• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 22° / 9°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  24° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: CDU volta à carga com falta de condições das instalações dos serviços operativos do município e faz denúncia à ACT

Sociedade  »  2017-01-23 

Queixa já tinha sido feita há uma ano, por email, mas a Autoridade para as Condições do Trabalho disse agora que não havia qualquer registo, pelo que a CDU voltou a repeti-la, na passada sexta-feira

A vereadora da CDU na câmara de Torres Novas, Ana Filipa Rodrigues, disse na última reunião de câmara que a força política que representa apresentou à Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) uma queixa devido às más condições de higiene e segurança para os trabalhadores da câmara municipal.

Há pelo menos dois anos, desde Maio de 2015, que a CDU tem “feito barulho” por causa da falta de condições que apresentam as instalações dos serviços operativos da câmara municipal de Torres Novas.

No final desse mês, em 2015, a CDU propôs à câmara que avançasse para a execução de um projecto que passava pela agregação de todos os serviços operativos no mesmo espaço – eventualmente na zona industrial –, com a criação de condições que hoje são consideradas como necessárias, como por exemplo a criação de zonas de refeitório e bar para usufruto dos trabalhadores à hora de almoço e intervalos de descanso, balneários e zonas de muda de roupa, entre outras.

A proposta, na altura, foi recusada e, argumentou maioria socialista, pelo vice-presidente, que estava em marcha um projecto nesse sentido.

A CDU de Torres Novas enviou, entretanto, uma queixa à delegação de Tomar da ACT, mas verificou agora que, afinal, não havia registo nenhum desse expediente, pelo que voltou a repetir a denúncia, na passada sexta-feira, dia 19 de Janeiro.

Na queixa apresentada é referido que “as condições são altamente degradantes em qualquer época do ano e com o rigor do Inverno tornam-se ainda mais degradantes e desumanas”.

“Como é possível manter estas condições tão indignas para trabalhadores, já castigados com os baixos salários, condições de trabalho e equipamento deficientes, longe de corresponderem a padrões de higiene e segurança minimamente aceitáveis?”, questionam os comunistas que solicitaram uma intervenção “urgente” daquele organismo.

“A CDU espera que a ACT actue rapidamente e que aos trabalhadores sejam dadas condições de higiene e segurança no trabalho dignas de qualquer ser humano”, refere a CDU num comunicado enviado às redações.

Como a CDU justificou a proposta

A CDU entende que as instalações dos serviços operativos da Câmara Municipal de Torres Novas (CMTN), nomeadamente o sector das obras, são “temporárias há cerca de 30 anos”, funcionando em “imóveis degradados, sem as condições mínimas de trabalho”.

Esta foi a grande fundamentação da proposta apresentada em 2015, na qual a CDU pedia que o projecto pudesse ser concluído até 2016.

“Estas instalações temporárias, designadas na gíria concelhia como «Armazéns dos Lourenços» e «Oficinas», não pertencem à autarquia. Os «Armazéns dos Lourenços» são um empréstimo, cujo prazo de utilização está a chegar ao seu fim, e que as «Oficinas» foram vendidas em hasta pública ao Grupo Lena.

Tais factos limitam e afectam o desenvolvimento das actividades regulares da CMTN, na medida em que estes espaços não dispõem das áreas, dos equipamentos e da demais logística necessária para a boa prossecução das ações quotidianas destes serviços”, lia-se ainda na proposta.

Para a CDU as actuais instalações em nada dignificam a autarquia “uma vez que submete os seus trabalhadores a condições de duvidoso cumprimento legal, nomeadamente no que respeita às normas de Segurança e Higiene no Trabalho. Acrescenta-se ainda o facto das más condições de trabalho serem geradoras de stress, o que impulsiona situações de mal-estar social, sendo vários os exemplos que poderiam ser dados e que são do conhecimento do Sr. Presidente da CMTN”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA