• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sábado, 25 de Novembro de 2017
Pesquisar...
Seg.
 17° / 11°
Céu muito nublado com chuva fraca
Dom.
 18° / 10°
Céu nublado
Sáb.
 18° / 12°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  20° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Santarém recebe Festival Internacional de Teatro e Artes de 1 a 8 de Outubro

Sociedade  »  2017-09-24 

Santarém vai receber, de 01 a 08 de outubro, 43 espetáculos de teatro, por grupos de seis países, manifestações artísticas de rua, oficinas de arte e residências artísticas na 13.ª edição do Festival Internacional de Teatro e Artes.

Carlos Oliveira, do “Teatrinho de Santarém”, grupo que iniciou o Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude (FITIJ) em 1993, disse à Lusa que a edição deste ano se insere no modelo iniciado em 2015, “mais inovador, mais dinâmico, mais diversificado, mais envolvente, em termos de cidade e de concelho”, abrangendo sete áreas de criação artística, quatro delas pela primeira vez.

Durante uma semana, grupos amadores e profissionais de Portugal, Brasil, Espanha, Inglaterra, Itália e Noruega atuam em salas de espetáculo, escolas e largos nos concelhos de Santarém, Almeirim e Cartaxo, acolhendo a Incubadora d’Artes (a funcionar numa antiga escola primária no centro histórico de Santarém) sete atividades artísticas a funcionar diariamente para crianças.

Cinco espaços de Santarém – Teatro Sá da Bandeira, W Shopping, Palácio Landal, Hotel Santarém e uma loja devoluta no número 111 da rua 1.º de Dezembro – vão receber, a partir de dia 01 de outubro, seis exposições de fotografia, artes plásticas e de adereços teatrais.

O novo modelo do FITIJ inclui ainda ações de formação – em voz, dança e ‘commedia dell’arte’ (pela Neamera Compagnia Teatrale, de Itália, com participação dos alunos do curso de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Ginestal Machado) – para o público em geral e uma residência artística em dança contemporânea com alunas do Círculo Cultural Scalabitano e do Conservatório de Música de Santarém.

Quatro ‘flashmob’, “que acontecerão inesperadamente e surpreendentemente ao virar de uma esquina”, duas intervenções de arte urbana, uma delas, de João Domingos, dedicada às “mulheres de Santarém”, com fotografias “gigantes” na Calçada 66, em frente ao W Shopping, e uma pintura mural de grandes dimensões, de Francisco Camilo, na traseira do edifício, são outras iniciativas programadas.

Diogo Cocharro andou a recolher sons da cidade para uma instalação sonora com recurso a tecnologias digitais, “Scalsonnus”, que irá estar no número 11 da rua 1.º de Dezembro, numa outra novidade de um festival apostado em pôr “a arte na rua”, frisou Carlos Oliveira, que destacou ainda a “viagem no tempo” numa visita que será proporcionada pelo Museu Diocesano de Santarém.

O FITIJ teve a sua primeira edição há 24 anos, intercalando, durante um período, com a Bienal Internacional de Palhaços e Artes de Circo. Depois de um interregno de quatro anos por falta de apoios, regressou em 2015 com “nova dinâmica”, realçou Carlos Oliveira.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Médio Tejo: comunidade intermunicipal pede equidade de tratamento nos territórios afectados pelos incêndios »  2017-11-23 

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) pede “equidade de tratamento entre os vários territórios assolados pelos grandes incêndios” que ocorreram este ano, aprovando para isso uma moção com diversos pontos.
(ler mais...)


Nersant organiza workshop sobre inovação e sustentabilidade »  2017-11-23 

A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) vai realizar nos dias 29 e 30 de Novembro um fórum de inovação e empreendedorismo do Ribatejo, no Convento de São Francisco e Startup Santarém.
(ler mais...)


Centro Hospitalar trem nova viatura de emergência médica »  2017-11-23 

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) foi um das 22 unidades do país que recebeu uma nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), viaturas que foram entregues pelo secretário de Estado da Saúde numa cerimónia que decorreu no dia 22 de Novembro, no hospital Professor Doutor Fernando Fonseca.
(ler mais...)


Entroncamento: concerto de jazz no aniversário do concelho »  2017-11-21 

Inserido nas comemorações dos 72 anos da fundação do concelho do Entroncamento, realiza-se na próxima sexta-feira, 24 de Novembro, um concerto da banda norte-americana “South River Jazz Band”,, às 21h30, no edifício do mercado diário municipal.
(ler mais...)


Alcanena: presidente da câmara pede mais responsabilidade aos empresários dos curtumes »  2017-11-21 

Na assembleia-geral extraordinária da AUSTRA - Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena, que teve lugar na semana passada (16 de Novembro) e que foi pedida pela presidente da câmara municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira (PS) apelou a uma maior “co-responsabilização social e ambiental” aos empresários do sector dos curtumes, alegando que a responsabilidade ambiental “não pode estar dissociada da dimensão económica”.
(ler mais...)


Torres Novas: BE assinala Dia Internacional pela eliminação da violência contra as mulheres »  2017-11-21 

O Bloco de Esquerda (BE) de Torres Novas assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, com a sessão “Crime Dizem Elas” que terá lugar a 25 de Novembro, pelas 16 horas, no bar Estúdio Alfa, em Torres Novas.
(ler mais...)


Torres Novas: direitos das crianças assinalados nas escolas »  2017-11-21 

O município de Torres Novas associou-se à UNICEF e assinalou ontem, 20 de Novembro, o Dia Mundial dos Direitos da Criança com acções de sensibilização junto de alunos do 4.º ano da rede pública.
(ler mais...)


Torres Novas: Associação de Defesa do Património alerta para níveis de “toxicidade relevantes” no rio Almonda »  2017-11-21 

“Um rio com menos água e níveis de poluição preocupantes”. É desta forma que a Associação de Defesa do Património de Torres Novas (ADPTN) classifica o troço urbano do rio Almonda, após uma segunda saída de campo efectuada no passado sábado, dia 18 de Novembro, no âmbito do “Projecto Rios”.
(ler mais...)


Primeiro-ministro de Cabo Verde visitou “Lusitana” em Riachos »  2017-11-19 

Depois de ter chegado a Torres Novas, na quinta-feira, o primeiro-ministro de cabo Verde, Ulisses Correia, foi recebido na Turrisconta, empresa de contabilidade do antigo presidente da câmara, António Rodrigues, de quem partiu o convite para a visita, aliás como tinha sucedido há escassos meses com Xanana Gusmão.
(ler mais...)


Futebol: sorte macaca dos “amarelos” em Amiais (2-0) »  2017-11-19 

CD AMIENSE 2 CD TORRES NOVAS 0
Campos da Azenha, Amiais de Baixo, 18/11/17

CD AMIENSE: Chico; P. Lista, Leo G., Parreira, Costinha, Luís (Fábio), Tico, N. Tiago, Miguel, Ganso e Leo Silva (Arnaldo).
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2017-11-21  Torres Novas: Associação de Defesa do Património alerta para níveis de “toxicidade relevantes” no rio Almonda
»  2017-11-19  Futebol: sorte macaca dos “amarelos” em Amiais (2-0)
»  2017-11-21  Alcanena: presidente da câmara pede mais responsabilidade aos empresários dos curtumes