• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas apela à unidade do Ribatejo - autarca de Almeirim reage confuso

Sociedade  »  2018-01-18 

Autarca de Almeirim reage confuso e a despropósito

A unidade dos concelhos do antigo distrito de Santarém, em qualquer quadro de reforma do território que venha a acontecer, mereceu a concordância da maioria dos eleitos da assembleia municipal de Torres Novas. A moção foi aprovada no passado dia 12, com votos do PS, BE, PSD, CDS e autarcas das freguesias. Entretanto Pedro Ribeiro, autarca de Almeirim, já reagiu à moção, mas a crer no que terá dito, não leu o texto.

A moção, apresentada pelo Bloco de Esquerda, recordava as declarações recentes dos presidentes das comunidades intermunicipais do Médio Tejo, Maria do Céu Albuquerque, e da Lezíria do Tejo, Pedro Ribeiro, que consideraram que a divisão do distrito de Santarém por duas regiões (Centro e Alentejo) para efeitos de acesso a fundos comunitários, “permitiu resolver um problema urgente, mas retirou capacidade de afirmação e não proporcionou o desenvolvimento a este território como um todo”.

Na mesma declaração, os autarcas consideravam que “o distrito de Santarém é o único território no país a sofrer deste problema de ter os vários concelhos da região separados. A zona do Médio Tejo tem acesso a fundos comunitários através da região Centro e a zona da Lezíria do Tejo acede a fundos comunitários através do Alentejo” e que esta solução “resolveu o problema de acesso a fundos comunitários mas não resolveu a parte do desenvolvimento da região”, e que urge juntar esforços “entre o Médio Tejo e a Lezíria do Tejo, e também com a zona Oeste, para ganharmos escala suficiente.”

A moção bloquista, por seu lado, lembra que o Médio Tejo é constituído por 13 municípios que, todos juntos, têm pouco mais de metade da população de um concelho como Sintra, com a agravante de todos eles, menos um, ainda que timidamente, apresentarem uma situação de imparável regressão demográfica, e que também todos os 11 concelhos da Lezíria do Tejo, que por junto tem pouco mais que a população de concelhos como Cascais, encontram-se num quadro de perigosa regressão demográfica (apenas um, e numa pequena parte, contraria a tendência e devido a influências exteriores).

“Num quadro de duas comunidades urbanas, sem escala, sem população e sem massa crítica, partindo ao meio um território que faz todo o sentido estar uno, por uma questão de identidade e por coincidir, no essencial, com uma unidade geográfica ímpar no país, o vale do Tejo, dotada de um património natural, hídrico, fluvial, agrícola e paisagístico também único no país, chegou a hora de reunir o que foi divido e fazer desta região um espaço de desenvolvimento e coesão”, considera o texto do Bloco de Esquerda, apoiado por quase todas as forças políticas representada na Assembleia Municipal de Torres Novas: BE, o proponente, PS, PSD, CDS. PCP votou contra.

Agora, em declaração formal, “a Assembleia Municipal de Torres Novas apoia o pensamento dos presidentes das CIMs do Médio Tejo e da Lezíria do Tejo, que vão ao encontro de posições semelhantes de organizações tão díspares como a Nersant ou o Fórum Ribatejo, e exorta todas as assembleias municipais dos municípios do antigo distrito de Santarém, bem como outras que se lhe queiram juntar, a pugnar, no quadro de uma qualquer reforma administrativa do território, tenha ela a configuração ou o alcance que vier a ter, pela manutenção, na mesma unidade político-administrativa, dos municípios do antigo distrito”, conclui a moção.

Pedro Ribeiro: ler ou não ler

Entretanto, o presidente da Câmara de Almeirim e líder da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CILT) disse, segundo declarações transcritas por jornais regionais e nacionais, que “a moção aprovada pela assembleia municipal de Torres Novas, defendendo a junção das duas comunidades intermunicipais, não faz qualquer sentido”.

Declarações completamente surpreendentes quando a moção, na realidade, não defende directa ou indirectamente tal coisa, limitando-se a defender a unidade dos concelhos do antigo distrito num hipotético desenho de reforma administrativa do território, não estando em causa a questão das comunidades inter-municipais.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos