• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 18 de Junho de 2018
Pesquisar...
Qui.
 31° / 19°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Qua.
 34° / 20°
Períodos nublados
Ter.
 34° / 19°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  37° / 18°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Barquinha: uma grande festa do teatro e da música nas ruas da vila

Sociedade  »  2018-06-06 

Blaya e The Black Mamba na Feira do Tejo

“Se entre 9 e 13 de Junho for surpreendido por um personagem, uma mascote ou um veículo excêntrico em plena rua, não estranhe, está em Vila Nova da Barquinha, na Feira do Tejo”, avisa a autarquia barquinhense em nota de imprensa. A animação e o teatro de rua são fortes apostas da edição deste ano desta iniciativa do município.

Na música, os grandes concertos serão assegurados pelos portugueses The Black Mamba e por Blaya (ex-Buraca Som Sistema). Mas há actividades para toda a família, desde os passeios em balão de ar quente, insufláveis para os mais novos, baptismos a cavalo, workshops de canoagem, até às tradicionais marchas de Santo António, o padroeiro da vila. À noite, o cheiro da sardinha assada invade a zona das tasquinhas, onde os visitantes da centenária feira, com seis dezenas de expositores, podem retemperar energias, em ambiente de santos populares.
O espetáculo da banda “Phil Collins Legacy Tribute” abre os concertos no palco principal, no dia 9, um desfile grandes êxitos em homenagem ao músico britânico.

No Dia de Portugal (10 de Junho), o parque ribeirinho acolhe aquele que é considerado um dos melhores espectáculos de percussão e humor da Europa - os “Be-dom”. Aclamados pelo público e pela imprensa dos 4 cantos do Mundo, transformam latas, bidões, garrafas e tudo o que se possa lembrar em instrumentos musicais. O grupo envolve a audiência numa festa irresistível, conduzida pelo ritmo em vez das palavras, conseguindo assim transmitir importantes mensagens ambientais, dotados com um humor muito particular, interactivo e original.

No mesmo dia, o grupo Artelier regressa a Vila Nova da Barquinha com “Apagão”, um espectáculo de luz negra e teatro visual em cenário natural, que nos transporta para outra dimensão. Um percurso fascinante, numa performance de exploração das potencialidades técnicas da luz negra, do som e da imagem aliada à força da pirotecnia, realizando um espectáculo cuja poesia visual  e plástica nos transporta numa viagem inesquecível ao universo metafórico das artes de rua. O parque ribeirinho será atravessado por um "cruzeiro" de luz negra e fantasia com muitas surpresas.

O teatro de rua continua a reinar no dia 11, com o espectáculo “Manusear”, do Projeto EZ, uma alusão à manipulação. Uma banda toca ao vivo numa estrutura de aspecto industrial e maquinal contraposto pelo claro aspecto artesanal com que toda a estrutura foi desenvolvida, deambulando pelo parque, fazendo menção à universalidade e transversalidade do tema: todos somos manipulados, todos podemos desenvolver a nossa consciência. Esse sentido que tanto nos tem comunicado e que nós tanto teimamos em não ouvir…

Carregados de uma sonoridade soul, os The Black Mamba vão animar a noite do dia 12 de Junho. O trio formato por Pedro Tatanka (voz e guitarra), Ciro Cruz (no baixo) e Miguel Casais (na bateria) surgiu em 2010 e apresenta um som único que mistura a soul music, com o blues e o funk.  A sua musicalidade é tão profunda e marcante que os próprios sentiram que “o veneno letal” da sua música estava lançado…
 

Para encerrar os festejos, no dia 13, feriado municipal, a ex-vocalista dos Buraca Som Sistema, Blaya, apresenta no palco principal do parque à beira rio, o seu mais recente trabalho que inclui o êxito “Faz gostoso”. Para ouvir e dançar...

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: alunos da Meia Via levaram alegria à ala pediátrica do hospital »  2018-06-12 

Alunos do 3.º ano do ensino básico do centro escolar da Meia Via, do Agrupamento Artur Gonçalves, encheram de alegria a ala pediátrica do hospital de Torres Novas, no passado dia 6 de Junho.
Incumbidos de levarem àquele serviço alegria e boa disposição aos meninos que lá se encontram internados, os "doutores palhaços" da Meia Via cantaram, tocaram flauta, dançaram e ainda distribuíram balões.
(ler mais...)


Montepio de Nossa Senhora da Nazaré renova site na celebração de aniversário »  2018-06-12 

O Montepio de Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas comemorou, no passado dia 30 de Maio, o 156.º aniversário com o lançamento do seu site renovado. Uma plataforma que é considerada “mais um instrumento de aproximação entre o Montepio e os seus associados e clientes “ e que visa o reforço dos seus canais de comunicação.
(ler mais...)


Torres Novas: Cine Clube regressa agenda sessões de cinema ao ar livre »  2018-06-12 

O Cine Clube de Torres Novas promove sessões de cinema ao ar livre durante os meses de Verão. Os filmes serão projectados no jardim das rosas, às 21h30 com entradas grátis. Decorrerão duas sessões em cada mês, entre Junho e Setembro.
(ler mais...)


Escola de Alcanena venceu concurso regional de ideias de negócio »  2018-06-12 

Eucalygrape Leather, a Melhor Ideia Empresarial do Médio Tejo no âmbito do EmpreEscola, foi agora a vencedora no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas da região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
(ler mais...)


Luís Vassalo Rosa (1935-2018): morreu um grande urbanista »  2018-06-10 

Ficou conhecido por ter sido um dos arquitectos responsáveis pelo planeamento e gestão urbanística da Parque Expo, empreendimento que visou a recuperação da zona oriental de Lisboa na sequência da Exposição Internacional de 1998 (“EXPO 98”), mas nessa altura já Vassalo Rosa detinha uma longa e mais que reconhecida carreira na arquitectura portuguesa e no urbanismo.
(ler mais...)


Caravana: a festa da música tradicional, sábado no estúdio Alfa »  2018-06-07 

Está aí um raro momento para se ouvir boa música tradicional portuguesa, bem tocada e cantada: os “Caravana” apresentam-se sábado à noite, dia 9, no estúdio Alfa do Hotel dos Cavaleiros, em Torres Novas, para um espectáculo que promete encantar.
(ler mais...)


Casa Espanhol encerrou: o eterno adeus ao comerciante mais antigo de Torres Novas, que o "Canja" continua fino »  2018-05-30 

 

Mais de cem anos depois, se contarmos o tempo em que a loja esteve na cave do velho teatro Virgínia, encerrou as portas a Casa Espanhol, em Torres Novas. Na quarta-feira, dia 30 de Maio de 2018.

Tudo começou numa pequena loja que pouco mais era que um corredor, sob o velho teatro Virgínia, paredes meias com a Praça do Peixe, na rua Nova.
(ler mais...)


Constância: visitas nocturnas comemoram aniversário do borboletário tropical »  2018-05-28 

Um série de visitas nocturnas para ajudar a perceber o que acontece com as borboletas quando cai a noite, vão realizar-se nos dias 1, 2 e 5 de Junho, e visam assinalar o quinto aniversário o borboletário tropical localizado no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância.
(ler mais...)


Nefrologia: jovens a partir dos 15 anos podem ser consultados no CHMT »  2018-05-28 

O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) abriu a consulta a jovens com mais de 15 anos, no dia 17 de Maio. Chamam-lhe consulta de Nefrologia de Transição Pediátrica, modalidade permite que os jovens com mais de 15 anos de todo o distrito de Santarém possam ser seguidos no CHMT “e não tenham que se deslocar a outros pontos do país, nomeadamente a Coimbra e Lisboa para onde eram encaminhados”, refere o centro hospitalar em comunicado de imprensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-06-10  Luís Vassalo Rosa (1935-2018): morreu um grande urbanista
»  2018-06-12  Escola de Alcanena venceu concurso regional de ideias de negócio
»  2018-06-12  Montepio de Nossa Senhora da Nazaré renova site na celebração de aniversário