• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 18 de Setembro de 2018
Pesquisar...
Sex.
 31° / 16°
Céu limpo
Qui.
 31° / 18°
Céu limpo
Qua.
 32° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  30° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Santarém recebe Festival Internacional de Teatro e Artes de 1 a 8 de Outubro

Sociedade  »  2017-09-24 

Santarém vai receber, de 01 a 08 de outubro, 43 espetáculos de teatro, por grupos de seis países, manifestações artísticas de rua, oficinas de arte e residências artísticas na 13.ª edição do Festival Internacional de Teatro e Artes.

Carlos Oliveira, do “Teatrinho de Santarém”, grupo que iniciou o Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude (FITIJ) em 1993, disse à Lusa que a edição deste ano se insere no modelo iniciado em 2015, “mais inovador, mais dinâmico, mais diversificado, mais envolvente, em termos de cidade e de concelho”, abrangendo sete áreas de criação artística, quatro delas pela primeira vez.

Durante uma semana, grupos amadores e profissionais de Portugal, Brasil, Espanha, Inglaterra, Itália e Noruega atuam em salas de espetáculo, escolas e largos nos concelhos de Santarém, Almeirim e Cartaxo, acolhendo a Incubadora d’Artes (a funcionar numa antiga escola primária no centro histórico de Santarém) sete atividades artísticas a funcionar diariamente para crianças.

Cinco espaços de Santarém – Teatro Sá da Bandeira, W Shopping, Palácio Landal, Hotel Santarém e uma loja devoluta no número 111 da rua 1.º de Dezembro – vão receber, a partir de dia 01 de outubro, seis exposições de fotografia, artes plásticas e de adereços teatrais.

O novo modelo do FITIJ inclui ainda ações de formação – em voz, dança e ‘commedia dell’arte’ (pela Neamera Compagnia Teatrale, de Itália, com participação dos alunos do curso de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Ginestal Machado) – para o público em geral e uma residência artística em dança contemporânea com alunas do Círculo Cultural Scalabitano e do Conservatório de Música de Santarém.

Quatro ‘flashmob’, “que acontecerão inesperadamente e surpreendentemente ao virar de uma esquina”, duas intervenções de arte urbana, uma delas, de João Domingos, dedicada às “mulheres de Santarém”, com fotografias “gigantes” na Calçada 66, em frente ao W Shopping, e uma pintura mural de grandes dimensões, de Francisco Camilo, na traseira do edifício, são outras iniciativas programadas.

Diogo Cocharro andou a recolher sons da cidade para uma instalação sonora com recurso a tecnologias digitais, “Scalsonnus”, que irá estar no número 11 da rua 1.º de Dezembro, numa outra novidade de um festival apostado em pôr “a arte na rua”, frisou Carlos Oliveira, que destacou ainda a “viagem no tempo” numa visita que será proporcionada pelo Museu Diocesano de Santarém.

O FITIJ teve a sua primeira edição há 24 anos, intercalando, durante um período, com a Bienal Internacional de Palhaços e Artes de Circo. Depois de um interregno de quatro anos por falta de apoios, regressou em 2015 com “nova dinâmica”, realçou Carlos Oliveira.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PS chumba cadernos gratuitos para alunos do concelho, diz Bloco »  2018-09-13 

O Bloco de Esquerda voltou a propor, na Câmara Municipal, o alargamento da gratuitidade aos cadernos de actividades para os alunos e alunas do 1 e 2.º ciclo do ensino básico. “O PS votou contra chumbando esta medida e relegando o nosso município para uma posição imobilista face ao crescente número de autarquias que aprova medidas no sentido da gratuitidade da educação, na sua maioria geridas pelo PS”, diz o Bloco de Esquerda em comunicado.
(ler mais...)


Feira dos Frutos Secos: novidades com muitos espectáculos na praça dos Claras »  2018-09-12 

A 33.ª Feira Nacional dos Frutos Secos vai ter lugar de 28 de Setembro a 7 de Outubro, este ano na Praça 5 de Outubro e, novidade, na Praça dos Claras, onde decorrem os espectáculos, num cartaz de fazer inveja a muitos festivais de música tradicional.
(ler mais...)


João Quaresma questiona gestão do PS »  2018-09-11 

“É do nosso conhecimento que a Câmara tem levado a efeito algumas limpezas junto do leito do Rio Almonda. Foi o caso da intervenção junto do condominio Beira Rio e, recentemente, na Avenida João Martins de Azevedo, junto à ponte.
(ler mais...)


Torres Novas: município mantém programa de bolsas para alunos do “superior” »  2018-09-11 

A câmara municipal de Torres Novas anunciou a abertura do prazo e candidaturas com vista às bolsas de estudo para alunos do ensino superior, iniciativa que se destina exclusivamente a residentes no concelho de Torres Novas e que visa “favorecer a igualdade de oportunidades no acesso ao prosseguimento de estudos”.
(ler mais...)


Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados »  2018-09-11 

O CD Torres Novas e CD Fátima afinal vão continuar na Taça de Portugal. Os dois emblemas ribatejanos foram duas das 20  equipas repescadas pela Federação Portuguesa de Futebol e no dia 30 de Setembro jogam a segunda eliminatória da prova.
(ler mais...)


Torres Novas: apanhados a roubar no Continente »  2018-09-10 

Três indivíduos foram surpreendidos, no passado sábado, quando se preparavam para transportar uma quantidade de artigos de supermercado avaliados em mais de 1000 euros, sem pagar. O episódio aconteceu no passado dia 8 de Setembro, ao final da manhã.
(ler mais...)


Entrevista: “A exigência do público da televisão portuguesa ao nível da caracterização não é alta” »  2018-09-03 

Andreia Ferreira, de 26 anos, é natural de Torres Novas. Especializou-se em caracterização, na Makeup School, e ambiciona, no futuro, aparecer na ficha técnica de grandes produções de Hollywood. A caracterização de Brad Pitt em “O Estranho Caso de Benjamin Buttom” e a da criatura de “The shape of water”, são dois trabalhos que elege como do outro mundo e que não se importava nada de ter participado.
(ler mais...)


Covão do Feto: festas são já no próximo fim-de-semana »  2018-09-02 

As tradicionais e conhecidas festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, aqui bem perto em Covão do Feto, concelho de Alcanena, estão aí: o próximo fim-de-semana de 7, 8 e 9 de Setembro promete ser animado, em festejos cujo ponto alto é a procissão em honra da padroeira, no domingo, pelas quatro horas da tarde.
(ler mais...)


“Médio Tejo não é uma região” »  2018-08-31 

É a primeira vez que um autarca diz, preto no branco, o que muitos sentem mas nunca ousaram dizer: Gabriel Feitor, vereador da câmara de Alcanena, lançou o grito de Ipiranga para pôr fim a um desvario político-administrativo que destruiu a região do Ribatejo por conta de cargos e interesses partidários.
(ler mais...)


Mancha de óleo no rio Almonda, maus cheiros na Barroca »  2018-08-31 

O assunto não é novo: há cerca de um ano, diversas pessoas expuseram nas redes sociais a situação que então se observava no rio de Almonda, junto à ponte do Raro: uma persistente e volumosa mancha de óleo a conspurcar as águas, ali nas barbas do jardim municipal.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-09-10  Torres Novas: apanhados a roubar no Continente
»  2018-09-11  Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados
»  2018-09-11  João Quaresma questiona gestão do PS