• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 26 Maio 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 34° / 19°
Períodos nublados
Qui.
 33° / 19°
Céu limpo
Qua.
 33° / 20°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  33° / 19°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O Almonda faz 100 anos sábado

Sociedade  »  2018-11-23 

Durval Baranowske deixa “O Almonda”

O semanário O Almonda, o mais antigo jornal torrejano com publicação contínua, comemora amanhã, sábado, o seu centenário. Fundado em 24 de Novembro de 1918 por um grupo de jovens torrejanos, o semanário passou logo por iniciais dificuldades, tendo interrompido a sua publicação durante sete meses, mas voltaria depois a publicar-se até ao presente.

O seu primeiro director foi António Cunha Ferreira, mas em 1919 a direcção passa para o carismático padre José Maia dos Santos e o jornal alinha-se mais claramente com a hierarquia católica local e regional, com o apoio de figuras como Alberto Dinis da Fonseca e Carlos Azevedo Mendes. Este advogado torrejano, tal como Dinis da Fonseca companheiro de António de Oliveira Salazar e de António Cerejeira dos tempos de Centro Académico da Democracia Cristã de Coimbra, onde frequentou a universidade, acabaria por liderar o jornal durante décadas, de 1925 até 1962, ao mesmo tempo que foi deputado à Assembleia Nacional, provedor da Misericórdia e presidente da câmara, também num longo consulado.

Sempre institucionalmente alinhado com o poder, o jornal ainda pertencente à igreja católica ia contudo dando espaço a figuras locais ligadas à oposição, sobretudo após a morte de Carlos Azevedo Mendes e na entrada da década de 60 do século passado. A seguir ao 25 de Abril teve de ajustar-se e foi permeável, ao nível directivo, a chefias ligadas ao catolicismo progressista, altura em que Eduardo Bento e o padre Amílcar Fialho assumiram a direcção do jornal.

Mais recentemente, O Almonda teve como director Joaquim Rodrigues Bicho (1992-1997), mas a verdade é que a acção deste autor torrejano vai muito mais para além dos cinco anos em que foi director: Joaquim Bicho foi das personalidades que mais duradouramente marcaram a história do jornal nos últimos 50 anos, tendo sido colaborador e redactor durante décadas e praticamente até à sua morte. Por último, passaram pela direcção do jornal Bento Barbosa Leão, a que se seguiram, nos anos mais recentes, directores ligados ao clero católico da diocese de Santarém.

Presentemente, no concelho de Torres Novas publicam-se, além de O Almonda, dois títulos mais antigos, mas que retomaram a publicação décadas depois da sua primeira vida (o Jornal Torrejano, editado entre 1884 e 1915 e recuperado em 1994, e O Riachense, publicado entre 1909/1910 e regressado aos prelos em 1978).

A O Almonda, o Jornal Torrejano envia as felicitações pelos 100 anos de uma caminhada que completa agora um século.

Durval Baranowske deixa “O Almonda”

 Praticamente na semana em que o semanário torrejano assinala o seu centenário, o director, Durval Baranowske abandona o cargo, tendo dito tratar-se de “uma decisão solitária e reflectida”. Nos instantes em que nos encontramos, “a coragem anda por um fio. E é por isso que quero mexer-me. Porque estou cansado de ter medo”, acrescenta o padre católico, cidadão brasileiro, amante do futebol e da música. Vai substituí-lo na direcção do jornal Ricardo Madeira, igualmente padre católico de profissão.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Maioria quer arrasar o “caminho das cobras” com alcatrão »  2020-05-25 

“A estrada conhecida como “carreiro das cobras” é o ultimo troço de rede viária em terra batida dentro da cidade de Torres Novas. Tem algumas características particulares que devem ser preservadas: para além do piso em terra batida a sua envolvência é tipicamente de uma estrada rural com arvoredo e vegetação diversa que lhe confere uma beleza particular.
(ler mais...)


Concursos de pessoal da Câmara: Quaresma fala de “estranheza” »  2020-05-25 

“Sem querer colocar em causa o mérito das pessoas/técnicos que coordenaram o procedimento concursal comum para preenchimento de um posto de trabalho por tempo indeterminado de técnico superior de educação, o mérito dos candidatos, e salvaguardando não ter conhecimento das provas efectuadas e do critério respeitante à avaliação das mesmas e dos candidatos, cumpre-me manifestar estranheza por aquilo que se começa a entender ser falta de transparência resultante dos resultados de alguns concursos para admissão de pessoal na Câmara Municipal”, assim se refere o vereador João Quaresma a um recente concurso em que a pessoa admitida é autarca eleita pelo PS numa freguesia.
(ler mais...)


Maioria PS decidiu apoiar “O Almonda” e recusou igual tratamento para os outros dois jornais do concelho »  2020-05-08 

Um dos pontos mais quentes da ordem de trabalhos da reunião do executivo municipal do dia 28 de Abril prendia-se com a intenção do Partido Socialista apoiar ao jornal O Almonda, cedendo instalações municipais no edifício do mercado à associação que, alegadamente, irá explorar aquele semanário.
(ler mais...)


Torres Novas e concelhos vizinhos em indicadores PORDATA: menos gente, mais velhos, menos empregos, menos estudantes »  2020-04-20 

É um cenário pouco animador: Torres Novas e os concelhos vizinhos de Abrantes, Tomar, Alcanena, Golegã, Barquinha e Entroncamento, em indicadores comparados de 2010 e 2018, têm menos população, cada vez menos nascimentos e mais idosos, o número de empregos diminuiu em quase todos
os municípios, tal como o número de estudantes.
(ler mais...)


EDITORAL: para que conste »  2020-04-16 

Ano após ano, nunca aqui fizemos referência à brutal disparidade da inserção de publicidade institucional paga, pela Câmara Municipal de Torres Novas, nos três jornais do concelho, sempre em favor de um deles.
(ler mais...)


Torres Novas: fósforo a mais nas águas exige investimento de 245 mil euros da Águas do Ribatejo »  2020-04-08 

As ETAR e sistemas de saneamento de Riachos e Torres Novas, requalificados pela ÁGUAS DO RIBATEJO em Junho de 2015, num investimento de 8 milhões de euros, estão a ser alvo de obras no valor de 245 mil euros, diz a empresa em comunicado de imprensa.
(ler mais...)


Águas do Ribatejo: 500 mil em medidas de apoio a particulares e empresas »  2020-03-30 

A situação que vivemos actualmente, derivada da pandemia da Covid-19, foi o tema principal da reunião que juntou os presidentes das sete câmaras municipais que integram a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (Almeirim, Alpiarça.
(ler mais...)


COVID: atendimento mais próximo é no Entroncamento »  2020-03-26 

Atendendo ao alargamento progressivo da expressão geográfica da pandemia COVID-19 em Portugal, e tendo em conta a Norma 004/2020 – COVID-19 – FASE DE MITIGAÇÃO, emitida pela DGS, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no cumprimento dos princípios de equidade, qualidade e proximidade dos cuidados de saúde prestados à população, procedeu à reorganização dos recursos humanos e materiais nos cuidados de saúde primários e criou 35 Áreas Dedicadas (ADC) à COVID-19 em toda a região.
(ler mais...)


Mundo suspenso, cidade suspensa, vidas suspensas »  2020-03-18 

Os factos: durante os 50 dias em que a ditadura chinesa escondeu o surto do novo vírus (independentemente da sua origem ou da sua génese), empresários e milhares de turistas chineses visitaram a Itália, para onde aportavam, ao mesmo tempo, hordas de turistas e viajantes de outros países da Europa.
(ler mais...)


Última hora: Câmara cancela eventos e fecha equipamentos municipais »  2020-03-11 

À semelhança do que outras autarquias da região já tinham feito, a Câmara de Torres Novas activou um plano de contingência de modo a fazer face à situação que se vive. Eventos como a feira de Março ou ou o TorresRodas foram cancelados, as piscinas estão encerradas, alguns serviços e equipamentos municipais alvo de restrições.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-05-08  Maioria PS decidiu apoiar “O Almonda” e recusou igual tratamento para os outros dois jornais do concelho
»  2020-05-25  Maioria quer arrasar o “caminho das cobras” com alcatrão
»  2020-05-25  Concursos de pessoal da Câmara: Quaresma fala de “estranheza”