• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 21 de Fevereiro de 2018
Pesquisar...
Sáb.
 16° / 2°
Céu limpo
Sex.
 16° / 3°
Céu limpo
Qui.
 16° / 3°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  18° / 6°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Morreu Martinho “Ginete”, um dos fundadores do rancho folclórico de Riachos

Sociedade  »  2017-10-16 

Faleceu, esta manhã, Martinho Serra de Oliveira (Martinho Ginete), um dos fundadores do rancho folclórico de Riachos, aos 93 anos. Nos anos 1957/58, juntamente com Joaquim Santana, ajudou a fundar aquele rancho que hoje ainda mantém a actividade, tendo ocupado o cargo de flautista. Ex-ferroviário, Martinho de Oliveira foi um auto-didacta, como descreve o seu amigo de sempre Joaquim Santana.

“Muito cedo começou a interessar-se pelas coisas de Riachos, por isso, quando ainda tinha quinze anos começou a aprender música e a tocar clarinete na Sociedade Velha Filarmónica Riachense, para no dia 1 de Janeiro de 1940, com mais uma dúzia de outros rapazes da sua idade, revitalizar a banda que na altura passava grande crise de músicos, tocando pela primeira vez nas ruas de Riachos”.

No início dos anos 60 do século passado Martinho zangou-se e abandonou a filarmónica riachense “com grande mágoa”, descreve ainda Santana, que lembra a sua posterior ligação a outras filarmónicas, onde durante muitos anos tocou, destacando-se as de Torres Novas, Meia Via, Entroncamento, Golegã, Cartaxo, da CP, em Lisboa, e Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha, onde tocou imensos anos e onde terminou a sua missão como filarmónico.

Esteve na fundação do ranchos de Riachos onde foi tocador de clarinete e director. “Esteve ao serviço do d` “Os Camponeses” de Riachos desde a primeira hora, durante 57 anos, sempre como vice-presidente. Aos 90, e por motivos de saúde, deixou o grupo e passou a vice-presidente Honorário, como reconhecimento de todo o seu trabalho ao serviço da cultura popular de Riachos.
Martinho foi também um apaixonado pela fotografia e, com a sua velha máquina, tirou imensos apontamentos fotográficos de todas as viagens que fez com o rancho de Riachos.

“Focou todos os recantos de Riachos, de todos os portões e de todas as velhas chaminés, das velhas casas de habitação, de trabalhos agrícolas e de tudo o que tinha interesse na nossa terra”, continua Joaquim Santana, num dos seus escritos. Martinho de Oliveira chegou a fazer uma exposição de fotografias no Museu Agrícola de Riachos, que teve a sua inauguração no dia 22 de Julho de 1995.

“Eu devo-lhe a grande amizade que sempre me dispensou. Nunca esquecerei a sua companhia”, refere Joaquim Santana, seu amigo, companheiro e confidente.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Heróis da fruta: 24 escolas do distrito participam no programa nacional »  2018-02-21 

   Com vídeo 

Há 24 escolas do distrito de Santarém que participam, este ano, no programa nacional Heróis da Fruta, estando Torres Novas representado pela Academia Júnior (particular).
No projecto «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável» as crianças partilham através de canções originais as lições que aprenderam ao longo do projecto sobre hábitos de alimentação saudável e convidam os adultos para eleger os finalistas de cada distrito através do seu voto.
(ler mais...)


“Brogueira e não só”, livro de Joaquim Venâncio apresentado ontem na Brogueira »  2018-02-19 

Professor, antigo autarca, cidadão torrejano, Joaquim da Piedade Venâncio lançou um pequeno livro de memórias, ontem (domingo, 18) na Brogueira, sua terra natal. O salão da junta de freguesia encheu-se de muitos amigos da política torrejana dos últimos 50 anos, numa terra dada desde sempre a acesas lutas políticas, quer na luta pela República, depois contra a ditadura e mais recentemente durante o período de implantação da democracia, tempos vividos com paixão nesta aldeia do concelho de Torres Novas, berço do “general sem medo”.
(ler mais...)


Fabrióleo: IAPMEI propõe encerramento, empresa vai contestar »  2018-02-15 

A edição on-line do semanário Expresso, de 30 de Janeiro, lançou a confusão generalizada ao dar como certa a ordem de encerramento da Fabrióleo por parte
do Governo. Na sua edição de papel, alguns dias depois, o semanário de Balsemão não escreveu uma única linha sobre tão badalada “notícia”, focando-se apenas no
“caso Celtejo”.
(ler mais...)


Futebol: Amarelos viraram a página em Ourém (1-2) »  2018-02-11 

Campeonato Distrital da 1.ª divisão AFS
Ourém, Campo da Caridade, 11 de Fevereiro de 2018

CA Ouriense: Hélio; Fábio Lúzio, Graça (Afonsos), Tiago, Dino, Leandro, Savá, Patrick, Tiago Lúzio, Major (Matos) e Moleiro; Treinador: Mário Nelson

CD Torres Novas: Galrinho; Timor, Dani, Paz Miguel, Iuri, André Vieira, Ivan, Joel (Marco Carvalho), Ricardi Major, Micael (Soma) e Sudesh (Dias); treinador: Nando Costa

Arbitragem de Mário Vieira, com Miguel Marques e Hugo Parente

O jogo começou bastante confuso, com pontapés à toa e bola pelo ar, tão característico dos campos sintéticos, onde o futebol parece sempre um jogo em quintal de cimento com uma bola de plástico, a milhas do que se passa num relvado natural,mesmo em condições suficientes.
(ler mais...)


Riachos: apanhados a roubar gasóleo de tractores »  2018-02-10 

A GNR localizou hoje, dia 10 de Fevereiro, quatro jovens, dois rapazes e duas raparigas com idades entre os 16 e 21 anos, suspeitos da autoria de furto de combustível em máquinas agrícolas, num estaleiro, em Riachos.

Fonte policial revelou que o alerta foi dado por funcionários de uma empresa detectaram quatro indivíduos a tentar furtar combustível de várias máquinas agrícolas.
(ler mais...)


Barquinha: Vhils, Manuel João Vieira, Violant e Carlos Vicente apresentam propostas finais de intervenção artística »  2018-02-10 

Alexandre Farto (aka Vhils), Manuel João Vieira, Violant e Carlos Vicente apresentam as suas propostas artísticas para o concelho de Vila Nova da Barquinha, no âmbito do Programa Arte Pública da Fundação EDP, no próximo dia 17 de fevereiro, no Centro Cultural, pelas 19h.
(ler mais...)


ProTejo: “Água que vem de Espanha está a limpar o Tejo” »  2018-02-08 

O movimento ProTejo, sediado em Vila Nova da Barquinha, diz que a limpeza do rio Tejo está a ser feita à custa do caudal de água “extraordinariamente elevado” que está a vir de Espanha, na sequência o nível de água das barragens.
(ler mais...)


Constância: prémio para o beijo mais longo (debaixo de água) »  2018-02-08 

Constância (Vila Poema), volta a realizar, pela terceira vez, o concurso em que vencem os casais que conseguirem dar o beijo mais longo, debaixo de água. A iniciativa decorre no sábado à noite (21h30), nas piscinas municipais e insere-se na celebração dos Dia dos Namorados.
(ler mais...)


Teatro: Romeu & Julieta, uma excelente sobremesa para crianças no Virgínia »  2018-02-08 

Romeu & Julieta é o título da peça de teatro para crianças dos 8 aos 12 anos que subirá ao palco do Teatro Virgínia, em Torres Novas, no próximo dia 17 de Fevereiro, às 11 horas. Este novo espectáculo do Teatro Praga é uma oportunidade para voltar a juntar a equipa criativa de Hamlet Sou Eu.
(ler mais...)


Município de Torres Novas adere à Hora do Planeta »  2018-02-08 

O Município de Torres Novas volta a associar-se à “Hora do Planeta”, que consiste em desligar todas as luzes, interiores e exteriores dos edifícios e monumentos emblemáticos das cidades, entre as 20h30 e as 21h30, do próximo dia 24 de Março de 2018, mostrando o seu apoio à acção ambientalmente sustentável.
(ler mais...)


 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-02-19  “Brogueira e não só”, livro de Joaquim Venâncio apresentado ontem na Brogueira
»  2018-02-11  Futebol: Amarelos viraram a página em Ourém (1-2)
»  2018-02-15  Fabrióleo: IAPMEI propõe encerramento, empresa vai contestar