• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 19 de Fevereiro de 2018
Pesquisar...
Qui.
 15° / 4°
Céu limpo
Qua.
 19° / 6°
Céu limpo
Ter.
 20° / 6°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  19° / 8°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Constância: Tim (Xutos & Pontapés) e Tributo aos Pink Floyd são destaques musicais das festas

Cultura  »  2017-03-02 

As festas do concelho de Constância, que decorrerão nos próximos dias 15, 16 e 17 de Abril, terão este ano como destaques musicais Tim, dos Xutos & Pontapés, HMB, Ferro & Fogo e a banda de tributo aos Pink Floyd.

As festas, em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem  - devoção associada ao intenso tráfego fluvial de mercadorias que se fez durante séculos entre o porto desta vila e a capital -, terá como novidade a tenda jovem, espaço onde será possível prolongar a animação noturna.

Destaque ainda para as ruas floridas, o Grande Prémio da Páscoa em Atletismo/EDP Distribuição, a Mostra Nacional de Artesanato e a Mostra de Doces Sabores, as tasquinhas típicas, diversas exposições, e a chegada das embarcações a Constância, bem como o espectáculo piromusical a encerrar as festas que têm como ponto alto as cerimónias religiosas que têm lugar na segunda-feira de Páscoa (17 de Abril) - Missa Solene, Procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e as Bênçãos dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas na Praça Alexandre Herculano.

Origens do culto que há 30 anos se revive
Nossa Senhora da Boa Viagem era a quem recorriam os pescadores e transportadores marítimos/fluviais para pedir protecção para as viagens rio acima. Foi, portanto, dos perigos da navegação que nasceu o apego dos marítimos à Mãe de Deus e a confiança na sua protetora intervenção.

Até aos meados do século XX, apesar de algumas vicissitudes da vida e do mundo, a Festa manteve a sua grandiosidade de sempre, reflectindo a prosperidade económica da vila que vinha da relação com os rios, de onde tirava o seu sustento e o sentido da sua existência.

Passado o tempo dos marítimos e do transporte fluvial, a Festa entrou em declínio, como as actividades que a geraram e mantiveram, e só não desapareceu porque a Paróquia decidiu assumir a sua organização, substituindo os festeiros que já não havia, e porque eram muito fundas as raízes que a devoção tinha criado na cultura local.

Sendo cada vez mais necessárias as graças do Céu para os caminhos da terra do que para as viagens nos rios, a Festa rendeu-se ao rei automóvel, institucionalizando, a partir dos anos 60, a Bênção das Viaturas que todos os anos se faz na Praça Alexandre Herculano.

Nos últimos 30 anos, a Festa vive uma nova fase da sua história, iniciada quando a Câmara Municipal decidiu intervir nela com o objetivo de a revitalizar e revalorizar, associando-lhe um vasto conjunto de atividades culturais, recreativas e de lazer que constituem as Festas do Concelho de Constância.

O essencial da Festa, o seu espírito, o seu sentido profundo são os mesmos de sempre tendo sido introduzidos variados elementos novos, susceptíveis de gerarem novos interesses e de motivarem outros públicos.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Barquinha: “A terceira margem e as ruínas circulares”, é título de exposição de João Seguro »  2018-02-08 

A exposição “A terceira margem e as ruínas circulares”, de João Seguro, pode ser visitada na Galeria do Parque, em Vila Nova da Barquinha, entre 17 de Fevereiro e 27 de Maio de 2018.

Numa apresentação desta iniciativa, João Pinharanda, o curador, realça que João Seguro trabalhou algumas semanas nas residências de Verão em Vila Nova da Barquinha em 2107.
(ler mais...)


Prolongamento da exposição de Luís Rodrigues no Convento do Carmo »  2018-02-08 

Vai estar patente até ao próximo dia 2 de Março a exposição de pintura e cerâmica “Correspondências – técnica mista”, na qual se revela parte da mais recente doação do artista Luís Rodrigues ao Museu Municipal Carlos Reis.
(ler mais...)


Filarmónica Riachense celebra aniversário este sábado, dia 10 »  2018-02-08 

A Sociedade Velha Filarmónica Riachense celebra o 134.º aniversário no próximo sábado, dia 10 de Fevereiro, com um almoço seguido de concerto (17 horas). Esta importante colectividade do concelho de Torres Novas tem no seu currículo diversas distinções e menções, nomeadamente a “Grã-Cruz da ordem do Infante D Henrique – 1984”; “Associação cultural de Utilidade Publica – desde 1994”, “Medalha de Ouro da Cidade de Torres Novas – 1984” e “Mérito da Freguesia de Riachos – 1998 e 2010”.
(ler mais...)


“Adeus Pessoa” estreia no Teatro Sá da Bandeira, na próxima sexta »  2018-01-29 

O Centro Dramático Bernardo Santareno (CDBS) estreia esta sexta-feira, com reposição no sábado, o espectáculo “Adeus Pessoa”, uma peça de teatro adaptada a partir da obra “Os Três últimos dias de Fernando Pessoa” de António Tabucchi.
(ler mais...)


Fatias de Cá regressa destilaria da Brogueira, com peça de Shakespeare »  2018-01-26 

O grupo de teatro Fatias de Cá volta a apresentar a peça Sonho de Uma Noite de Verão, a partir de William Shakespeare, na destilaria da Brogueira, em Torres Novas. A peça, com encenação de Carlos Carvalheiro, será apresentada todos os domingos pelas 16h16, até dia 25 de Fevereiro, e inclui um lanche.
(ler mais...)


Torres Novas: exposição revisita os 58 anos do Cine Clube »  2018-01-11 

Realiza-se entre os dias 19 e 26 de Janeiro uma exposição comemorativa dos 58 anos do Cine Clube de Torres Novas, na biblioteca municipal da cidade, um espaço privilegiado para o efeito. De acordo com aquale associação torrejana, esta será uma reedição de uma exposição realizada em 1973 “e que teve grande projecção nos media do país, nomeadamente na RTP”.
(ler mais...)


Teatro Virgínia: conhecida a agenda para os primeiros meses de 2018 »  2018-01-11 

Teatro, música e dança continuam a ser as disciplinas artísticas privilegiadas pela direcção artística do Teatro Virgínia, em Torres Novas. O programa para os meses de Janeiro, Fevereiro e Março já foi divulgado, destacando-se na área da música o regresso de Mário Laginha e o seu trio (27 de Janeiro) ou Sean Riley & The Slowriders (3 de Março).
(ler mais...)


Riachos: oficina de teatro regressa em Fevereiro »  2018-01-11 

A Paralelo 39 – Associação Cultural de Saberes e Artes – promove uma oficina de teatro, intitulada “Novos Encontros com o Teatro” sob orientação de Hugo Gama, que terá início no próximo dia 3 de Fevereiro.
(ler mais...)


Tomar mantém aposta no festival de percussão »  2018-01-11 

A 12.ª edição de Tomarimbando, o festival de percussão que se realiza na cidade de Tomar desde 2007, realiza-se entre os dias 16 e 22 de Julho, com masterclasses, concertos de escolas, concertos profissionais, tertúlias e exposições de marcas de instrumentos e acessórios de percussão.
(ler mais...)


Barquinha: Jorge Esperança fala de jazz »  2018-01-04 

O Centro de Estudos de Arte Contemporânea, em Vila Nova da Barquinha, acolhe no próximo dia 11 de Janeiro, às 18h30, uma tertúlia na qual participa Jorge Esperança. O tema é “Jazz na Tuna”. Jorge Esperança é um músico natural de Vila Nova da Barquinha, líder do quarteto de jazz residente no Clube de Instrução e Recreio (Ex-Tuna) de Moita do Norte, que actua quinzenalmente às sextas, à noite.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)