“A História não se repete, mas rima por vezes”, Mark Twain
Vinte e sete meses após o início da guerra na Ucrânia, temos generais e comentadores nos meios de comunicação social portugueses: (I) a justificar a legitimidade da invasão; (II) a profetizar a total e inelutável vitória de Putin; (III) e tentar convence... (ler mais...)
“Antigamente, quando o vale do Kusun estava coberto de floresta, havia ali muitas martas-zibelinas. Agora é desértico.”
Vladimir Arseniev in ´Dersu Uzala
As acções dos jovens activistas que protestam contra as alterações climatéricas estão na ordem do dia. Contrastam com as iniciativas do passado dia da Terra, quand... (ler mais...)
“Quando somos crianças, perguntamos sempre porquê, mas os adultos esquecem-se de continuar a perguntar. Limitam-se a aceitar.”
Colum McCann in Apeirogon
Na citação acima podemos encontrar a explicação para a passividade face aos desastres ambientais revelada pelas gerações menos jovens. Infelizmente, pode ju... (ler mais...)
“Cada mocho em seu galho”, anexim popular
Foi notícia que o ACES do Médio Tejo recusou a oferta dum cardiologista aposentado para assumir o lugar de médico de família na extensão de saúde das Mouriscas, concelho de Abrantes, há muito carente de clínico. A indignação de autarcas e população foi a esperada. Contudo, com o devido respeito... (ler mais...)
O artigo dando conta do desagrado (mais do que compreensível) por parte da população da freguesia da Chancelaria, merece-me os seguintes comentários.
Antes de mais, é indubitável que a população sofre de grave limitação de acesso aos cuidados médicos, que deveriam ser prestados pelo centro de saúde. Contudo, os cuidados de enfermagem continuam a ser pre... (ler mais...)
“Todas as verdades são fáceis de perceber depois de terem sido descobertas; o problema é descobri-las” - Galileu Galilei
À porta da Escola Manuel de Figueiredo existe uma placa destinada a satisfazer a curiosidade do cidadão que deseje conhecer alguns dados biográficos sobre este ilustre antepassado torrejano. Pode ler-se o seguinte. “(...) era seguidor do geocentrismo, ... (ler mais...)
“O deserto cresce. Aí daquele que oculta desertos!” – Nietzcshe
Quem se lembra duma manifestação de jovens alunos em Torres Novas, anos atrás, em defesa do meio ambiente? Uma manhã de aulas foi substituída por marchas de estudantes pelas ruas entoando slogans e exibindo cartazes “em defesa do ambiente”. Nenhum se referia ao problema ecológico mais p... (ler mais...)
“Não vamos atacar nenhum país. Aliás, não atacámos a Ucrânia”, Sergei Lavrov
Perante o artigo de opinião de José Alves Pereira “As guerras como as árvores, têm raízes”, questiono-me por que razão haverá portugueses a legitimarem a guer ... (quero dizer: a acção militar especial) de Putin, quando tantos ru... (ler mais...)
“Aquele que diz uma mentira não calcula a pesada carga que põe em cima de si, pois tem de inventar infinidade delas para sustentar a primeira.”
Alexandre Pope
Escrito antes do dia da infâmia
Permito-me recordar alguns dados históricos para complementar o artigo de Pedro Ferreira “Russians”, inserto no último ... (ler mais...)
“É de sábios mudar de opinião”, Miguel Cervantes
O ruído provocado pelo uso de “sobras” da vacina anticovid merece-me alguns esclarecimentos, enquanto profissional envolvido no processo. Muitos dos comentários que têm vindo a público são injustos, ainda não dolosamente, já que são proferidos no desconhecimento da complexid... (ler mais...)
É gratificante apercebermo-nos de que há jovens que canalizam a sua irrequietude para o pensamento crítico e para opinar sobre política. O texto da jovem Mariana Varela é um bom ponto de partida para discussão sobre perspectivas de alternativas ao caminho actual do mundo.
Concordando ou não com todos os aspectos da análise exposta, o facto é que o actual estado de coisas n... (ler mais...)
As notícias sobre processos intentados pela Fabrióleo contra Pedro Triguinho merecem algumas reflexões. Pedro Triguinho, recorde-se, havia acusado a Fabrióleo de ser causadora de cancros na população vítima da poluição produzida por aquela empresa. Ora, sendo esta acusação muito difícil de provar, a empresa processou-o por difamação.
Contudo... (ler mais...)
Antes de mais há que saudar a edição mil do JT! Saudar pela qualidade jornalística, pela longevidade e pela resiliência.
Nas reflexões de João Carlos Lopes saltou-me à vista um queixume sobre a menor participação de classes profissionais (exemplificou: professores e médicos) que antigamente contribuíam para o enriquecimento dos jornais regionais com art... (ler mais...)
O euroceticismo está na hora do dia. Em Portugal a contestação tem como protagonista assumido o próprio governo, em razoável sintonia com partidos da esquerda. De uma maneira generalizada os comentadores e oponion-makers, seguem esta tendência crítica, embora com tonalidades diferentes, e os meios de comunicação social, uns mais que outros, são eurocéticos. Já o... (ler mais...)
A vitória do Syriza encheu de júbilo não só a esquerda portuguesa, mas até os comentadores de direita e a generalidade dos meios de comunicação social do nosso país não esconderam o seu contentamento. E no entanto ...
Ninguém comentou o facto de Marie Le P... (ler mais...)
Antes de mais, convirá dizer que a inocuidade da passada epidemia da gripe A é, em larga medida, um mito. Quer dizer: foi mais grave do que se pretende fazer crer. A possibilidade de virmos a enfrentar epidemias mortíferas não é uma hipótese meramente teóric... (ler mais...)
Permito-me, pois, apresentar outro ponto de vista. A regulação da natalidade não nasce com a invenção da pílula, nos anos 60 do passado século. Era já prática no Paleolítico, sendo que os métodos eram sinistros: o infanticídio está documentado por achados arqueológicos. Ainda hoje as soci... (ler mais...)
Voltando ainda ao tema das maternidades, é de estranhar que se tenha alvitrado como melhor localização da maternidade do Médio Tejo o Entroncamento ou Ourém. Se três hospitais são demasiados, que sentido faria construir um quarto? Ourém e Fátima ficam a pouco mais de 20 Km de Leiria. Qu... (ler mais...)
Henri Wells
Regressemos às lições do passad lembram-se os leitores da celeuma que levantou a transferência das maternidades de Torres Novas e de Tomar para Abrantes? Recordam-se da onda de indignação que varreu este país, quando o governo socialista, há poucos anos, encerrou várias maternidades? Não faltou que... (ler mais...)
» 2024-09-04
» Hélder Dias
Activo tóxico |
» 2024-09-09
» Hélder Dias
Bandidos... |