• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 23 de Outubro de 2017
Pesquisar...
Qui.
 28° / 12°
Claro
Qua.
 27° / 12°
Claro
Ter.
 26° / 12°
Claro
Torres Novas
Hoje  25° / 11°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Nersant premiou as melhores ideias de negócio imaginadas por alunos

Sociedade  »  2017-06-10 

O program chama-se “EmpreEscola”, é promovido pela Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) e visa incutir nos jovens do ensino secundário o espírito empreendedor. Há alguns anos que o programa tem vindo a ser implementado em escolas do distrito e, no final de cada ano lectivo, são premiadas as melhores ideias.

Na região do Médio Tejo destacou-se uma equipa da Escola Profissional de Ourém, que concebeu uma bengala ergonómica que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos invisuais. A mesma detém um sensor de luz que avisa com um sinal sonoro quando as luzes estão acesas, bem como detêm três sensores ultrassónicos que alertam para a proximidade dos obstáculos na área lateral do invisual e ainda a nível da cintura.

No mesmo projeto estão ainda integrados uns óculos com o mesmo tipo de sensores que ao detetar um obstáculo a nível da cabeça a menos de 65 cm, ativa um motor vibratório de forma a avisar o invisual.

Esta foi a ideia mais votada pelo júri para Melhor Ideia Empresarial do Médio Tejo, que destacou ainda mais duas ideias de negócio.
Quanto à Lezíria do Tejo, a Melhor Ideia Empresarial foi atribuída à equipa "Pet + (plus)", da Escola Secundaria Sá da Bandeira, que desenvolveu uma aplicação que, em conjunto com uma plataforma online, poderá localizar animais (com chip) através de GPS. O júri decidiu ainda atribuir menção honrosa ao projeto "Control Sit", da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo.

A Ideia Mais Inovadora da Lezíria foi atribuída à mesma escola, mas desta vez à equipa "Engoma Pro-Teck", que desenvolveu um sensor para as tábuas de engomar, que previne que os utilizadores deixem o ferro ligado sempre que se afastam. Para a Escola Sá da Bandeira, projeto "B-Plastik", foi uma menção honrosa.

Às melhores ideias empresariais a Nersant atribuiu um vale de 750 euros em compras de material informático, às ideias mais inovadoras, a associação facultou um vale de 500 euros e aos melhores trabalhos de equipa, o valor do vale foi de 250 euros. Para além disso, os projetos empresariais receberão ainda apoio técnico da associação e pré-incubação da empresa, caso a venham a criar.

Este ano as cerimónias de entrega de prémios decorreram em Torres Novas (Médio Tejo) e Santarém (Lezíria do Tejo), no dia 5 de Junho.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Insólito: alcatrão arrancado ao fim de três semanas na via João Paulo II »  2017-10-22 

Sem qualquer explicação, em mais de metade do troço do pavimento novo, sentido sul/norte, da via João Paulo II, em Torres Novas, o asfalto foi decapado e isto passados escassos vinte dias da conclusão do referido troço.
(ler mais...)


Torres Novas: caminhada “pela igualdade” »  2017-10-20 

O município de Torres Novas assinala o Dia Municipal para a Igualdade convidando todas as pessoas a participar numa “Caminhada Pela Igualdade” no próximo dia 24 de Outubro (terça-feira), com início pelas 10 horas, no jardim das rosas.
(ler mais...)


Alcanena: caminhada no domingo, dia 22 de Outubro »  2017-10-20 

O programa das caminhadas pelo concelho de Alcanena continua este domingo, 22 de Outubro, em Bugalhos, estando a concentração marcada para as 9 horas, no Largo da Igreja. Esta é uma iniciativa do município, em parceria com a junta de freguesia de Bugalhos, associada à comemoração do Dia Municipal para a Igualdade.
(ler mais...)


Torres Novas: Intermarché ofereceu EPIs aos bombeiros voluntários »  2017-10-20 

O Grupo Os Mosqueteiros, que detém o Intermarché, Bricomarché e Roady, entregaram 1000 equipamentos de protecção individual (EPI) de combate a incêndios florestais a corporações de bombeiros de norte a sul do país, tendo a de Torres Novas sido uma das contempladas, com cinco EPI`s, que foram entregues no dia 19 de Outubro.
(ler mais...)


Torres Novas: CLDS alarga serviços de apoio social »  2017-10-20 

A organização CLDS – Contratos Locais de Desenvolvimento Social -, de Torres Novas, da qual o CRIT é a entidade coordenadora, anunciou a criação de mais dois serviços, um grupo de ajuda mútuo para cuidadores e outro, na área do transporte, a que chamaram “transporte amigo”.
(ler mais...)


Santarém: maior festival nacional de gastronomia já começou »  2017-10-20 

Este vai ser o primeiro de dois fins-de-semana do 37.º Festival Nacional de Gastronomia que decorre até ao dia 29 de Outubro na Casa do Campino, em Santarém. O tema deste ano é “O Pão de Cada Dia”, existindo uma padaria, instalada pela Associação do Comércio e da Indústria da Panificação (ACIP) e dinamizada por Paulo Chagas, a confeccionar, diariamente, em várias fornadas, o pão do dia e a promover ‘workshops’ e acções de formação.
(ler mais...)


Maria Salomé Rafael reeleita presidente da direção da NERSANT »  2017-10-18 

A assembleia geral da NERSANT realizou-se hoje, 18 de outubro, elegendo os corpos sociais da Associação Empresarial da Região de Santarém para o triénio 2017-2019. Maria Salomé Rafael mantém-se na liderança da associação, avançando assim para um novo mandato de três anos na direção da estrutura associativa.
(ler mais...)


Torres Novas: distribuídos pelouros e nomeados os cargos políticos do novo executivo municipal »  2017-10-18 

Na reunião da câmara de hoje, dia 16, a primeira do mandato, procedeu-se à distribuição de pelouros pelos vereadores e à nomeação de cargos políticos. O presidente, Pedro Ferreira, nomeou seu chefe de gabinete Manuel Vicente, técnico superior da autarquia da área dos serviços jurídicos, e Sónia Sousa, ex-vereadora em substituição de Paulo Tojo, como adjunta do presidente da câmara.
(ler mais...)


Nersant: encontro internacional de negócios junta 37 países »  2017-10-16 

O Nersant Business - encontro internacional de negócios do Ribatejo -, vai decorrer pelo sexto ano consecutivo na região, sendo a cidade de Tomar o epicentro deste evento que junta seis dezenas de empresários de 37 nacionalidades.
(ler mais...)


Morreu Martinho “Ginete”, um dos fundadores do rancho folclórico de Riachos »  2017-10-16 

Faleceu, esta manhã, Martinho Serra de Oliveira (Martinho Ginete), um dos fundadores do rancho folclórico de Riachos, aos 93 anos. Nos anos 1957/58, juntamente com Joaquim Santana, ajudou a fundar aquele rancho que hoje ainda mantém a actividade, tendo ocupado o cargo de flautista.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2017-10-22  Insólito: alcatrão arrancado ao fim de três semanas na via João Paulo II
»  2017-10-16  Morreu Martinho “Ginete”, um dos fundadores do rancho folclórico de Riachos
»  2017-10-18  Torres Novas: distribuídos pelouros e nomeados os cargos políticos do novo executivo municipal