• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 18 de Setembro de 2018
Pesquisar...
Sex.
 31° / 16°
Céu limpo
Qui.
 31° / 18°
Céu limpo
Qua.
 32° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  30° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Com ou sem fundos comunitários, existe um conjunto de investimentos inadiáveis no concelho”, Henrique Leal

Sociedade  »  2017-09-26 

Candidato do Bloco de Esquerda à câmara municipal do Entroncamento

Como avalia o exercício do actual presidente neste último mandato (2013-2107)? Aponte alguns aspectos que não tenham corrido bem e como teria agido se fosse presidente da câmara.
O maltusianismo financeiro que levou ao corte cego em despesas essenciais, afetou diretamente os serviços prestados diariamente à população, como a higiene e limpeza das ruas e outros espaços públicos, o tratamento e manutenção de jardins e espaços verdes, as urgências inadiáveis que não foram acudidas pelos piquetes por  não lhes serem pagas horas suplementares.

O bloqueio absurdo a propostas alternativas e a opiniões diversas. O prometido Orçamento Participativo que ficou na gaveta e chegou a ser ilegalmente recusada a inscrição de um ponto na ordem de trabalhos do executivo, porque vinha do Bloco de Esquerda. A par disto, ou por isto mesmo, o relacionamento com os trabalhadores do município crispou-se a níveis nunca atingidos.

Protelamento questionável de decisões inadiáveis como a requalificação do cineteatro S. João ou a revisão do PDM. Obviamente que esta crítica simples e crua permite afirmar, de forma assertiva, o que teríamos feito se o Entroncamento fosse uma autarquia governada por uma equipa do Bloco de Esquerda.

Passado o ciclo das grandes obras e do essencial dos fundos comunitários, que panorama antevê para o seu concelho em termos de apostas de médio prazo? Qual vai ser a sua agenda?
Talvez seja redutor olhar o investimento local como apenas decorrente dos apoios comunitários. Com ou sem fundos comunitários, existe um conjunto de investimentos inadiáveis no concelho do Entroncamento. É inquestionável a necessidade de requalificar o Cineteatro S. João. É urgente avançar com o projeto de uma nova biblioteca.

A circular de viação fluente sobre a linha do leste, a completar a que já existe sobre a linha do norte, é uma obra protelada daqui a pouco há vinte anos. A requalificação de infraestruturas essenciais como o mercado diário e o pavilhão gimnodesportivo, que apresentam evidentes sinais de desgaste e de falta de manutenção, é outro caso de agenda prioritária.

A dotação de condições materiais e de meios humanos que viabilize o desempenho das forças de segurança por forma a assegurar cabalmente as necessidades dos cidadãos e a acabar de vez com o clima de insegurança dos tempos mais recentes passa pela urgência na construção de uma nova esquadra da PSP.

É óbvio que uma boa parte destes investimentos terão de ser agendados em parceria com o governo da república e alguns serão mesmo da sua responsabilidade e da sua esfera de competências. Contudo, sabemos quão grande é, por vezes, a distância entre os gabinetes ministeriais e as necessidades concretas e prementes dos cidadãos.

Por isso, pela proximidade e pelo contato direto com os problemas, as autarquias têm, mesmo naqueles casos, o dever de pressionar o governo central e de criar condições objetivas facilitadoras para tais investimentos. Por outro lado, é evidente a necessidade de uma planificação rigorosa e de conhecimento da legislação e dos programas europeus para poder candidatar o investimento aos fundos comunitários quando haja condições de elegibilidade para isso.

Se for eleito, indique cinco medidas de realização imediata para os primeiros três meses e outras tantas de cariz estruturante ou grandes investimentos de que o concelho necessite.
A denúncia imediata das condições que levaram a Câmara do Entroncamento a aceitar a passagem aérea pedonal na estação do Entroncamento e a exigir junto das empresas ferroviárias a equação de uma solução que garanta a acessibilidade às plataformas dos comboios em condições de maior segurança e conforto.

A reunião com a PSP para fazer o levantamento rigoroso das ocorrências participadas que têm azedado a vida às pessoas e proceder à inventariação das estratégias de intervenção pertinentes e dos meios indispensáveis para as tornar exequíveis.  A assunção do Centro Cultural exclusivamente como espaço de cultura e como infraestrutura de apoio ao associativismo.

A requalificação imediata, viabilizando o projeto já aprovado, do Cineteatro S. João. O levantamento imediato das necessidades em meios materiais e humanos para garantir a higiene e limpeza dos espaços públicos.

A médio e longo prazo, a construção de uma nova biblioteca, a construção de uma circular de viação rápida sobre a linha do leste que permita retirar os fluxos de trânsito do centro da cidade, a negociação com a Invesfer para iniciar o difícil processo de reabilitação do património ferroviário, nomeadamente dos bairros e da Escola Camões, a requalificação da rede águas, do mercado diário e do pavilhão gimnodesportivo e a revisão do Plano Diretor Municipal.

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PS chumba cadernos gratuitos para alunos do concelho, diz Bloco »  2018-09-13 

O Bloco de Esquerda voltou a propor, na Câmara Municipal, o alargamento da gratuitidade aos cadernos de actividades para os alunos e alunas do 1 e 2.º ciclo do ensino básico. “O PS votou contra chumbando esta medida e relegando o nosso município para uma posição imobilista face ao crescente número de autarquias que aprova medidas no sentido da gratuitidade da educação, na sua maioria geridas pelo PS”, diz o Bloco de Esquerda em comunicado.
(ler mais...)


Feira dos Frutos Secos: novidades com muitos espectáculos na praça dos Claras »  2018-09-12 

A 33.ª Feira Nacional dos Frutos Secos vai ter lugar de 28 de Setembro a 7 de Outubro, este ano na Praça 5 de Outubro e, novidade, na Praça dos Claras, onde decorrem os espectáculos, num cartaz de fazer inveja a muitos festivais de música tradicional.
(ler mais...)


João Quaresma questiona gestão do PS »  2018-09-11 

“É do nosso conhecimento que a Câmara tem levado a efeito algumas limpezas junto do leito do Rio Almonda. Foi o caso da intervenção junto do condominio Beira Rio e, recentemente, na Avenida João Martins de Azevedo, junto à ponte.
(ler mais...)


Torres Novas: município mantém programa de bolsas para alunos do “superior” »  2018-09-11 

A câmara municipal de Torres Novas anunciou a abertura do prazo e candidaturas com vista às bolsas de estudo para alunos do ensino superior, iniciativa que se destina exclusivamente a residentes no concelho de Torres Novas e que visa “favorecer a igualdade de oportunidades no acesso ao prosseguimento de estudos”.
(ler mais...)


Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados »  2018-09-11 

O CD Torres Novas e CD Fátima afinal vão continuar na Taça de Portugal. Os dois emblemas ribatejanos foram duas das 20  equipas repescadas pela Federação Portuguesa de Futebol e no dia 30 de Setembro jogam a segunda eliminatória da prova.
(ler mais...)


Torres Novas: apanhados a roubar no Continente »  2018-09-10 

Três indivíduos foram surpreendidos, no passado sábado, quando se preparavam para transportar uma quantidade de artigos de supermercado avaliados em mais de 1000 euros, sem pagar. O episódio aconteceu no passado dia 8 de Setembro, ao final da manhã.
(ler mais...)


Entrevista: “A exigência do público da televisão portuguesa ao nível da caracterização não é alta” »  2018-09-03 

Andreia Ferreira, de 26 anos, é natural de Torres Novas. Especializou-se em caracterização, na Makeup School, e ambiciona, no futuro, aparecer na ficha técnica de grandes produções de Hollywood. A caracterização de Brad Pitt em “O Estranho Caso de Benjamin Buttom” e a da criatura de “The shape of water”, são dois trabalhos que elege como do outro mundo e que não se importava nada de ter participado.
(ler mais...)


Covão do Feto: festas são já no próximo fim-de-semana »  2018-09-02 

As tradicionais e conhecidas festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, aqui bem perto em Covão do Feto, concelho de Alcanena, estão aí: o próximo fim-de-semana de 7, 8 e 9 de Setembro promete ser animado, em festejos cujo ponto alto é a procissão em honra da padroeira, no domingo, pelas quatro horas da tarde.
(ler mais...)


“Médio Tejo não é uma região” »  2018-08-31 

É a primeira vez que um autarca diz, preto no branco, o que muitos sentem mas nunca ousaram dizer: Gabriel Feitor, vereador da câmara de Alcanena, lançou o grito de Ipiranga para pôr fim a um desvario político-administrativo que destruiu a região do Ribatejo por conta de cargos e interesses partidários.
(ler mais...)


Mancha de óleo no rio Almonda, maus cheiros na Barroca »  2018-08-31 

O assunto não é novo: há cerca de um ano, diversas pessoas expuseram nas redes sociais a situação que então se observava no rio de Almonda, junto à ponte do Raro: uma persistente e volumosa mancha de óleo a conspurcar as águas, ali nas barbas do jardim municipal.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-09-10  Torres Novas: apanhados a roubar no Continente
»  2018-09-11  Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados
»  2018-09-11  João Quaresma questiona gestão do PS