• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 22 Março 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 24° / 11°
Períodos nublados
Sáb.
 25° / 9°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  22° / 7°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: “grande aula aberta” debateu ciclo urbano da água e a poluição no Almonda e no Tejo

Sociedade  »  2018-02-27 

Iniciativa reuniu mais de 150 estudantes

A poluição dos rios Almonda e Tejo foi tema de debate na “grande aula aberta”, que decorreu no auditório da biblioteca municipal Gustavo Pinto Lopes, no dia 23 de Fevereiro, promovida pelo Agrupamento de Escolas Gil Paes (AEGP) no âmbito do projeto Eco-Escolas.

Pretendia-se, segundo os organizadores, informar os alunos sobre a gravidade dos atentados de que a água e a saúde têm sido alvo, nomeadamente em Torres Novas, “com o intuito de promover atitudes sustentáveis e o exercício de uma cidadania activa e protectora do meio ambiente”.

Cerca de 150 estudantes do ensino secundário assistiram a esta inédita aula, que contou com a presença dos vereadores torrejanos Joaquim Cabral e Carlos Ramos, Fernando Pereira, técnico superior da Reserva Natural do Paul do Boquilobo, Luís Santos, em representação do movimento BASTA e Arlindo Marques, o ambientalista do movimento ProTejo que tem realizado um reconhecido trabalho de cidadania na denúncia da poluição na bacia hidrográfica do Tejo.

Joaquim Cabral, vereador da educação, sublinhou a preocupação do município no que toca à preponderância da administração central, relativamente ao poder local, nas competências para a resolução dos problemas ambientais, enquanto o seu colega vereador, Carlos Ramos, defendeu que “todos devemos ser vigilantes do Almonda” e agirmos de forma assertiva em casos de denúncia de atentados ambientais.

Na ausência de um representante da empresa Águas do Ribatejo, Nelson Correia, professor do AEGP, apresentou o ciclo urbano da água e os aspectos particulares de captação e tratamento das águas no nosso concelho. Apelou, também, à importância da procura de informação através da leitura das notícias nos meios de comunicação.

Fernando Faria Pereira, por seu lado, apresentou uma retrospectiva da evolução da poluição na área do Paul do Boquilobo, associada ao rio Almonda, salientando que a bacia hidrográfica do Almonda abrange vários concelhos, de entre os quais Torres Novas. Já Luís Santos, em representação do movimento BASTA, realçou os obstáculos que os movimentos ambientalistas experimentam ao enfrentarem os agentes poluidores e a inércia das populações, que lhes traz incompreensão e dissabores, ainda que prossigam o bem comum como único objectivo.

Finalmente, o já mediático ambientalista Arlindo Marques partilhou algumas das circunstâncias mais difíceis da sua luta, desde 2015 até ao momento, e realçou as conquistas que a sua persistência permitiu alcançar, conjuntamente com todos os que a ele se associaram, no sentido de demonstrar a gravidade do problema ambiental do Tejo. Recorde-se que, tanto dois elementos do BASTA como Arlindo Marques, foram alvo de processos judiciais e que através da campanha solidária “Somos todos Arlindo Marques” decorre a angariação de fundos para auxiliar no pagamento das custas do processo interposto pela Celtejo, empresa de celulose.

Os principais interessados nesta iniciativa, os alunos, demonstraram uma boa receptividade ao tema desta “grande aula aberta”, tendo interpelado os presentes com questões e observações pertinentes que aqueceram o diálogo entre todos os participantes.

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Pedro Triguinho absolvido hoje em processo da Fabrióleo »  2019-03-22 

Pedro Triguinho, activista do movimento ambientalista Basta!, de Torres Novas, foi hoje absolvido no Tribunal de Torres Novas num processo em que era acusado de difamação por uma então administradora da empresa Fabrióleo, que lhe moveu a acção a título pessoal.
(ler mais...)


Pias Longas: trabalhos no aterro continuam, vereador do ambiente nada diz »  2019-03-13 

Os trabalhos relacionados com a ampliação do aterro do topo sul da pista do aeródromo de Pias Longas, situado na fronteira entre os municípios de Ourém e Torres Novas, continuam em marcha, isto apesar de uma fiscalização da câmara de Torres Novas ter confirmado, logo na altura da denúncia por este jornal, que milhares de toneladas de pedras e terra estavam a ser despejadas para dentro da território do concelho de Torres Novas numa área de elevado potencial ambiental e que integra a Reserva Ecológica Nacional.
(ler mais...)


Alterações climáticas: Maria Lamas promove aula aberta no auditório municipal »  2019-03-08 

Dando sequência a idêntica iniciativa do ano transacto, a escola Maria Lamas volta a promover uma aula aberta, desta vez no auditório municipal (edifício da biblioteca Gustavo Pinto Lopes), e sob o tema “Alterações climáticas e biodiversidade”.
(ler mais...)


O triunfo dos porcos: só câmara pode impedir mega-suinicultura »  2019-03-04 

Depois de amanhã, o executivo municipal vai ser chamado a deliberar sobre um assunto de enorme importância ambiental para o concelho: a instalação de uma suinicultura na Quinta de Caniços, freguesia de Brogueira, a dois passos da Reserva do Paul e perto de povoações.
(ler mais...)


Maioria quer gastar mais de 600 mil no Rossio em mais uma obra inútil »  2019-02-28 

Não se pinta um único banco de jardim há anos, as pontes do jardim das rosas estão interditas, à volta do castelo é só ruína, há calçadas e passeios escavacados por todo o lado, nada é mantido.
(ler mais...)


A Tasca: nova vida com Paulo Emílio »  2019-02-21 

Durante uns anos restaurante de referência de Torres Novas em tempo do consulado do fundador, Vítor Alves, A Tasca passou depois por algumas experiências, umas melhores outras nem por isso, pois na realidade nenhuma delas teve a duração que permitisse consolidar uma proposta ou uma ideia para a casa situada na velha Rua da Corrente, bem pertinho da Ponte do Raro.
(ler mais...)


Aeródromo de Pias Longas: aterros invadiram reserva ecológica do concelho »  2019-02-21 

Poderá estar em marcha um enorme atentado ecológico contra o território do concelho e uma acção que põe em causa o Estado de direito. O avanço dos aterros, segundo os limites administrativos entre Torres Novas e Ourém (a autarquia ouriense serve-se, ao que parece, de outra linha divisória) entrou cerca de 200m no concelho de Torres Novas, perfazendo uma área de implantação de cerca de 20 000 metros quadrados.
(ler mais...)


Festival do Cogumelo da Parreira: Chakall, Marco Costa e Rouxinol Faduncho »  2019-02-12 

De 1 a 3 de março, o cogumelo é de novo a estrela à mesa da III edição do Festival do Cogumelo que junta gastronomia, animação musical, bares, artesanato, cozinha ao vivo e, claro, exposição de produtores e agentes económicos do setor,  um evento de dinamização e promoção territorial, organizado em parceria pelo Município da Chamusca e pela União de Freguesias de Parreira e Chouto.
(ler mais...)


João Espanhol: morreu um homem grande, Torres Novas fica mais pobre »  2019-02-09 

Hoje, dia 9 de Fevereiro, sábado, durante a tarde, calou-se a voz de João José Lopes (“João Espanhol”), um torrejano de vulto, cidadão excepcional, militante apaixonado, artista reconhecido no seu tempo, a voz que na década de 50 encantou públicos exigentes e que, por mais quase 50 anos, animou milhares de bailes e festas.
(ler mais...)


Carreiro da Areia: começou o abandono da aldeia, poluição continua como sempre »  2019-02-07 

Um grupo de moradores do Carreiro da Areia esteve presente na reunião camarária de terça-feira, em protesto contra a poluição e os efeitos que se fazem sentir na aldeia. Já há quem tenha abandonado a povoação, mas nem as casas se conseguem vender.
(ler mais...)


 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2019-02-21  A Tasca: nova vida com Paulo Emílio
»  2019-03-04  O triunfo dos porcos: só câmara pode impedir mega-suinicultura
»  2019-03-22  Pedro Triguinho absolvido hoje em processo da Fabrióleo
»  2019-03-13  Pias Longas: trabalhos no aterro continuam, vereador do ambiente nada diz
»  2019-02-28  Maioria quer gastar mais de 600 mil no Rossio em mais uma obra inútil