• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 22° / 9°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  24° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Rua da Fábrica: cem anos de história reduzidos a pó

Sociedade  »  2015-04-10 

Com a demolição de todas as construções acumuladas em quase cem anos, tão óbvia quanto necessária para limpar um conjunto sem qualquer interesse e ultrapassado pelos tempos, abre-se aos olhos um espaço muito maior do que parecia ser. Trata-se de uma parte considerável, em área, daquela zona da cidade, a merecer um olhar pensado dos poderes públicos, apesar da sua natureza privada. Do outro lado, um espaço de natureza semelhante, a pedir uma solução que só pode ser integrada e que tenha em conta os interesse da cidade.

Para os olhos de um torrejano de hoje, a paisagem poderia parecer surpreendente: da rua da Fábrica, mais ou menos do local onde hoje está a Adega Regional, vislumbrava-se um panorama tão bucólico quanto normal para aqueles tempos. Ao fundo, o castelo, como hoje, mas entre a posição do observador e o rio estendia-se um vasto terreno agrícola de hortas e árvores de sequeiro, oliveiras e figueiras e o mais que houvesse. A atravessar aquela parcela de terrenos agrícolas, em sentido diagonal, surgia, imponente, o aqueduto que trazia a água desde a encosta da Bica até à Fonte Nova, cuja boca se situava mais ou menos em frente aos pequenos escritórios da Casa Nery ainda hoje em ruínas. Mas isso era nos finais do século XIX. Passadas umas décadas, nos anos 30 do século seguinte, todo esse ambiente rural tinha desaparecido. Agora, todos aqueles terrenos eram praticamente uma zona de despejos, sobretudo de jorra da fundição Nery, espalhada em montes ao longo do que hoje é a avenida. Onde havia hortas, erguiam-se já alguns barracões e foi numa dessas construções que começou por instalar-se a oficina dos Claras, que abandonava assim a zona de São Pedro, demasiado acanhada para acolher uma empresa em expansão. Durante as décadas seguintes, os Claras foram ocupando todos os terrenos disponíveis, incluindo a parcela onde se situava, no topo norte, uma fábrica de pirolitos, que aproveitava justamente a água da fonte da Bica, fabriqueta que deu origem à Capela - refrigerantes. Na viragem da década de 70 estavam já praticamente concluídas as obras mais modernas dos novos escritórios da empresa, que incluíam um bar, sala de convívio, biblioteca, sala de televisão, ginásio, cantina, refeitório, entre outras acomodações, e estava também já em funcionamento a parte ocupada pela Renault e STAL, de comércio de automóveis, com bomba de gasolina virada à avenida. Os escritórios da avenida, do imóvel construído para ser o Colégio Andrade Corvo, perdiam a sua importância, mas continuavam como sede simbólica da empresa, e tudo assim continuou até à passagem do núcleo administrativo da Rodoviária do Tejo para o edifício do Nogueiral. Com a demolição de todas as construções acumuladas em quase cem anos, tão óbvia quanto necessária para limpar um conjunto sem qualquer interesse e ultrapassado pelos tempos, abre-se aos olhos um espaço muito maior do que parecia ser. Trata-se de uma parte considerável, em área, daquela zona da cidade, a merecer um olhar pensado dos poderes públicos, apesar da sua natureza privada. Do outro lado, um espaço de natureza semelhante, a pedir uma solução que só pode ser integrada e que tenha em conta os interesse da cidade.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA