• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 19° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Serra de Aire: criminosos continuam a semear lixeiras junto aos caminhos

Sociedade  »  2018-02-02 

Tais práticas, além de criminosas, são uma ofensa à comunidade e aos autarcas das freguesias em causa

O chão da Serra acima da Rexaldia, Pena e Charruada, paredes meias com os Moinhos da Pena, freguesia de Chancelaria, Torres Novas, continua a ser palco de actividades criminosas por parte de moradores e construtores da zona, que o utilizam para depositar toda a sorte de lixos, sobretudo restos de construção de obras que decorrem em casas particulares.

A rede de caminhos que das Portelas, do Senhor da Serra ou da Pena, se espalha em direcção à Serra de Aire e se cruzam entre si, constitui umas das áreas naturais mais bonitas e ambientalmente ricas de todo o concelho, se não mesmo a mais interessante: por isso é permanentemente percorrida por caminheiros e amantes do BTT e é das mais acarinhadas por ambientalistas da região.

Curiosamente, em zonas ainda consideravelmente afastadas das povoações mais próximas (Pena, Charruada, Rexaldia), há gente que continua a utilizar os baldios com aptidões agrícolas para semeadura de batatas, tremoços e outros produtos, notando-se agora, de novo, um renovado interesse pelo plantio de oliveiras: embora os terrenos sejam públicos, por serem baldios, a produção das árvores de fruto pertence às pessoas que estão no regime de usufruto de cada baldio.

São alguns quilómetros quadrados que se estendem da estrada de Ourém, a nascente, à estrada nacional que liga ao Bairro, a poente, e da crista do arrife, já ténue, que começa a dissolver-se desde o Alqueidão, pelo bordo sul, até aos últimos afloramentos da Serra de Aire, também já muito dissimulados, a norte. Trata-se, na realidade, de um pedaço do território concelhio de grandes potencialidades paisagísticas, colado a outro, ainda mais a nascente (desde o vale do Furadouro, depois da estrada de Ourém, acompanhando o curso da ribeira, até Fungalvaz) e também ele de grande exuberância no que toca à paisagem.

Mas, o pequeno planalto que se estende da envolvência da Serra até à Rexaldia, Pena e Chaurruada, pode ser percorrido em várias direcções e comunica, lá junto ao horizonte, com as pás eólicas ou com o aeródromo do Bairro, permitindo, no seu mais largo perímetro, o regresso até à pequena ermida do Senhor da Serra. Aqui e ali vamos encontrando campos semeados, utilizados há séculos pelos moradores, já que todo este território é constituído por baldios.
Se pelo percurso dos vários caminhos são visíveis lixeiras com mais ou menos antiguidade, algumas pequenas e que poderiam ser facilmente removidas por acção das juntas de freguesias, outras há mais recentes, prova de que os criminosos continuam a prevaricar e a conspurcar um património que é de todos.

A lixeira que a foto principal documenta é bastante recente, situa-se à beira de uma dos caminhos e com um pouco de “investigação” talvez se chegasse à identificação do autor do crime: um colchão, restos de obras, sifões e canos, um autoclismo e loiças de sanitárias, restos de obra, plásticos vários, muitos e variados objectos que poderiam contar uma história.

Tais práticas, além de criminosas, são uma ofensa à comunidade e aos autarcas das freguesias em causa, que deveriam ser mais vigilantes de modo a proteger um património que, antes de ser de todo o concelho e da própria região, é um valor das aldeias e freguesias próximas e das suas populações.

De facto, se os caminhos são percorridos quase diariamente por visitantes (sobretudo para prática de actividades de lazer), é sinal que uma divulgação mais sólida possa ampliar a sua utilização e que um maior afluxo de visitantes possa, por consequência, trazer algum benefício às aldeias próximas. Mas, a manterem-se estas práticas criminosas, não há património natural que resista e a defesa da riqueza natural e paisagística da Serra de Aire nunca passará de um slogan vazio de conteúdo que fica bem em discursos políticos apenas para apaziguamento das consciências.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena