• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 14 de Novembro de 2018
Pesquisar...
Sáb.
 20° / 11°
Céu nublado
Sex.
 20° / 10°
Períodos nublados
Qui.
 21° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  21° / 10°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Constância: Tim (Xutos & Pontapés) e Tributo aos Pink Floyd são destaques musicais das festas

Cultura  »  2017-03-02 

As festas do concelho de Constância, que decorrerão nos próximos dias 15, 16 e 17 de Abril, terão este ano como destaques musicais Tim, dos Xutos & Pontapés, HMB, Ferro & Fogo e a banda de tributo aos Pink Floyd.

As festas, em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem  - devoção associada ao intenso tráfego fluvial de mercadorias que se fez durante séculos entre o porto desta vila e a capital -, terá como novidade a tenda jovem, espaço onde será possível prolongar a animação noturna.

Destaque ainda para as ruas floridas, o Grande Prémio da Páscoa em Atletismo/EDP Distribuição, a Mostra Nacional de Artesanato e a Mostra de Doces Sabores, as tasquinhas típicas, diversas exposições, e a chegada das embarcações a Constância, bem como o espectáculo piromusical a encerrar as festas que têm como ponto alto as cerimónias religiosas que têm lugar na segunda-feira de Páscoa (17 de Abril) - Missa Solene, Procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e as Bênçãos dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas na Praça Alexandre Herculano.

Origens do culto que há 30 anos se revive
Nossa Senhora da Boa Viagem era a quem recorriam os pescadores e transportadores marítimos/fluviais para pedir protecção para as viagens rio acima. Foi, portanto, dos perigos da navegação que nasceu o apego dos marítimos à Mãe de Deus e a confiança na sua protetora intervenção.

Até aos meados do século XX, apesar de algumas vicissitudes da vida e do mundo, a Festa manteve a sua grandiosidade de sempre, reflectindo a prosperidade económica da vila que vinha da relação com os rios, de onde tirava o seu sustento e o sentido da sua existência.

Passado o tempo dos marítimos e do transporte fluvial, a Festa entrou em declínio, como as actividades que a geraram e mantiveram, e só não desapareceu porque a Paróquia decidiu assumir a sua organização, substituindo os festeiros que já não havia, e porque eram muito fundas as raízes que a devoção tinha criado na cultura local.

Sendo cada vez mais necessárias as graças do Céu para os caminhos da terra do que para as viagens nos rios, a Festa rendeu-se ao rei automóvel, institucionalizando, a partir dos anos 60, a Bênção das Viaturas que todos os anos se faz na Praça Alexandre Herculano.

Nos últimos 30 anos, a Festa vive uma nova fase da sua história, iniciada quando a Câmara Municipal decidiu intervir nela com o objetivo de a revitalizar e revalorizar, associando-lhe um vasto conjunto de atividades culturais, recreativas e de lazer que constituem as Festas do Concelho de Constância.

O essencial da Festa, o seu espírito, o seu sentido profundo são os mesmos de sempre tendo sido introduzidos variados elementos novos, susceptíveis de gerarem novos interesses e de motivarem outros públicos.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Chamusca: Orquestra da Casa Pia dá concerto dia 24 »  2018-11-14 

“Casa Pia no Coração do Ribatejo” é o lema do concerto que vai ser dado pela Orquestra da Casa Pia, no próximo dia 24 de Novembro, no cineteatro da Chamusca, às 18h.

A Casa Pia da Lisboa tem como uma das suas marcas identitárias a oportunidade que proporciona aos seus alunos contacto com a arte e a expressão artística.
(ler mais...)


Histórias para crianças pela escritora Clara Haddad, na biblioteca de Torres Novas »  2018-11-13 

Com  grande expressividade, Clara Haddad vai apresentar no dia 24 de Novembro, sábado, uma sessão de histórias para crianças, jovens e famílias. A iniciativa, intitulada «Contos Daqui e Dacolá», terá lugar na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, realizando-se duas sessões disponíveis, às 11 e às 15 horas.
(ler mais...)


Município da Chamusca apoia espaço comum para colectividades »  2018-11-11 

 

A Câmara Municipal da Chamusca celebrou um protocolo com a União Desportiva da Chamusca para a requalificação e adaptação do seu edifício-sede, com a contrapartida de cedência de espaços para a instalação de associações do concelho, visando criar um projeto para albergar associações do concelho que não disponham de espaço para sede.
(ler mais...)


Exposição “Uma aventura da fotografia em Torres Novas” abre domingo »  2018-11-09 

 

A exposição “Fótica, uma aventura da fotografia em Torres Novas” surge na sequência de uma generosa doação feita ao Museu Municipal Carlos Reis por Fernando Duque Simões, empresário local, esclarece nota do município.
(ler mais...)


Nova Augusta n.º 30 lançada domingo »  2018-11-09 

No próximo dia 11, pelas 16h, será lançado, no Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, o número 30 da revista de cultura, Nova Augusta. Como sempre, vários artigos, nas áreas da história e do património locais e regionais, compõem uma revista que é já uma referência no seu campo, diz nota da autarquia.
(ler mais...)


“Con-creto-aparente”, pintura no Atrás das Artes »  2018-10-27 

Deste mês de Outubro até Janeiro, está patente no Atrás das Artes (agora denomianado “Tasca Chic”) uma mostra de pintura de Alexandra Sirgado, coincidindo coma reabertura, sob nova gerência, daquele espaço de restauração e cultura.
(ler mais...)


A grande festa da música do concelho de Torres Novas »  2018-10-14 

Não é fácil encontrar palavras para dizer o que significa o encontro de bandas filarmónicas do concelho de Torres Novas, realizado este domingo, 14 de Outubro, na praça 5 de Outubro, bem no coração da cidade.
(ler mais...)


Joel Neto apresenta “Meridiano”, na biblioteca »  2018-09-26 

O escritor Joel Neto apresenta a sua obra “Meridiano 28”, na biblioteca municipal de Torres Novas, em duas sessões, uma para alunos do ensino secundário e outra, para o público em geral, às 21h30. Joel Neto, nascido em 1974, é um romancista e colunista português.
(ler mais...)


Saul Roque Gameiro expõe na Praça do Peixe e no Museu »  2018-09-17 

Terá lugar no sábado, dia 22 de setembro, pelas 15h30 horas, a inauguração da exposição “Percurso pela Paisagem”, de Saul Roque Gameiro, na Praça do Peixe, em Torres Novas, uma mostra centrada no tema da paisagem e que estará patente na Praça do Peixe e no Museu Municipal Carlos Reis, até aodia 14 de outubro.
(ler mais...)


Escritor Hugo Santos vai ser homenageado dia 22 »  2018-09-12 

No dia 22 de Setembro (sábado), pelas 16h30, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, decorrerá uma homenagem ao escritor Hugo Santos.

Hugo Santos nasceu em Campo Maior, no ano de 1939, mas radicou-se em Torres Novas há décadas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 10 dias)
»  2018-11-09  Exposição “Uma aventura da fotografia em Torres Novas” abre domingo
»  2018-11-09  Nova Augusta n.º 30 lançada domingo
»  2018-11-11  Município da Chamusca apoia espaço comum para colectividades