Na informação prestada à Comunicação Social, a Polícia Judiciária de Leiria refere que a captura foi precedida de um Mandado de Detenção Europeu emitido pela autoridade judiciária competente no DIAP da Comarca de Santarém.
(ler mais...)


Torres Novas: campanha de adopção de animais este fim-de-semana »  2018-04-06 

O Canil Intermunicipal de Torres Novas promove mais uma campanha de adopção de animais de companhia nos dias 7 e 8 de Abril (sábado e domingo), entre as 11 e as 16h30, no jardim das rosas, em Torres Novas.
Como vem sendo hábito, estarão disponíveis diversos cães e gatos para uma adopção responsável.
(ler mais...)


Feira de Época: tema deste ano é apresentado no dia 13 »  2018-04-06 

A praça 5 de Outubro é palco da apresentação do tema da feira  de época  deste ano, que decorre naquele espaço e nas imediações do castelo de 30 de Maio a 3 de Junho. A apresentação está marcada para as 22 horas do próximo dia 13 de Abril (sexta-feira) e ao momento associa-se um espectáculo de fogo “Infirmus Morbus”, a cargo dos grupos Anymamundy e Malatish.
(ler mais...)


Torres Novas: município concorre às sete Maravilhas à Mesa” »  2018-04-06 

O Município de Torres Novas candidatou-se aos prémios das “7 Maravilhas à Mesa” nas quatro categorias a concurso: Gastronomia, Vinhos, Azeites e Roteiros Turísticos. Esta candidatura “pretende honrar e reconhecer a mesa torrejana, pela sua diversidade gastronómica e cultural”, refere a nota de imprensa, que se reflecte nos 7 produtos candidatados: petisco (enguias fritas), peixe (ensopado de enguias), produto endógeno (figo seco), brancos (Zé da Leonor, Reserva 2013, Família Rebelo Lopes, 4.
(ler mais...)


“Torres Rodas” vai para a terceira edição »  2018-04-06 

Torres Novas acolhe nos dias 27, 28 e 29 de Abril a terceira edição da iniciativa “Torres Rodas”, uma feira de automobilia. Para este evento são esperadas centenas de viaturas clássicas, juntando-se ao evento uma street food – concentração de roulottes de comidas rápidas.
(ler mais...)


Vai fechar a casa Alvorão, logo a seguir a Casa Espanhol »  2018-04-05 

Depois de cerca de nove décadas aberta ao público como loja de ferragens, vai fechar no fim de Maio a drogaria António Costa Alvorão, Lda, anunciou José António Pereira, actual e único empregado da firma, ele próprio há cerca de 48 anos ao balcão do estabelecimento.
(ler mais...)


Morreu Lurdes Azevedo Mendes »  2018-04-04 

Contava 90 anos e foi até há pouco tempo a última habitante da praça 5 de Outubro, em Torres Novas, antes de se radicar num lar em Coimbra. O corpo de Lurdes Mendes chegou já a Torres Novas e ficará na casa de família até ao funeral, que deverá realizar-se amanhã.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-04-13  Torres Novas: mais um edifício em derrocada, centro histórico continua a cair
»  2018-04-20  Atrás dos vinhos, sem pressas, há muito para provar
»  2018-04-22  Lapas: Grutas reabriram em clima de festa