• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 24 de Setembro de 2018
Pesquisar...
Qui.
 33° / 22°
Períodos nublados
Qua.
 34° / 19°
Céu limpo
Ter.
 36° / 22°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  38° / 18°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Joaquim Matias Pedro: morreu um homem grande

Sociedade  »  2018-03-24 

Nasceu na freguesia de Santa Eufémia, como gostava de dizer, em 1934, mas cedo veio para Torres Novas onde o pai se estabelecera com um negócio de reparação de bicicletas a que daria sequência. Aqui fez a instrução primária e criou amigos de uma vida. Apaixonado pelo desporto, particularmente pelo futebol, tinha no Clube Desportivo de Torres Novas a sua grande paixão.

Foi uma personalidade marcante da comunidade torrejana na segunda metade do século XX: animou colectividades como a Banda Operária Torrejana ou o Rancho Folclórico de Torres Novas, foi grande entusiasta do Museu Etnográfico na segunda metade dos anos 80, cumpriu vários mandatos como eleito do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Torres Novas, foi fundador da Rádio Local, onde realizou rubricas durante anos e anos, colaborador de “O Almonda” durante décadas.

Mas foi o Clube Desportivo que o projectou junto dos torrejanos e até fora de portas: aos 20 anos pertenceu pela primeira vez a uma direcção do CDTN, mas revelar-se-ia como braço direito de outra figura notável do clube, António Alves Vieira. Mais tarde, já nos anos 70, Joaquim Matias Pedro faria vários mandatos como presidente dos “amarelos”, fixando-se na história do clube como um dos seus mais carismáticos dirigentes de sempre.

Foi atleta de hóquei em patins e futebol, desempenhou funções de treinador de futebol das camadas jovens do clube, de que foi um precursor. Nos anos 80, sob a presidência de Fialho Ferro, foi dado o seu nome à sala de troféus do clube no estádio municipal. Antes disso, pertenceu aos corpos gerentes da Associação de Patinagem de Santarém e da Associação de Futebol de Santarém, onde desempenhou o cargo de presidente do conselho técnico. Em Março de 1988 foi galardoado pela Direcção Geral dos Desportos por relevantes serviços em prol do desporto.

Homem de antes quebrar que torcer, rijo e determinado, desempenhou com sucesso uma vida inteira como comerciante à frente do seu “Centro Ciclista Almondino”, que herdara do pai, no largo do Caldeirão, paredes meias com o antigo campo de jogos do Almonda Parque.

Indiscutivelmente umas das figuras mais populares de Torres Novas nas últimas décadas do século passado e “lenda viva” para as gerações mais novas ligadas ao futebol e ao Clube Desportivo, Joaquim Matias Pedro foi um torrejano de alma e coração, um torrejano à moda antiga, um homem que lutou contra ventos e marés (pegou várias vezes no CDTN em momentos difíceis), amigo do seu amigo, leal, combativo. Deixa uma saudade imensa nesta terra onde vão desaparecendo as referências fundamentais de um tempo que já não tem retorno.

O funeral de Joaquim Matias Pedro realiza-se hoje, domingo, pelas 15h30, a partir da casa mortuária de Torres Novas. O JORNAL TORREJANO curva-se perante a memória de Joaquim Matias Pedro.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas homenageou Hugo Santos, o “alquimista dos sentidos” »  2018-09-22 

Hugo Santos, hospitalizado devido a um agravamento passageiro, espera-se, do seu estado de saúde, não pôde estar presente na homenagem que lhe foi promovida hoje, dia 22, no auditório municipal, perante muitas dezenas de amigos e admiradores.
(ler mais...)


ASAE mandou fechar “quiosque da Mónica” »  2018-09-21 

Uma brigada da ASAE, formada por cinco pessoas, irrompeu ao princípio da tarde de hoje, sexta-feira, pelo quiosque da Mónica, situado no largo dom Diogo de Almeida, em Torres Novas, e vasculhou o pequeno estabelecimento de cima a baixo no sentido de encontrar “desconformidades” de funcionamento.
(ler mais...)


PS chumba cadernos gratuitos para alunos do concelho, diz Bloco »  2018-09-13 

O Bloco de Esquerda voltou a propor, na Câmara Municipal, o alargamento da gratuitidade aos cadernos de actividades para os alunos e alunas do 1 e 2.º ciclo do ensino básico. “O PS votou contra chumbando esta medida e relegando o nosso município para uma posição imobilista face ao crescente número de autarquias que aprova medidas no sentido da gratuitidade da educação, na sua maioria geridas pelo PS”, diz o Bloco de Esquerda em comunicado.
(ler mais...)


Feira dos Frutos Secos: novidades com muitos espectáculos na praça dos Claras »  2018-09-12 

A 33.ª Feira Nacional dos Frutos Secos vai ter lugar de 28 de Setembro a 7 de Outubro, este ano na Praça 5 de Outubro e, novidade, na Praça dos Claras, onde decorrem os espectáculos, num cartaz de fazer inveja a muitos festivais de música tradicional.
(ler mais...)


João Quaresma questiona gestão do PS »  2018-09-11 

“É do nosso conhecimento que a Câmara tem levado a efeito algumas limpezas junto do leito do Rio Almonda. Foi o caso da intervenção junto do condominio Beira Rio e, recentemente, na Avenida João Martins de Azevedo, junto à ponte.
(ler mais...)


Torres Novas: município mantém programa de bolsas para alunos do “superior” »  2018-09-11 

A câmara municipal de Torres Novas anunciou a abertura do prazo e candidaturas com vista às bolsas de estudo para alunos do ensino superior, iniciativa que se destina exclusivamente a residentes no concelho de Torres Novas e que visa “favorecer a igualdade de oportunidades no acesso ao prosseguimento de estudos”.
(ler mais...)


Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados »  2018-09-11 

O CD Torres Novas e CD Fátima afinal vão continuar na Taça de Portugal. Os dois emblemas ribatejanos foram duas das 20  equipas repescadas pela Federação Portuguesa de Futebol e no dia 30 de Setembro jogam a segunda eliminatória da prova.
(ler mais...)


Torres Novas: apanhados a roubar no Continente »  2018-09-10 

Três indivíduos foram surpreendidos, no passado sábado, quando se preparavam para transportar uma quantidade de artigos de supermercado avaliados em mais de 1000 euros, sem pagar. O episódio aconteceu no passado dia 8 de Setembro, ao final da manhã.
(ler mais...)


Entrevista: “A exigência do público da televisão portuguesa ao nível da caracterização não é alta” »  2018-09-03 

Andreia Ferreira, de 26 anos, é natural de Torres Novas. Especializou-se em caracterização, na Makeup School, e ambiciona, no futuro, aparecer na ficha técnica de grandes produções de Hollywood. A caracterização de Brad Pitt em “O Estranho Caso de Benjamin Buttom” e a da criatura de “The shape of water”, são dois trabalhos que elege como do outro mundo e que não se importava nada de ter participado.
(ler mais...)


Covão do Feto: festas são já no próximo fim-de-semana »  2018-09-02 

As tradicionais e conhecidas festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, aqui bem perto em Covão do Feto, concelho de Alcanena, estão aí: o próximo fim-de-semana de 7, 8 e 9 de Setembro promete ser animado, em festejos cujo ponto alto é a procissão em honra da padroeira, no domingo, pelas quatro horas da tarde.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-09-21  ASAE mandou fechar “quiosque da Mónica”
»  2018-09-22  Torres Novas homenageou Hugo Santos, o “alquimista dos sentidos”