• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 27 Novembro 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 15° / 7°
Períodos nublados
Sáb.
 16° / 6°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 16° / 6°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  17° / 4°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Gente nova, poder novo. Caminho certo? - antónio mário santos »  2025-11-22  »  António Mário Santos

 

Ainda não assentou a poeira do espanto e da tristeza das eleições municipais e já a boataria fervilha nas redes sociais. Da reunião mal-esclarecida entre o recém presidente José Manuel Trincão Marques e o líder da oposição Tiago Ferreira, encontra-se uma descrição em O Mirante, que informa que este último quis fumar o cachimbo de paz com o presidente socialista, desde que este lhe cedesse três lugares a tempo inteiro na vereação, e a vice-presidência do executivo.
(ler mais...)


Sal e azar - carlos paiva »  2025-11-22  »  Carlos Paiva

A geração de transição, a última a sacrificar a sua vida à ditadura, a que entregou a melhor fase da capacidade produtiva à guerra, à realidade do analfabetismo, iliteracia, mortalidade infantil ao nível do Terceiro Mundo (faziam-se dez filhos para sobreviverem dois), agricultura de subsistência, escravidão fabril, feudalismo empresarial e que concebeu os seus filhos pouco antes da queda do fascismo, está a desaparecer.
(ler mais...)


Manuel Ribeiro (1878-1941) - jorge carreira maia »  2025-11-22  »  Jorge Carreira Maia

Como em todas as literaturas, também na portuguesa existe um cânone. No romance, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Agustina Bessa-Luís ou José Saramago pertencem, de forma permanente, ao cânone. Outras entrarão e sairão dele em conformidade com os humores do dia.
(ler mais...)


É só fazer as contas - antónio gomes »  2025-11-09  »  António Gomes

Os resultados eleitorais são de todos conhecidos, assim como os vencedores e os vencidos.

A democracia que dizem alguns, está doente e corre o risco de entrar em coma ditou para o concelho de Torres Novas o fim da maioria absoluta do PS, embora conservando a presidência da câmara por uma unha negra, tal como há 32 anos atrás, pouco mais de 80 votos.
(ler mais...)


As esquerdas, as eleições municipais, o que se seguirá… -antónio mário santos »  2025-11-09  »  António Mário Santos

«o sectarismo, a característica mais tóxica da esquerda portuguesa, tem destas coisas. Leva quem não se olha ao espelho a ignorar o mundo ou, pior, a fingir que as dificuldades estão na casa do lado» - Francisco Louçã, Público, 3 de Novembro

 A esquerda portuguesa está em crise.
(ler mais...)


Da evolução das espécies - carlos paiva »  2025-11-09  »  Carlos Paiva

No início dos anos noventa do século passado a Internet deu os primeiros passos em Portugal. Primeiro pela comunidade científica e académica, depois, muito rapidamente, expandiu-se às empresas e cidadãos comuns.
(ler mais...)


Os três salazares - jorge carreira maia »  2025-11-09 

PRIMEIRO SALAZAR. Foi um ditador cinzento e manhoso. Tinha a virtude de odiar políticos histriónicos e espalhafatosos. Esse ódio virtuoso, porém, era acompanhado por outros ódios nada virtuosos. Odiava, antes de tudo, a liberdade.
(ler mais...)


Se me for permitido - antónio mário santos »  2025-10-18  »  António Mário Santos

Em democracia, o voto do povo é soberano. Tanto os vencedores, como os vencidos, devem reflectir no resultado das opções populares, como na consequência para os projectos com que se apresentaram na campanha. Sou um dos perdedores.
(ler mais...)


Autárquicas em Torres Novas - jorge carreira maia »  2025-10-18  »  Jorge Carreira Maia

Trincão Marques. O PS perdeu 1533 votos (diminui 7,7%) e dois vereadores. Uma vitória risível, quase uma derrota de Trincão Marques? Pelo contrário. A candidatura socialista tinha contra si 3 factores importantes: 1.
(ler mais...)


O universo num grão de areia - carlos paiva »  2025-10-18  »  Carlos Paiva

Somos um povo granular. Se há algum denominador comum no nosso comportamento, é esse o mais evidente. Por defeito, permanecemos divididos em pequenos domínios e, apenas pontualmente, mediante grande pressão, somos capazes de união num bloco sólido.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-11-09  Os três salazares - jorge carreira maia
»  2025-11-09  »  Carlos Paiva Da evolução das espécies - carlos paiva
»  2025-11-09  »  António Mário Santos As esquerdas, as eleições municipais, o que se seguirá… -antónio mário santos
»  2025-11-09  »  António Gomes É só fazer as contas - antónio gomes
»  2025-11-22  »  António Mário Santos Gente nova, poder novo. Caminho certo? - antónio mário santos