• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Deputada do CDS reclama medidas “concretas” para acabar com poluição no rio Tejo

Sociedade  »  2018-01-26 

PCP defende criminalização dos responsáveis

Patrícia Fonseca, deputada do CDS à Assembleia da República, exige do Governo que se tomem “medidas concretas e definitivas para acabar com o flagelo que está a destruir um dos rios mais importantes e essenciais ao país, o Tejo”.

Numa pergunta dirigida ao Ministro do Ambiente, a deputada centrista quer saber porque razão a APA se dirigiu ao local para recolher amostras apennas 24 horas depois da denúncia do último “e gravíssimo episódio” de poluição do rio Tejo, amplamente noticiado esta semana nas redes sociais por Arlindo Consolado Marques (activista).

Também, e porque existem, ao longo do rio, várias empresas transformadoras com licenças de descarga de águas residuais emitidas pela APA-ARH Tejo e Oeste e em vigor, dados os muitos e recorrentes episódios de descargas poluentes no rio Tejo, Patrícia Fonseca quer saber se o Ministro não considera que se justifica a revisão dessas licenças e, finalmente, sendo por demais conhecidos os problemas do rio Tejo, aliás denunciados por vários autarcas, organizações ambientalistas e deputados eleitos pelo distrito deSantarém, para quando medidas concretas e definitivas para acabar com este flagelo que está a destruir um dos rios mais importantes e essenciais ao país.

“No dia 24 de Janeiro, uma vez mais, o rio Tejo foi alvo de um gravíssimo acto de poluição” considerado como “um dos piores atentados ambientais desde início de 2015”. A espuma chegou a ter a altura de um metro.
No próprio dia, a agência Lusa noticiou a situação, com o título «manto de espuma "dantesco" e "assustador" cobre rio Tejo em Abrantes», descrevendo-a como «um dos piores cenários jamais registados neste troço do maior rio ibérico».

No dia seguinte, 25 de Janeiro, numa peça com o título «Poluição no Tejo. “Sentimo-nos defraudados com o que está a acontecer"», a Rádio Renascença reproduz declarações da Presidente da Câmara Municipal de Abrantes:
 
«Todos nós temos vindo a fazer um investimento muito grande, não só na melhoria daquilo que são as águas drenadas directa e indirectamente para o rio Tejo, como na recuperação das margens do rio para a sua valorização turística, económica e social. Sentimo-nos, portanto, completamente defraudados com aquilo que está a acontecer. O que verificámos é que, a montante de Vila Velha de Ródão, a água está limpa e a partir de Vila Velha de Ródão a água está poluída. Quando se chega ao concelho de Mação, de médio Tejo, e tem o primeiro obstáculo que é a barragem de Belver, imediatamente começa a fazer espuma e, ao longo do trajeto, até Abrantes e até ao açude insuflável, existem várias cascatas naturais que fazem com que o movimento natural da água provoque esta massa incrível de espuma que se vê».

Também no dia 25 de Janeiro, a Lusa retomou o tema com o texto «Atentado ambiental" no Tejo revolta pescadores, autarcas e ambientalistas em Abrantes», onde refere que «pescadores, ambientalistas e autarcas afirmaram hoje em Abrantes estarem "preocupados" e "indignados" com o manto de espuma que cobre as águas do Tejo, naquele troço do rio, tendo o vereador do Ambiente da autarquia criticado o "atentado ambiental"».
Também contactado pela Lusa, «o Ministério do Ambiente disse que a tutela está consciente da situação e continua a acompanhar “de forma muito intensa tudo o que se passa no rio Tejo”».

O PCP, por seu lado, admite a necessidade de fazer uma revisão ao quadro legal de modo a que seja possível a aplicação efectiva de sanções para os responsáveis pela poluição dos últimos dois dias no Tejo, em Abrantes, para que “os crimes ambientais não fiquem impunes”.

“Respeitamos a actividade económica e o nosso objectivo não é destruir postos de trabalho ou liquidar empresas, mas tem que se conciliar a actividade das empresas com os danos ambientais que possam vir a ser provocados pelas suas actividades”, disse o deputado António Filipe.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril