• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Ainda as eleições: Tomar, Abrantes e Mação em queda acentuada num distrito quase todo a encolher

Sociedade  »  2019-06-06 

Nos últimos cinco anos, o distrito de Santarém perdeu mais de 15 mil eleitores. Dos 21 concelhos, 20 deles perderam eleitores e vão continuar a perder população. Apenas o concelho de Benavente dá conta de um aumento, resultado da sua proximidade com a área metropolitana de Lisboa, onde o rio o liga a outro concelho ribatejano a crescer, o de Vila Franca de Xira.

Perturbantes são as quedas do número de eleitores em Tomar (6,9%), Abrantes (6,7%), Mação (8,3%) ou, ainda mais, a Chamusca (10,4%). Há cerca de 30 anos, Tomar e Abrantes, com territórios maiores e populações rurais também mais significativas em número, ainda tinham mais de 6 ou 7 mil habitantes que o concelho de Torres Novas, mas a distância tem vindo a encolher. Meste momento, e em termos de eleitores, Abrantes tem pouco mais de mil em relação a Torres Novas e Tomar tem apenas mais 2400. No próximo censo da população, o próprio efectivo populacional dos três concelhos deve resultar em dados que os aproximam cada vez, isto se a quebra verificada em Torres Novas continuar a ser mais lenta, como tem acontecido até aqui, o que também não é certo que aconteça.

À volta de Torres Novas a diminuição do número de eleitores apresenta percentagens mais baixas, mas ainda assim significativas: Torres Novas perdeu 3,7% dos seus eleitores, a Golega 3,5%, a Barquinha 3,7%, Constância 3,4%, e só Alcanena ultrapassa esta média, com uma quebra de 5,7% de eleitores nos últimos cinco anos, o que não deixa de ser curioso e penalizador para a gestão autárquica de Alcanena das últimas décadas.

O Entroncamento apresenta a quebra mais baixa, menos 1,1% de eleitores do que há cinco anos, mas trata-se de um caso que tem de ser visto à parte por não ter área “rural”. A tendência de diminuição dos eleitores e de habitantes no Entroncamento será sempre mais lenta do que nos concelhos com áreas “rurais”. Aliás, qualquer dado estatístico ou parâmetro sociológico relativos ao Entroncamento só têm validade comparativa se vistos em confronto com indicadores das cidades de Tomar, Abrantes ou Torres Novas sem os seus termos “rurais”. De outra forma, é estar a comparar duas realidades completamente distintas. Ainda num recente inquérito sobre condições de vida dos centros urbanos, o Entroncamento apareceu situado num lugar cimeiro, mas o Entroncamento é uma cidade. Tomar, com uma área muitas vezes superior e mais de 200 povoações “rurais”, não poderia obviamente ter indicadores semelhantes. Vista a cidade de Tomar apenas, em comparação com o Entroncamento, é evidente que terá melhores parâmetros e mais funções urbanas do que a capital do combóio.

Voltando aos eleitores, e agora ao concelho de Torres Novas, diga-se que se verifica uma redução em todas as freguesias, mas essa redução é particularmente grave na Zibreira, que parece uma freguesia a prazo (quebra de 8,5%), tal como a Chancelaria (8,7%), mas também Olaia/Paço (7,9%), Brogueira/Alcorochel/Parceiros (6,4%) e Assentis (5,9%), bem acima da média do concelho. Meia Via, Riachos e as freguesias de Torres Novas cidade (que escondem reduções em aldeias como Ribeira, Carvalhal ou outras) são as que apresentam quebras menos significativas, o que espelha a já conhecida divisão do território em duas realidades: o eixo Lapas, Torres Novas, Riachos, Meia Via, e o resto.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos