• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Domingo, 17 de Junho de 2018
Pesquisar...
Qua.
 33° / 18°
Períodos nublados com chuva fraca
Ter.
 34° / 21°
Céu limpo
Seg.
 37° / 19°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  33° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Um bom resultado para o PSD de Torres Novas é ganhar as eleições”, João Quaresma

Sociedade  »  2017-09-25 

Candidato do PSD à câmara municipal de Torres Novas

O João Quaresma já foi vereador e é do tempo em que o PSD ainda tinha dois vereadores eleitos, no mandato de 2001 a 2005. Nos anos que se seguiram o PSD apenas elegeu um vereador. Qual será um bom resultado para o PSD nas eleições que se avizinham?
Bom resultado para o PSD de Torres Novas é ganhar as eleições. Ao fim de um quarto de século, o executivo socialista não apresenta um rumo ou uma estratégia de desenvolvimento para o concelho de Torres Novas, que assegure a qualidade de vida dos munícipes, a coesão entre os espaços urbano e espaço rural ou mesmo a sustentabilidade do nosso território.

Há assim que propor uma solução de governação autárquica que rompa com o atual conformismo e com a atual incapacidade de gestão que se instalou no Partido Socialista, a qual ignora as atuais necessidades das pessoas e do concelho. O concelho de Torres Novas parou no tempo. Chegou a hora de um novo rumo trazendo para a gestão autárquica uma nova forma de fazer política.

O vereador do PSD Henrique Rei, a certa altura, deixou de contar com o apoio da estrutura concelhia, depois de as relações entre o vereador e os actuais dirigentes se terem degradado. Que implicações acha que esta narrativa pode ter na hora do voto?
O vereador Henrique Reis nunca deixou de contar com a ajuda do PSD de Torres Novas. Estou certo e não poderá ser negado que sempre que foi solicitada colaboração, a mesma foi prestada. No entanto a política faz-se de escolhas não podendo esta resultar apenas de imposições ou pedidos de um só sentido.

Estar no exercício político e fazer política é partilhar ideais e projetos e, mais que isso, deve proporcionar aprendizagens mútuas, de compromisso com o interesse público. Esse é o nosso desígnio, o interesse público, o qual não se compadece com atitudes impositivas e egocêntricas de sentido único. Estamos certos que as listas do PSD de Torres Novas concorrentes às eleições autárquicas de 2017, no concelho de Torres Novas se apresentam com pessoas com o único propósito de servir a causa pública.

Muitas caras novas para o exercício de cidadania que é estar na política e fazer política. Pessoas com provas dadas, atenta a sua vasta experiência, tanto profissional, como académica, associativa ou na área social, assentes numa matriz de espírito aberto e plural, mas sempre consubstanciada naquela que deverá ser a ética exigente no exercício da prática política. Pessoas que querem contribuir para mudar o concelho de Torres Novas. Esta sim deve ser análise que as pessoas devem fazer na hora do voto. Eu acredito que assim acontecerá e que o PSD de Torres Novas terá uma votação expressiva.

A que se deve, na sua opinião, a sucessiva perda de espaço do PSD no concelho de Torres Novas? De 2009 para 2013, por exemplo, perdeu mais 1100 votos na corrida à câmara municipal.
A redução do enorme número de votos que é indicado na pergunta tem de ser compreendido no contexto dos resultados eleitorais globais das eleições autárquicas de 2013. O PSD registou um dos piores resultados da sua história. Recordo que à data, estes resultados foram considerados uma derrota nacional do PSD.

E estes resultados, onde se inclui os referidos 1100 votos a menos relativamente aos resultados de 2009, foram associados àquele que estava a ser o caminho seguido pelo PSD. Houve claramente uma penalização do PSD por causa da política que se estava a prosseguir a nível nacional. Esperamos, obviamente, contribuir para que em Torres Novas se inverta esta situação e que as pessoas acreditem nas nossas ideias.

Projectando agora o futuro, pedia-lhe para identificar os cinco principais problemas que procurará resolver se for eleito o próximo presidente de câmara?
E esta ideia base de futuro é querer que o concelho de Torres Novas seja um dos concelhos de Portugal com melhor qualidade de vida. É que, apesar da nossa centralidade geográfica, começasse a notar no concelho algumas características próprias de concelhos do interior.

Há, pois, que promover e gerar as necessárias mais-valias da nossa localização estratégica e promover uma maior atratividade das nossas zonas industriais para as empresas, e consequentemente gerar assim mais emprego e crescimento. Devemos conseguir garantir as melhores condições de vida dos cidadãos, ao nível da limpeza das ruas, da recolha de resíduos, de circulação nas estradas, de segurança no espaço público, da manutenção dos espaços verdes e equipamentos municipais.

brigatoriamente, resolver os graves problemas ambientais que assolam o concelho. Dinamizar a regeneração urbana tão necessária em todos os espaços urbanos mas em especial no centro histórico de Torres Novas. E não menos importante, assegurar uma relação transparente na forma como a Câmara se relaciona com os munícipes, com as associações ou outras entidades.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: alunos da Meia Via levaram alegria à ala pediátrica do hospital »  2018-06-12 

Alunos do 3.º ano do ensino básico do centro escolar da Meia Via, do Agrupamento Artur Gonçalves, encheram de alegria a ala pediátrica do hospital de Torres Novas, no passado dia 6 de Junho.
Incumbidos de levarem àquele serviço alegria e boa disposição aos meninos que lá se encontram internados, os "doutores palhaços" da Meia Via cantaram, tocaram flauta, dançaram e ainda distribuíram balões.
(ler mais...)


Montepio de Nossa Senhora da Nazaré renova site na celebração de aniversário »  2018-06-12 

O Montepio de Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas comemorou, no passado dia 30 de Maio, o 156.º aniversário com o lançamento do seu site renovado. Uma plataforma que é considerada “mais um instrumento de aproximação entre o Montepio e os seus associados e clientes “ e que visa o reforço dos seus canais de comunicação.
(ler mais...)


Torres Novas: Cine Clube regressa agenda sessões de cinema ao ar livre »  2018-06-12 

O Cine Clube de Torres Novas promove sessões de cinema ao ar livre durante os meses de Verão. Os filmes serão projectados no jardim das rosas, às 21h30 com entradas grátis. Decorrerão duas sessões em cada mês, entre Junho e Setembro.
(ler mais...)


Escola de Alcanena venceu concurso regional de ideias de negócio »  2018-06-12 

Eucalygrape Leather, a Melhor Ideia Empresarial do Médio Tejo no âmbito do EmpreEscola, foi agora a vencedora no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas da região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
(ler mais...)


Luís Vassalo Rosa (1935-2018): morreu um grande urbanista »  2018-06-10 

Ficou conhecido por ter sido um dos arquitectos responsáveis pelo planeamento e gestão urbanística da Parque Expo, empreendimento que visou a recuperação da zona oriental de Lisboa na sequência da Exposição Internacional de 1998 (“EXPO 98”), mas nessa altura já Vassalo Rosa detinha uma longa e mais que reconhecida carreira na arquitectura portuguesa e no urbanismo.
(ler mais...)


Caravana: a festa da música tradicional, sábado no estúdio Alfa »  2018-06-07 

Está aí um raro momento para se ouvir boa música tradicional portuguesa, bem tocada e cantada: os “Caravana” apresentam-se sábado à noite, dia 9, no estúdio Alfa do Hotel dos Cavaleiros, em Torres Novas, para um espectáculo que promete encantar.
(ler mais...)


Barquinha: uma grande festa do teatro e da música nas ruas da vila »  2018-06-06 

“Se entre 9 e 13 de Junho for surpreendido por um personagem, uma mascote ou um veículo excêntrico em plena rua, não estranhe, está em Vila Nova da Barquinha, na Feira do Tejo”, avisa a autarquia barquinhense em nota de imprensa.
(ler mais...)


Casa Espanhol encerrou: o eterno adeus ao comerciante mais antigo de Torres Novas, que o "Canja" continua fino »  2018-05-30 

 

Mais de cem anos depois, se contarmos o tempo em que a loja esteve na cave do velho teatro Virgínia, encerrou as portas a Casa Espanhol, em Torres Novas. Na quarta-feira, dia 30 de Maio de 2018.

Tudo começou numa pequena loja que pouco mais era que um corredor, sob o velho teatro Virgínia, paredes meias com a Praça do Peixe, na rua Nova.
(ler mais...)


Constância: visitas nocturnas comemoram aniversário do borboletário tropical »  2018-05-28 

Um série de visitas nocturnas para ajudar a perceber o que acontece com as borboletas quando cai a noite, vão realizar-se nos dias 1, 2 e 5 de Junho, e visam assinalar o quinto aniversário o borboletário tropical localizado no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância.
(ler mais...)


Nefrologia: jovens a partir dos 15 anos podem ser consultados no CHMT »  2018-05-28 

O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) abriu a consulta a jovens com mais de 15 anos, no dia 17 de Maio. Chamam-lhe consulta de Nefrologia de Transição Pediátrica, modalidade permite que os jovens com mais de 15 anos de todo o distrito de Santarém possam ser seguidos no CHMT “e não tenham que se deslocar a outros pontos do país, nomeadamente a Coimbra e Lisboa para onde eram encaminhados”, refere o centro hospitalar em comunicado de imprensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-06-10  Luís Vassalo Rosa (1935-2018): morreu um grande urbanista
»  2018-06-12  Escola de Alcanena venceu concurso regional de ideias de negócio
»  2018-06-12  Montepio de Nossa Senhora da Nazaré renova site na celebração de aniversário