• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 22 Março 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 24° / 11°
Períodos nublados
Sáb.
 25° / 9°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  22° / 7°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Joaquim Matias Pedro: morreu um homem grande

Sociedade  »  2018-03-24 

Nasceu na freguesia de Santa Eufémia, como gostava de dizer, em 1934, mas cedo veio para Torres Novas onde o pai se estabelecera com um negócio de reparação de bicicletas a que daria sequência. Aqui fez a instrução primária e criou amigos de uma vida. Apaixonado pelo desporto, particularmente pelo futebol, tinha no Clube Desportivo de Torres Novas a sua grande paixão.

Foi uma personalidade marcante da comunidade torrejana na segunda metade do século XX: animou colectividades como a Banda Operária Torrejana ou o Rancho Folclórico de Torres Novas, foi grande entusiasta do Museu Etnográfico na segunda metade dos anos 80, cumpriu vários mandatos como eleito do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Torres Novas, foi fundador da Rádio Local, onde realizou rubricas durante anos e anos, colaborador de “O Almonda” durante décadas.

Mas foi o Clube Desportivo que o projectou junto dos torrejanos e até fora de portas: aos 20 anos pertenceu pela primeira vez a uma direcção do CDTN, mas revelar-se-ia como braço direito de outra figura notável do clube, António Alves Vieira. Mais tarde, já nos anos 70, Joaquim Matias Pedro faria vários mandatos como presidente dos “amarelos”, fixando-se na história do clube como um dos seus mais carismáticos dirigentes de sempre.

Foi atleta de hóquei em patins e futebol, desempenhou funções de treinador de futebol das camadas jovens do clube, de que foi um precursor. Nos anos 80, sob a presidência de Fialho Ferro, foi dado o seu nome à sala de troféus do clube no estádio municipal. Antes disso, pertenceu aos corpos gerentes da Associação de Patinagem de Santarém e da Associação de Futebol de Santarém, onde desempenhou o cargo de presidente do conselho técnico. Em Março de 1988 foi galardoado pela Direcção Geral dos Desportos por relevantes serviços em prol do desporto.

Homem de antes quebrar que torcer, rijo e determinado, desempenhou com sucesso uma vida inteira como comerciante à frente do seu “Centro Ciclista Almondino”, que herdara do pai, no largo do Caldeirão, paredes meias com o antigo campo de jogos do Almonda Parque.

Indiscutivelmente umas das figuras mais populares de Torres Novas nas últimas décadas do século passado e “lenda viva” para as gerações mais novas ligadas ao futebol e ao Clube Desportivo, Joaquim Matias Pedro foi um torrejano de alma e coração, um torrejano à moda antiga, um homem que lutou contra ventos e marés (pegou várias vezes no CDTN em momentos difíceis), amigo do seu amigo, leal, combativo. Deixa uma saudade imensa nesta terra onde vão desaparecendo as referências fundamentais de um tempo que já não tem retorno.

O funeral de Joaquim Matias Pedro realiza-se hoje, domingo, pelas 15h30, a partir da casa mortuária de Torres Novas. O JORNAL TORREJANO curva-se perante a memória de Joaquim Matias Pedro.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Pedro Triguinho absolvido hoje em processo da Fabrióleo »  2019-03-22 

Pedro Triguinho, activista do movimento ambientalista Basta!, de Torres Novas, foi hoje absolvido no Tribunal de Torres Novas num processo em que era acusado de difamação por uma então administradora da empresa Fabrióleo, que lhe moveu a acção a título pessoal.
(ler mais...)


Pias Longas: trabalhos no aterro continuam, vereador do ambiente nada diz »  2019-03-13 

Os trabalhos relacionados com a ampliação do aterro do topo sul da pista do aeródromo de Pias Longas, situado na fronteira entre os municípios de Ourém e Torres Novas, continuam em marcha, isto apesar de uma fiscalização da câmara de Torres Novas ter confirmado, logo na altura da denúncia por este jornal, que milhares de toneladas de pedras e terra estavam a ser despejadas para dentro da território do concelho de Torres Novas numa área de elevado potencial ambiental e que integra a Reserva Ecológica Nacional.
(ler mais...)


Alterações climáticas: Maria Lamas promove aula aberta no auditório municipal »  2019-03-08 

Dando sequência a idêntica iniciativa do ano transacto, a escola Maria Lamas volta a promover uma aula aberta, desta vez no auditório municipal (edifício da biblioteca Gustavo Pinto Lopes), e sob o tema “Alterações climáticas e biodiversidade”.
(ler mais...)


O triunfo dos porcos: só câmara pode impedir mega-suinicultura »  2019-03-04 

Depois de amanhã, o executivo municipal vai ser chamado a deliberar sobre um assunto de enorme importância ambiental para o concelho: a instalação de uma suinicultura na Quinta de Caniços, freguesia de Brogueira, a dois passos da Reserva do Paul e perto de povoações.
(ler mais...)


Maioria quer gastar mais de 600 mil no Rossio em mais uma obra inútil »  2019-02-28 

Não se pinta um único banco de jardim há anos, as pontes do jardim das rosas estão interditas, à volta do castelo é só ruína, há calçadas e passeios escavacados por todo o lado, nada é mantido.
(ler mais...)


A Tasca: nova vida com Paulo Emílio »  2019-02-21 

Durante uns anos restaurante de referência de Torres Novas em tempo do consulado do fundador, Vítor Alves, A Tasca passou depois por algumas experiências, umas melhores outras nem por isso, pois na realidade nenhuma delas teve a duração que permitisse consolidar uma proposta ou uma ideia para a casa situada na velha Rua da Corrente, bem pertinho da Ponte do Raro.
(ler mais...)


Aeródromo de Pias Longas: aterros invadiram reserva ecológica do concelho »  2019-02-21 

Poderá estar em marcha um enorme atentado ecológico contra o território do concelho e uma acção que põe em causa o Estado de direito. O avanço dos aterros, segundo os limites administrativos entre Torres Novas e Ourém (a autarquia ouriense serve-se, ao que parece, de outra linha divisória) entrou cerca de 200m no concelho de Torres Novas, perfazendo uma área de implantação de cerca de 20 000 metros quadrados.
(ler mais...)


Festival do Cogumelo da Parreira: Chakall, Marco Costa e Rouxinol Faduncho »  2019-02-12 

De 1 a 3 de março, o cogumelo é de novo a estrela à mesa da III edição do Festival do Cogumelo que junta gastronomia, animação musical, bares, artesanato, cozinha ao vivo e, claro, exposição de produtores e agentes económicos do setor,  um evento de dinamização e promoção territorial, organizado em parceria pelo Município da Chamusca e pela União de Freguesias de Parreira e Chouto.
(ler mais...)


João Espanhol: morreu um homem grande, Torres Novas fica mais pobre »  2019-02-09 

Hoje, dia 9 de Fevereiro, sábado, durante a tarde, calou-se a voz de João José Lopes (“João Espanhol”), um torrejano de vulto, cidadão excepcional, militante apaixonado, artista reconhecido no seu tempo, a voz que na década de 50 encantou públicos exigentes e que, por mais quase 50 anos, animou milhares de bailes e festas.
(ler mais...)


Carreiro da Areia: começou o abandono da aldeia, poluição continua como sempre »  2019-02-07 

Um grupo de moradores do Carreiro da Areia esteve presente na reunião camarária de terça-feira, em protesto contra a poluição e os efeitos que se fazem sentir na aldeia. Já há quem tenha abandonado a povoação, mas nem as casas se conseguem vender.
(ler mais...)


 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2019-02-21  A Tasca: nova vida com Paulo Emílio
»  2019-03-04  O triunfo dos porcos: só câmara pode impedir mega-suinicultura
»  2019-03-22  Pedro Triguinho absolvido hoje em processo da Fabrióleo
»  2019-03-13  Pias Longas: trabalhos no aterro continuam, vereador do ambiente nada diz
»  2019-02-28  Maioria quer gastar mais de 600 mil no Rossio em mais uma obra inútil