• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 06 Abril 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 19° / 13°
Céu muito nublado com chuva moderada
Qua.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 21° / 12°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  19° / 12°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Acácio Gouveia

 

Fabrióleo »  2020-03-07 

As notícias sobre processos intentados pela Fabrióleo contra Pedro Triguinho merecem algumas reflexões. Pedro Triguinho, recorde-se, havia acusado a Fabrióleo de ser causadora de cancros na população vítima da poluição produzida por aquela empresa. Ora, sendo esta acusação muito difícil de provar, a empresa processou-o por difamação.
Contudo... (ler mais...)


Os silenciosos »  2016-10-21 

Antes de mais há que saudar a edição mil do JT! Saudar pela qualidade jornalística, pela longevidade e pela resiliência.

Nas reflexões de João Carlos Lopes saltou-me à vista um queixume sobre a menor participação de classes profissionais (exemplificou: professores e médicos) que antigamente contribuíam para o enriquecimento dos jornais regionais com art... (ler mais...)


A União Europeia – essa inimiga! »  2016-06-26 

O euroceticismo está na hora do dia. Em Portugal a contestação tem como protagonista assumido o próprio governo, em razoável sintonia com partidos da esquerda. De uma maneira generalizada os comentadores e oponion-makers, seguem esta tendência crítica, embora com tonalidades diferentes, e os meios de comunicação social, uns mais que outros, são eurocéticos. Já o... (ler mais...)


Grécia, Alemanha e... Portugal »  2015-03-12 
”(...) considerar na perda de tantas naus desta carreira da Índia e quase todas por desastres e cobiça insaciável” - História Trágico-Marítima


A vitória do Syriza encheu de júbilo não só a esquerda portuguesa, mas até os comentadores de direita e a generalidade dos meios de comunicação social do nosso país não esconderam o seu contentamento. E no entanto ...

Ninguém comentou o facto de Marie Le P... (ler mais...)


Conversas sobre saúde »  2015-02-12 
A USF - Almonda, unidade de saúde englobada no centro de saúde de Torres Novas, propõe-se iniciar participação regular no JT, abordando temas de saúde, com o objetivo de contribuir para melhorar a literacia neste domínio. Trataremos não só assuntos relacionados com doenças e condições patológicas, mas também outros: políticas de saúde, organização dos serviços prestadores de cuidados de saúde, ou mesmo questões ”filosófic... (ler mais...)

Ébola, a incómoda realidade »  2014-11-28 
Na sequência de um artigo de opinião publicado no último número do JT, desvalorizando os riscos da epidemia do ébola, é pertinente contrapor-lhes alguns factos concretos.

Antes de mais, convirá dizer que a inocuidade da passada epidemia da gripe A é, em larga medida, um mito. Quer dizer: foi mais grave do que se pretende fazer crer. A possibilidade de virmos a enfrentar epidemias mortíferas não é uma hipótese meramente teóric... (ler mais...)


A origem da regulação da natalidade »  2014-09-19 
A crónica do Prof. Jorge Maia, no último n.º do JT, aborda um tema da maior pertinência e que merece reflexã demografia e reprodução.

Permito-me, pois, apresentar outro ponto de vista. A regulação da natalidade não nasce com a invenção da pílula, nos anos 60 do passado século. Era já prática no Paleolítico, sendo que os métodos eram sinistros: o infanticídio está documentado por achados arqueológicos. Ainda hoje as soci... (ler mais...)


O Centro Hospitalar do Médio Tejo: a polémica, perplexidades e reflexões (3.ª parte) »  2014-06-27 
”Se o conhecimento pode criar problemas, não será através da ignorância que os resolveremos” (Isaac Asimov)

 

Voltando ainda ao tema das maternidades, é de estranhar que se tenha alvitrado como melhor localização da maternidade do Médio Tejo o Entroncamento ou Ourém. Se três hospitais são demasiados, que sentido faria construir um quarto? Ourém e Fátima ficam a pouco mais de 20 Km de Leiria. Qu... (ler mais...)


O Centro Hospitalar do Médio Tejo: a polémica, perplexidades e reflexões (2.ª parte) »  2014-06-20 
”A história da humanidade torna-se cada vez mais uma corrida entre a educação e a catástrofe”

Henri Wells

 

Regressemos às lições do passad lembram-se os leitores da celeuma que levantou a transferência das maternidades de Torres Novas e de Tomar para Abrantes? Recordam-se da onda de indignação que varreu este país, quando o governo socialista, há poucos anos, encerrou várias maternidades? Não faltou que... (ler mais...)


O Centro Hospitalar do Médio Tejo: a polémica, perplexidades e reflexões (1.ª parte) »  2014-06-13 
”O primeiro passo da sabedoria consiste em conhecer as coisas em si mesmas” (Carl Lineu)

Parece consensual que a construção de três hospitais nesta metade do distrito de Santarém foi um tremendo erro. Curiosamente, a palavra de ordem é manter o status quo e reforçá-l primeira perplexidade.

Sendo a História fonte de ensinamentos e boa conselheira para quem quer evitar maus passos no futuro, relembremos que a suce... (ler mais...)


O mistério do Almonda Parque »  2014-04-04 
O Bloco de Esquerda marcou pontos ao tocar num dos muitos semi-tabus desta cidade: o mistério do Almonda Parque. Em resum a empresa construtora e concessionária do parque investiu quatro milhões de euros nesta obra. Passados dois anos e meio, é por demais óbvio que a exploração do estacionamento dificilmente cobrirá as despesas correntes, quanto mais a recuperação do capital investido e o lucro que, justamente, esperaria receber.

A... (ler mais...)


O rastreio de doenças oncológicas: repondo a verdade »  2013-12-06 

Na última edição do Jornal Torrejano vimos noticiado que a Direcção-Geral de Saúde considerava ”residual” o número de rastreios de doenças oncológicas efetuados na ”região”: Este estado de coisas preocupou um vereador do Entroncamento que o divulgou e agiu em conformidade. Estranho é que a informação tenha sido recolhida do ”Relatório Doenças Oncológicas – 2013”, quando ainda o ano de 2013 não acabou! Por outro ... (ler mais...)


A hipertensão arterial »  2013-05-17 
Assinala-se a 17 de maio o ”dia mundial da hipertensão arterial”. Embora não seja novidade para os portugueses, não é demais chamar a atenção para os graves problemas decorrentes da hipertensão arterial. As ideias a reter sã as doenças provocadas pela hipertensão arterial (HTA) são muito graves; a HTA é muito frequente; o facto de ser uma situação silenciosa, quer dizer de se acompanhar quase sempre sem queixas até uma fase adi... (ler mais...)

Equívocos sobre Saúde (III) »  2012-03-23 
No seguimento de anteriores artigos de opinião sobre saúde, é oportuno abordar a questão da acessibilidade aos cuidados de saúde, sobretudo num momento em que a se prevê o reordenamento da rede de extensões de saúde.

Entende-se por acessibilidade a facilidade de acesso aos cuidados e é uma preocupação para utentes, profissionais e governantes. Uma boa acessibilidade depende de dois fatores: a distância a que se encontram os servi... (ler mais...)


Equívocos sobre saúde (II) »  2011-12-29 
O segundo pacote de enganos tem a ver com os direitos e custos da saúde. Falemos clar uma nação tem direito aos cuidados de saúde que possa pagar. Dito de outro mod o direito aos cuidados saúde depende da capacidade de se suportar os seus encargos. Defender o contrário é sinal de confrangedora ingenuidade ou de colossal má fé. Durante anos iludiu-se perigosamente a questão dos custos de saúde como se não fosse ético misturar cuidados... (ler mais...)

Equívocos sobre saúde (I) »  2011-12-15 
Ultimamente, muito se tem falado de saúde e do direito à saúde, e sendo previsível que o assunto volte à baila, tomo a liberdade de opinar, na qualidade de profissional do ramo. Do que se tem dito e escrito, julgo que sobressaem dois tipos de equívocos.

Primeiro confunde-se saúde com cuidados de saúde. Saúde é uma condição inerente a uma pessoa ou a uma comunidade. Cuidados de saúde são actividades prestadas por instituições ... (ler mais...)


Promoção da saúde e autarquias: os equívocos (III) »  2010-04-08 
Do que ficou escrito nos artigos sobre a promoção da saúde poderei ter gerado um equívoc que defendo a exclusão das autarquias da gestão do funcionamento dos serviços de cuidados de saúde. Tal não é verdade. A participação das Câmaras nos órgãos de gestão dos centros de saúde e hospitais está prevista na Lei e devidamente regulamentada. Esta participação é altamente desejável e é pena que não se tenha efectivado no passado... (ler mais...)

Promoção da saúde e autarquias: os equívocos (II) »  2010-03-31 
Relembremos: a saúde duma população depende sobretudo com factores que não têm a ver directamente com serviços de cuidados de saúde. Promover a saúde e tratar as doenças são coisas diferentes. Promover a saúde é mais eficaz que recuperá-la.

O que podem então fazer as autarquias para promover a saúde dos munícipes? Em primeiro lugar, muitas das incumbências habituais dos municípios tem um impacto importantíssimo na saúde. ... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2020-03-09  »  Rui Anastácio Carso, por Rui Anastácio
»  2020-03-19  »  Rui Anastácio Extraordinário
»  2020-03-20  »  Jorge Carreira Maia Três efeitos virais
»  2020-04-05  »  Inês Vidal Um arco-íris em tons de cinza, por Inês Vidal
»  2020-04-05  »  Maria Augusta Torcato Não há fartura que não dê em fome