• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Freguesias de Torres Novas: Assentis, uma ilha no mar cor-de-rosa

Sociedade  »  2017-10-04 

Todos os resultados freguesia a freguesia

O Partido Socialista quase conseguiu o pleno na disputa das juntas do concelho de Torres Novas, vencendo as eleições em nove das dez freguesias. Em geral, a votação averbada pelos candidatos socialistas esteve abaixo da linha dos 51% alcançados por Pedro Ferreira, com algumas notórias excepções, casos de Chancelaria, Meia Via e Riachos.

Em Assentis, Leonel Santos conseguiu suster a pressão do PS numa eleição bastante polarizada. Liderando o GIFA, lista independente com o apoio estratégico dos partidos de direita, o presidente da junta foi reeleito com 746 votos, contra os 565 da lista do PS. Bloco e CDU tiveram votações próximas das anteriores e não elegeram vogais para a assembleia de freguesia.

Manuel Carvalho Junior foi reeleito na UF de Brogueira/Alcorochel/Parceiros sem grande dificuldade, apesar de uma votação ainda razoável dos partidos da oposição: o PSD ficou acima dos 20%, a CDU atingiu os 16% e o BE os 13%. Social-democratas e comunistas vão ter representação na assembleia de freguesia, ficando o BE aquém desse objectivo.

Na Chancelaria, território de fidelidade laranja durante décadas, Alfredo Antunes foi quem em 2013 conseguiu quebrar a espinha ao PSD, trazendo a junta para o PS. E fê-lo de tal forma que no dia 1 de Outubro atingiu a inimaginável maioria com mais de 67% dos votos, o que faz dele o mais popular de todos os autarcas torrejanos. A vaga de simpatia por Alfredo Antunes reduziu a cinzas a oposição, com o PSD a ficar-se por uns míseros 20%, quando durante quase 40 anos venceu eleições sobre eleições. O BE teve um resultado modesto, enquanto a CDU tem uma história infeliz para contar: obteve 8 votos, menos que os candidatos. Recorde-se que a coligação comunista, não tendo conseguido arregimentar pessoas da freguesia para formar uma lista, concorreu com uma formação constituída pelos dirigentes de topo do partido em Torres Novas, facto que não suscitou grande apreço aos eleitores da Chancelaria e que acabou por causar um enorme embaraço aos eleitores e simpatizantes comunistas.

Na freguesia mais pequena do concelho em área, a Meia Via, Lígia Santos passou dos 52%, um dos casos de resultados mais expressivos, mas o PSD, o Bloco e a CDU também não ficaram mal na fotografia elegendo representantes para a assembleia de freguesia.

Em Olaia/Paço, o veterano autarca Hélder Rodrigues venceu com 42%, mas os votos também bafejaram os partidos da oposição, que elegeram vogais para a AF, à excepção do CDS.

Pedrógão não fugiu à onda socialista, com Paulo Simões a alcançar a maioria absoluta com 51% dos votos, mas com uma boa votação do PSD, que tem sempre força nesta freguesia, enquanto o efeito do saudoso Silvino Rosa se vai aos poucos desvanecendo e retirando à CDU a implantação que chegou a ter, recorde-se, tendo chegado mesmo à conquista desta junta de freguesia.

Riachos foi o outro caso mais surpreendente, a seguir à Chancelaria. Nem os socialistas mais optimistas esperavam uma votação tão expressiva em José Júlio, que é reeleito com 60% dos votos. Numa terra onde a Junta de Freguesia já foi comunista em vários mandatos e onde as forças à esquerda do PS sempre tiveram boa expressão eleitoral, foi uma surpresa ver o Bloco remetido para os 13% e sobretudo a CDU para menos de 10%, tal como o PSD. É verdade que só votaram pouco mais de metade dos eleitores (a abstenção foi maior em aglomerados mais “urbanos”, casos de Riachos, São Pedro e Santa Maria, na cidade), mas o PS agarrou em todo o seu eleitorado potencial e entrou em áreas da CDU, do PSD e até do Bloco, arrancando uma votação inédita e inesperada. PSD, BE e CDU conseguem ter representes na AF.

Nas freguesias da cidade o PS venceu com menos brilhantismo. O PSD depositava esperanças em Santa Maria e na verdade Pedro Morte teve o segundo score mais baixo do PS nas freguesias, ficando na casa dos 40%. Sem maioria na assembleia de freguesia, vai ter de arranjar uma solução de governo com um partido da oposição para fazer passar o elenco da junta.
Em São Pedro/Lapas/Ribeira Júlio Clérigo esteve dentro do esperado, vencendo com tranquilidade. Aqui há a registar a boa votação do Bloco de esquerda, que ficou em segundo lugar, à frente da CDU e do PSD, um feito inédito.

Finalmente, na freguesia com menos eleitores do concelho, Zibreira, o socialista João Cassis não atingiu mais uma vez a maioria absoluta e o PSD, o BE e a CDU, com votações interessantes, vão estar na assembleia de freguesia. Um destes partidos terá de viabilizar a junta formada por João Cassis, à semelhança da que cessa funções, a qual integrava um elemento da CDU.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena