• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 18 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 26° / 11°
Céu limpo
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bloco pisca o olho ao PS e abstem-se no orçamento para Torres Novas

Sociedade  »  2018-11-11 

Habitual voto contra desta vez ficou na gaveta do esperar para ver

 

É a primeira vez que acontece: o Bloco de Esquerda vai abster-se no orçamento da maioria de Torres Novas, num claro sinal político de aproximação política ao PS. O aumento dos subsídios às bandas e a compra de edifícios no centro para reabilitar, duas das bandeiras eleitorais do BE aceites agora pelo PS, são algumas das razões que levam os bloquistas a esta posição de esperar para ver num namoro improvável.

O Bloco de Esquerda tem dois objectivos fundamentais para o concelho, “melhorar a qualidade de vida dos torrejanos e torrejanas e colocar o concelho num trajecto de desenvolvimento e progresso” e vai ao ponto de afirmar que O Orçamento Municipal para 2019 “contempla, em parte, estes objectivos”, para além de “espelhar bem o esforço que o BE tem feito ao longo dos anos apresentando propostas concretas”.

“O nosso voto na Câmara Municipal – abstenção – no sentido da viabilização do Orçamento, deve-se ao facto de pela primeira vez, desde que estamos representados na Câmara, o Orçamento ter a capacidade efectiva de resolver problemas e também ter existido abertura do residente da câmara para integrar propostas do BE”, confirmando-se assim o surpreendente bom bom momento diplomático entre a maioria e o Bloco.

O BE adianta que “este orçamento permite realizar um conjunto de reparações importantes e contempla a proposta do BE de apresentar publicamente um estudo de todas as vias a necessitarem de reparação, quantificar essa necessidade em quilómetros e definir e assumir publicamente as prioridades de intervenção. É uma questão de transparência e de responsabilidade política, finalmente é plasmada no documento”, diz a nota de imprensa.

“A verba para a limpeza do rio Almonda e das suas margens ainda é insuficiente, mas foi reforçada por proposta do BE”, aliás como, dizem os bloquistas, o facto de a Zona Industrial de Riachos ser contemplada com 250 mil euros de financiamento definido, e ainda o reforço do subsídio mensal às  filarmónicas, passando para 500 euros mensais, bandeira eleitoral do BE.

O BE diz que apresentou 15 propostas para o orçamento e que dessas 15, 7 foram contempladas com financiamento definido, assinala o Bloco com alegria, lembrando que são ponto de honra para os bloquistas a integração de 20 trabalhadores e trabalhadoras cujo vínculo laboral com o município era precário passarão a integrar o quadro, a execução das obras Calçada António Nunes, Rua Casal Gaspar; Alcorochel / Charneca de Alcorochel; arranjos urbanísticos Rua Bênção do Gado, Riachos, levantamento das necessidades de reparação da rede viária, respectiva extensão e prioridades de intervenção consoante o estado das vias, a elaboração da ARU de Riachos e Lapas, como primeiro passo para a promoção de projectos de reabilitação urbana, construção das infraestruturas na Zona Industrial de Riachos.

 O BE conclui que “estas medidas e acções fazem com que o BE se abstenha, viabilizando as Grandes Opções do Plano e o Orçamento Municipal para 2019” e esclarece que assume esta posição “porque, por um lado o Partido Socialista assumiu uma postura mais aberta e integrou propostas do BE, por outro porque considera que estão criadas todas as condições para que se concretizem as medidas  referidas, o que significará um avanço na qualidade de vida da população de Torres Novas”.

“Excelência na educação e na rede social”, dizem os socialistas

São alvos estratégicos de uma aposta na melhoria da qualidade de vida “uma rede escolar de excelência, a atracção de empresas, a criação de emprego, a reabilitação e valorização dos centros históricos, o reforço do serviço de saúde e da rede social, a protecção civil, a valorização ambiental, a dinamização da acção cultural e desportiva e a melhoria da qualidade dos serviços prestados” - é assim que a maioria socialista caracteriza o orçamento que fez aprovar, com a abstenção do BE (ver peça ao lado).

O orçamento, segundo o PS, identifica como prioritários investimentos em obras com candidaturas aprovadas por via do ITI – Investimentos Territoriais Integrados e do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (1ª fase), “que irão beneficiar sectores primordiais como a educação, a saúde, o ambiente, a eficiência energética, a modernização administrativa, o património cultural e a reabilitação urbana, entre outros”.

A previsão orçamental para 2019 atinge um montante de 39.214.184 euros, mais cerca de oito milhões que no orçamento anterior. “Em termos de equilíbrio financeiro, importa referir a redução progressiva do saldo dos empréstimos contraídos”, assinala a nota de imprensa.

Os socialistas salientam um aumento nos subsídios institucionais às bandas filarmónicas de 150 euros/mês, passando de 350 para 500, matéria aparentemente negociada com o Bloco de Esquerda.

Em termos ambientais, “destaque para os 50 mil euros destinados à limpeza do rio Almonda, da nascente à foz, visando permitir uma maior visibilidade e fruição do mesmo, fruto também dos investimentos municipais efetuados nas suas margens”, prometem pela enésima vez os socialistas.

PSD: “orçamento apresenta limitações estratégicas”

 “Dos 33 milhões já definidos no orçamento,  20 milhões correspondem a despesas correntes, despesas não reprodutivas, as despesas de manutenção da “máquina autárquica”, o que significa que do total da despesa orçamentada para 2019, 61,39% correspondem às despesas correntes. Por correspondência, apenas 38,61% são verdadeiramente respeitantes a investimento”, começa por dizer o PSD.

Os social democratas salientam que “a despesa com pessoal continua o seu aumento significativo face a anos transatos” e que, por outro lado, “o baixo valor previsto para 2019 relativo a investimentos deve igualmente ser consequência do atraso que já se verifica no desenvolvimento dos projectos de reabilitação em curso no âmbito do PEDU.

“Se é certo que o Partido Socialista poderá invocar a muita obra feita ao longo deste anos, também será igualmente certo que poderiam reconhecer que algumas das escolhas não foram as mais acertadas, tendo-se apenas seguindo uma lógica de aproveitamento dos apoios comunitários existentes à data, mas que nos dias de hoje, pesam nos sucessivos orçamentos camarários”, diz a nota subscrita pelo vereador João Quaresma.

As apostas do PS, vertidas no orçamento, “não são as escolhas do PSD, não traduzem as opções que o PSD teria para Torres Novas”. O PS ganhou e com maioria absoluta, admite o PSD,  “mas não estamos perante um governo municipal totalitário e de partido único, pelo que seria importante saber ouvir quem está na oposição”, adverte João Quaresma.

O orçamento para 2019 apresenta “algumas limitações do ponto de vista estratégico, porque não define de forma clara quais as opções e as prioridades relativas às escolhas enunciadas,  numa perspectiva temporal e cronológica das obras e realizações a levar a efeito”, conclui o PSD.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos