• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 24° / 11°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Oficinas municipais: município paga 68 mil euros à LENA para recuperar os terrenos

Sociedade  »  2017-03-23 

Os negócios e “questões” entre o Município de Torres Novas e a Construtora do Lena têm sempre mais uma surpresa: na reunião de ontem do executivo, foi aprovado um acordo estabelecido com a construtora, que havia comprado os terrenos das oficinas, nas Ferrarias, há 9 anos, mas nunca deles tomou posse porque só pagou a entrada, 68 mil euros, e a câmara nunca os libertou. Segundo esse acordo, a câmara devolverá os 68 mil euros da entra à LENA, que queria receber essa importância em dobro. É o resultado da má gestão de um dossier, mais um, a envolver a construtora do LENA: os socialistas votaram a favor, tal como o vereador do PSD, a CDU votou contra e o BE optou pela abstenção.

A história tem quase uma década. Em 17 de Dezembro de 2008 é realizada uma hasta pública à qual, curiosamente, só comparece a Construtora do Lena, licitando o referido terreno pelo valor de 685.977 euros. As condições da hasta pública implicavam o pagamento de 10% no acto de adjudicação, o que foi feito, no valor de 68.597, 40% quando fossem decorridos 30 dias sobre a data da adjudicação e 50% restantes no acto da celebração da escritura, a qual deveria ter ocorrido 60 dias após a data da adjudicação.

A 15 de Janeiro de 2009, exactamente um dia antes de terminar o prazo de 30 dias para fazer o pagamento de 40%, a Construtora do Lena envia um fax dirigido ao presidente da câmara a “solicitar que seja agendada, com a maior brevidade possível, reunião com vista à obtenção de esclarecimentos e informações referentes à entrega e transmissão do imóvel em apreço”. No mesmo fax informa unilateralmente “que as condições de pagamento previstas no correspondente edital se encontram suspensas”. Este fax nunca teve resposta, nem foi marcada a reunião solicitada, estranhando-se que, se estava em causa uma hasta pública, realizada tão recentemente, não tenha havido resposta da câmara.

Em 14 de Abril de 2010 surge um despacho do presidente da câmara, António Rodrigues, com conhecimento ao vice-presidente (actual presidente) e aos chefes de departamento, para que até ao “dia 21 de Maio de 2010 se conclua e proceda a toda a mudança de tudo quanto existe e actualmente está armazenado nos armazéns municipais das Cotôas, fora e dentro dos edifícios” e “que se notifique de imediato o comprador dos terrenos das Cotôas, avisando o mesmo de que, a partir de finais de Maio, estará o Município em condições de escriturar a venda dos terrenos em causa”. O despacho nunca foi cumprido.

Só passados 5 anos e 7 meses há nova comunicação do presidente, em 2 de Novembro de 2015, perguntando à Construtora do Lena se mantinha interesse no dito terreno. Rapidamente, a 11 de Novembro, esta responde apontando “incumprimento ao Município”, afirmando não ter interesse no terreno e exigindo a devolução do valor pago em dobro.

Em nota enviada à imprensa, a vereadora do Bloco de Esquerda, Helena Pinto, constata que “todo este processo teve sempre resposta pronta da Construtora do Lena, ao contrário das respostas da Câmara Municipal que levaram anos, não acautelando o interesse público, não primando pelos bons e transparentes procedimentos e mais uma vez parece feito à medida dos interesses privados”.

O BE absteve-se, diz a vereadora, porque o acordo que agora está em questão “implica a devolução da verba recebida no acto da hasta pública e nada mais, pondo um ponto final a esta situação duvidosa”. O BE “condena estes métodos” e considera que têm que ser resolvidos e encerrados todos os contenciosos existentes com esta empresa, que poderia ter sido feito aquando da negociação do acordo sobre o parque de estacionamento, evitando as surpresas que lhe podem suceder.

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA