• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sexta, 17 de Agosto de 2018
Pesquisar...
Seg.
 37° / 24°
Períodos nublados
Dom.
 38° / 22°
Céu limpo
Sáb.
 37° / 19°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  34° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Constância: Tim (Xutos & Pontapés) e Tributo aos Pink Floyd são destaques musicais das festas

Cultura  »  2017-03-02 

As festas do concelho de Constância, que decorrerão nos próximos dias 15, 16 e 17 de Abril, terão este ano como destaques musicais Tim, dos Xutos & Pontapés, HMB, Ferro & Fogo e a banda de tributo aos Pink Floyd.

As festas, em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem  - devoção associada ao intenso tráfego fluvial de mercadorias que se fez durante séculos entre o porto desta vila e a capital -, terá como novidade a tenda jovem, espaço onde será possível prolongar a animação noturna.

Destaque ainda para as ruas floridas, o Grande Prémio da Páscoa em Atletismo/EDP Distribuição, a Mostra Nacional de Artesanato e a Mostra de Doces Sabores, as tasquinhas típicas, diversas exposições, e a chegada das embarcações a Constância, bem como o espectáculo piromusical a encerrar as festas que têm como ponto alto as cerimónias religiosas que têm lugar na segunda-feira de Páscoa (17 de Abril) - Missa Solene, Procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e as Bênçãos dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas na Praça Alexandre Herculano.

Origens do culto que há 30 anos se revive
Nossa Senhora da Boa Viagem era a quem recorriam os pescadores e transportadores marítimos/fluviais para pedir protecção para as viagens rio acima. Foi, portanto, dos perigos da navegação que nasceu o apego dos marítimos à Mãe de Deus e a confiança na sua protetora intervenção.

Até aos meados do século XX, apesar de algumas vicissitudes da vida e do mundo, a Festa manteve a sua grandiosidade de sempre, reflectindo a prosperidade económica da vila que vinha da relação com os rios, de onde tirava o seu sustento e o sentido da sua existência.

Passado o tempo dos marítimos e do transporte fluvial, a Festa entrou em declínio, como as actividades que a geraram e mantiveram, e só não desapareceu porque a Paróquia decidiu assumir a sua organização, substituindo os festeiros que já não havia, e porque eram muito fundas as raízes que a devoção tinha criado na cultura local.

Sendo cada vez mais necessárias as graças do Céu para os caminhos da terra do que para as viagens nos rios, a Festa rendeu-se ao rei automóvel, institucionalizando, a partir dos anos 60, a Bênção das Viaturas que todos os anos se faz na Praça Alexandre Herculano.

Nos últimos 30 anos, a Festa vive uma nova fase da sua história, iniciada quando a Câmara Municipal decidiu intervir nela com o objetivo de a revitalizar e revalorizar, associando-lhe um vasto conjunto de atividades culturais, recreativas e de lazer que constituem as Festas do Concelho de Constância.

O essencial da Festa, o seu espírito, o seu sentido profundo são os mesmos de sempre tendo sido introduzidos variados elementos novos, susceptíveis de gerarem novos interesses e de motivarem outros públicos.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Bons Sons: está à porta o festival que colocou Cem Soldos no mapa »  2018-08-07 

A pacata aldeia de Cem Soldos, Tomar, volta a agitar-se para acolher milhares de festivaleiros de 9 a 12 de Agosto. Durante os quatro dias do BONS SONS recebe mais de 50 actuações em oito palcos distribuídos pela aldeia, que apresentam vários estilos musicais, entre artistas emergentes e músicos consagrados e outros projectos por descobrir.
(ler mais...)


Liteiros: “Os Ceifeiros” e o seu habitual festival de folclore »  2018-07-23 

É já no dia 28 de Julho que o rancho folclórico “Os Ceifeiros” de Liteiros organiza o seu já habitual festival, que tem lugar nas festas de Verão da aldeia, em honra da Padroeira, Nossa Senhora do Rosário.
(ler mais...)


Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão, em Constância »  2018-07-23 

O Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão (CICO), em Constância, promove a terceira edição do Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão que decorre nos dias 27, 28 e 29 de Julho.
(ler mais...)


Torres Novas: festival de folclore é amanhã, sexta-feira »  2018-07-19 

O rancho folclórico de Torres Novas organiza amanhã, sexta-feira, 20 de Julho, mais um Festival de Folclore que este ano é também denominado como o Festival Ibérico, numa organização conjunta com a Câmara Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


O gajo de Benfica apaixonado pela alentejanita »  2018-07-11 

É uma gaiata de cintura fina, curvas generosas, redondinhas, sensuais: foi por ela que João Morais, curtido e calejado rocker da selva urbana de Benfica, se apaixonou, paixão improvável, uma luz que se acendeu numa noite de calmaria na campina alentejana.
(ler mais...)


Torres Novas: Prémio Maria Lamas entregue no domingo, dia 8 de Julho »  2018-07-03 

Realiza-se no domingo, dia 8 de Julho (Dia da Cidade), a cerimónia de entrega  do Prémio Maria Lamas, relativo à edição de 2018, que terá lugar na biblioteca municipal Gustavo Pinto Lopes, às 18 horas.
(ler mais...)


Vítor Xarepa vai cantar ao Museu Carlos Reis »  2018-06-21 

Para assinalar os 81 anos da fundação do museu-biblioteca de Torres Novas, vão realizar-se diversas actividades no Museu Municipal Carlos Reis (MMCR), no âmbito de um programa especial para o efeito.
No dia 20 de junho, o MMCR participa no programa nacional da organização “Portas Abertas”, realizando-se visitas às reservas do Museu Municipal: às 10h30 à reserva arqueológica municipal, na antiga escola de Rodrigos e às 16h visita às reservas do próprio Museu municipal Carlos Reis.
(ler mais...)


Ainda a tempoEmodo, amanhã, na BOT »  2018-05-11 

Mais uma oferta cultural para amanhã, sábado, em Torres Novas: nada mais nada menos que a actuação do grupo riachense tempoEmodo, pelas dez horas da noite, na sede da Banda Operária Torrejana.

A carismática banda, formada ainda nos finais dos anos 70 do século passado, e que deixou para a posteridade um LP que é referência da progrock portuguesa, regressou aos palcos há uma dúzia de anos depois de um hiato de quase uma vida.
(ler mais...)


Riachos: bombas sobre o Irão, “Intifado” contra a ordem vigente »  2018-05-10 

Enquanto não caem bombas sobre a antiga Pérsia, as brigadas anti-militaristas atacam em Riachos no sábado, dia 12, um “intifado” da paz contra as convenções da música bem comportada e arrumadinha nos “géneros” da ordem estabelecida.
(ler mais...)


Atalaia: arte urbana de Vhils homenageia oleiros »  2018-04-23 

Está concluída a primeira intervenção artística em espaço público no âmbito do projecto ARTEJO. A obra do artista português Alexandre Farto (Vhils) foi executada nos últimos dias e já pode ser apreciada pelo público na Atalaia, concelho de Vila Nova da Barquinha.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)
»  2018-08-07  Bons Sons: está à porta o festival que colocou Cem Soldos no mapa