• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 18 de Setembro de 2018
Pesquisar...
Sex.
 31° / 16°
Céu limpo
Qui.
 31° / 18°
Céu limpo
Qua.
 32° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  30° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Um bom resultado para o PSD de Torres Novas é ganhar as eleições”, João Quaresma

Sociedade  »  2017-09-25 

Candidato do PSD à câmara municipal de Torres Novas

O João Quaresma já foi vereador e é do tempo em que o PSD ainda tinha dois vereadores eleitos, no mandato de 2001 a 2005. Nos anos que se seguiram o PSD apenas elegeu um vereador. Qual será um bom resultado para o PSD nas eleições que se avizinham?
Bom resultado para o PSD de Torres Novas é ganhar as eleições. Ao fim de um quarto de século, o executivo socialista não apresenta um rumo ou uma estratégia de desenvolvimento para o concelho de Torres Novas, que assegure a qualidade de vida dos munícipes, a coesão entre os espaços urbano e espaço rural ou mesmo a sustentabilidade do nosso território.

Há assim que propor uma solução de governação autárquica que rompa com o atual conformismo e com a atual incapacidade de gestão que se instalou no Partido Socialista, a qual ignora as atuais necessidades das pessoas e do concelho. O concelho de Torres Novas parou no tempo. Chegou a hora de um novo rumo trazendo para a gestão autárquica uma nova forma de fazer política.

O vereador do PSD Henrique Rei, a certa altura, deixou de contar com o apoio da estrutura concelhia, depois de as relações entre o vereador e os actuais dirigentes se terem degradado. Que implicações acha que esta narrativa pode ter na hora do voto?
O vereador Henrique Reis nunca deixou de contar com a ajuda do PSD de Torres Novas. Estou certo e não poderá ser negado que sempre que foi solicitada colaboração, a mesma foi prestada. No entanto a política faz-se de escolhas não podendo esta resultar apenas de imposições ou pedidos de um só sentido.

Estar no exercício político e fazer política é partilhar ideais e projetos e, mais que isso, deve proporcionar aprendizagens mútuas, de compromisso com o interesse público. Esse é o nosso desígnio, o interesse público, o qual não se compadece com atitudes impositivas e egocêntricas de sentido único. Estamos certos que as listas do PSD de Torres Novas concorrentes às eleições autárquicas de 2017, no concelho de Torres Novas se apresentam com pessoas com o único propósito de servir a causa pública.

Muitas caras novas para o exercício de cidadania que é estar na política e fazer política. Pessoas com provas dadas, atenta a sua vasta experiência, tanto profissional, como académica, associativa ou na área social, assentes numa matriz de espírito aberto e plural, mas sempre consubstanciada naquela que deverá ser a ética exigente no exercício da prática política. Pessoas que querem contribuir para mudar o concelho de Torres Novas. Esta sim deve ser análise que as pessoas devem fazer na hora do voto. Eu acredito que assim acontecerá e que o PSD de Torres Novas terá uma votação expressiva.

A que se deve, na sua opinião, a sucessiva perda de espaço do PSD no concelho de Torres Novas? De 2009 para 2013, por exemplo, perdeu mais 1100 votos na corrida à câmara municipal.
A redução do enorme número de votos que é indicado na pergunta tem de ser compreendido no contexto dos resultados eleitorais globais das eleições autárquicas de 2013. O PSD registou um dos piores resultados da sua história. Recordo que à data, estes resultados foram considerados uma derrota nacional do PSD.

E estes resultados, onde se inclui os referidos 1100 votos a menos relativamente aos resultados de 2009, foram associados àquele que estava a ser o caminho seguido pelo PSD. Houve claramente uma penalização do PSD por causa da política que se estava a prosseguir a nível nacional. Esperamos, obviamente, contribuir para que em Torres Novas se inverta esta situação e que as pessoas acreditem nas nossas ideias.

Projectando agora o futuro, pedia-lhe para identificar os cinco principais problemas que procurará resolver se for eleito o próximo presidente de câmara?
E esta ideia base de futuro é querer que o concelho de Torres Novas seja um dos concelhos de Portugal com melhor qualidade de vida. É que, apesar da nossa centralidade geográfica, começasse a notar no concelho algumas características próprias de concelhos do interior.

Há, pois, que promover e gerar as necessárias mais-valias da nossa localização estratégica e promover uma maior atratividade das nossas zonas industriais para as empresas, e consequentemente gerar assim mais emprego e crescimento. Devemos conseguir garantir as melhores condições de vida dos cidadãos, ao nível da limpeza das ruas, da recolha de resíduos, de circulação nas estradas, de segurança no espaço público, da manutenção dos espaços verdes e equipamentos municipais.

brigatoriamente, resolver os graves problemas ambientais que assolam o concelho. Dinamizar a regeneração urbana tão necessária em todos os espaços urbanos mas em especial no centro histórico de Torres Novas. E não menos importante, assegurar uma relação transparente na forma como a Câmara se relaciona com os munícipes, com as associações ou outras entidades.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PS chumba cadernos gratuitos para alunos do concelho, diz Bloco »  2018-09-13 

O Bloco de Esquerda voltou a propor, na Câmara Municipal, o alargamento da gratuitidade aos cadernos de actividades para os alunos e alunas do 1 e 2.º ciclo do ensino básico. “O PS votou contra chumbando esta medida e relegando o nosso município para uma posição imobilista face ao crescente número de autarquias que aprova medidas no sentido da gratuitidade da educação, na sua maioria geridas pelo PS”, diz o Bloco de Esquerda em comunicado.
(ler mais...)


Feira dos Frutos Secos: novidades com muitos espectáculos na praça dos Claras »  2018-09-12 

A 33.ª Feira Nacional dos Frutos Secos vai ter lugar de 28 de Setembro a 7 de Outubro, este ano na Praça 5 de Outubro e, novidade, na Praça dos Claras, onde decorrem os espectáculos, num cartaz de fazer inveja a muitos festivais de música tradicional.
(ler mais...)


João Quaresma questiona gestão do PS »  2018-09-11 

“É do nosso conhecimento que a Câmara tem levado a efeito algumas limpezas junto do leito do Rio Almonda. Foi o caso da intervenção junto do condominio Beira Rio e, recentemente, na Avenida João Martins de Azevedo, junto à ponte.
(ler mais...)


Torres Novas: município mantém programa de bolsas para alunos do “superior” »  2018-09-11 

A câmara municipal de Torres Novas anunciou a abertura do prazo e candidaturas com vista às bolsas de estudo para alunos do ensino superior, iniciativa que se destina exclusivamente a residentes no concelho de Torres Novas e que visa “favorecer a igualdade de oportunidades no acesso ao prosseguimento de estudos”.
(ler mais...)


Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados »  2018-09-11 

O CD Torres Novas e CD Fátima afinal vão continuar na Taça de Portugal. Os dois emblemas ribatejanos foram duas das 20  equipas repescadas pela Federação Portuguesa de Futebol e no dia 30 de Setembro jogam a segunda eliminatória da prova.
(ler mais...)


Torres Novas: apanhados a roubar no Continente »  2018-09-10 

Três indivíduos foram surpreendidos, no passado sábado, quando se preparavam para transportar uma quantidade de artigos de supermercado avaliados em mais de 1000 euros, sem pagar. O episódio aconteceu no passado dia 8 de Setembro, ao final da manhã.
(ler mais...)


Entrevista: “A exigência do público da televisão portuguesa ao nível da caracterização não é alta” »  2018-09-03 

Andreia Ferreira, de 26 anos, é natural de Torres Novas. Especializou-se em caracterização, na Makeup School, e ambiciona, no futuro, aparecer na ficha técnica de grandes produções de Hollywood. A caracterização de Brad Pitt em “O Estranho Caso de Benjamin Buttom” e a da criatura de “The shape of water”, são dois trabalhos que elege como do outro mundo e que não se importava nada de ter participado.
(ler mais...)


Covão do Feto: festas são já no próximo fim-de-semana »  2018-09-02 

As tradicionais e conhecidas festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, aqui bem perto em Covão do Feto, concelho de Alcanena, estão aí: o próximo fim-de-semana de 7, 8 e 9 de Setembro promete ser animado, em festejos cujo ponto alto é a procissão em honra da padroeira, no domingo, pelas quatro horas da tarde.
(ler mais...)


“Médio Tejo não é uma região” »  2018-08-31 

É a primeira vez que um autarca diz, preto no branco, o que muitos sentem mas nunca ousaram dizer: Gabriel Feitor, vereador da câmara de Alcanena, lançou o grito de Ipiranga para pôr fim a um desvario político-administrativo que destruiu a região do Ribatejo por conta de cargos e interesses partidários.
(ler mais...)


Mancha de óleo no rio Almonda, maus cheiros na Barroca »  2018-08-31 

O assunto não é novo: há cerca de um ano, diversas pessoas expuseram nas redes sociais a situação que então se observava no rio de Almonda, junto à ponte do Raro: uma persistente e volumosa mancha de óleo a conspurcar as águas, ali nas barbas do jardim municipal.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-09-10  Torres Novas: apanhados a roubar no Continente
»  2018-09-11  Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados
»  2018-09-11  João Quaresma questiona gestão do PS